Livros esportivos que você não pode deixar de ler

Livros

Embora haja muitas fãs mulheres, os esportes são um símbolo do mundo masculino, seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo. Junto com essa cultura tão enraizada entre os homens e os esportes, a literatura traz um mundo de opções que protagoniza o que acontece dentro e fora das linhas em best sellers e obras aclamadas pela mídia.

Por isto, fizemos uma lista completa, com os livros de esporte que os homens não podem deixar de ler. E, claro, com muita diversidade, indo do poker ao futebol.

Transformando Suor em Ouro: Bicampeão olímpico de vôlei masculino, o treinador Bernardinho conta suas experiências como jogador e técnico da seleção brasileira. A obra enfatiza a conquista nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, quando o Brasil conseguiu o primeiro ouro no vôlei após 12 anos de jejum.

Uma das mensagens que o livro passa é o senso de espírito de equipe, e como trabalhar em coletividade para atingir o bem maior. Em uma das passagens, Bernardinho cita: “a necessidade de se comprometer com o desenvolvimento de cada membro do grupo e, principalmente, de criar um espírito de equipe que torne o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais.”

bernardinho-tecnicoFoto: Reprodução.

Moneyball: Como se tornar um dos melhores times da liga mesmo com um orçamento pequeno se comparado aos grandes? É isso que o Moneyball explica, através do time de beisebol Oakland Athletics, da Major League Baseball.

O livro conta a história recente da equipe californiana através dos detalhes e mostra como Billy Beane, diretor da franquia, conseguiu entrar para a história dos esportes americanos através de muita inteligência, persistência nas estatísticas e confrontando velhos dogmas do beisebol. Os Athletics não só revolucionaram fora do campo, como também chegaram a estabelecer alguns recordes na MLB. A história foi tão bem aclamada que mais tarde virou filme, protagonizado por Brad Pitt.

Power Hold’em: O livro Power Hold’em tem como tema principal o poker, mas também tem excelentes dicas de como agir sob determinadas situações no trabalho. O autor da obra, Daniel Negreanu, é um dos melhores jogadores do mundo e já escreveu outros três livros.

Além de ser um livro voltado para os jogadores de poker, Negreanu explica como utilizar a psicologia nas mesas para identificar o lado mais fraco do oponente e atacar para obter vantagem. O jogador também ressalta a importância do bem-estar físico e mental para atingir o melhor nível.

torneio-poker

Maracanã 60 anos:estádio mais tradicional da história do futebol brasileiro, esse livro traz com detalhes as maiores batalhas já travadas nesse templo do esporte nacional. Além de ter muitas histórias que, inclusive, foram escritas por craques que brilharam nesse gramado, também há grandes fotos que ilustram ainda mais a história do Maracanã ao longo das décadas.

Onze Anéis: Nesse livro, um dos maiores treinadores da história da NBA conta como conseguiu chegar ao sucesso após uma carreira de jogador que não correspondeu ao esperado. Phil Jackson, que conquistou 11 títulos liderando lendas como Michael Jordan e Kobe Bryant, também relata os seus métodos de trabalho fora da quadra.

Jackson é conhecido como “Mestre Zen”, o que traduz um pouco sua personalidade calma e relaxada – mesmo em momentos sob pressão – e expõe algumas de suas técnicas para acalmar os jogadores. No livro, o treinador também conta curiosidades e histórias relevantes sobre as estrelas que comandou durante 20 anos de carreira.

Agassi: Na era moderna, apenas Pete Sampras é o norte-americano com mais títulos de Grand Slam do que Andre Agassi. Ele também é um dos poucos jogadores na história do tênis a ter conquistado os quatro maiores torneios do circuito (Roland Garros, Wimbledon, US Open e Australian Open).

roger-cupsFonte: Wikimedia.

Apesar de uma carreira gloriosa em que chegou ao posto de primeiro no ranking mundial, Agassi não teve vida fácil fora das quadras e relata com detalhes como conseguiu superar a falta de confiança e o desejo incessante do pai em fazer do filho um dos melhores jogadores do planeta.

Nunca Deixe de Tentar: Um dos livros mais populares do maior jogador de basquete de todos os tempos, nessa obra Michael Jordan traz técnicas de motivação e superação. Além disso, o ex-jogador do Chicago Bulls explica uma lista de seis tópicos em que ele julga essencial para ser bem-sucedido. São esses: estabelecer metas; superar medos; comprometimento; trabalho em equipe; fundamentos e liderança.

Guardiola Confidencial: Um treinador perfeccionista, que ama o trabalho e busca a excelência em tudo que faz. Pep Guardiola é um dos mais bem-sucedidos da história do esporte, e naturalmente tem muita história para contar.

Josep_GuardiolaFonte: Wikimedia.

Para trazer um pouco do mundo de Pep para o popular, o jornalista Martí Perarnau ficou um ano ao lado do treinador, logo na sua primeira temporada no comando do Bayern de Munique. Assim, Martí consegue retratar com fidelidade os métodos de trabalho do lendário comandante.

É um livro que, além da passagem de Pep no Bayern, também traz muitos detalhes da época de Barcelona, quando em quatro anos de trabalho ele conquistou vários títulos. Histórias com Messi e outras estrelas do time catalão também estão presentes nesse livro.

Vampeta: Memórias do Velho Vamp: Um jogador icônico e folclórico do futebol brasileiro durante as décadas de 1990 e 2000, Vampeta é também famoso por suas histórias engraçadas envolvendo outros jogadores que jogavam com ele.

vampeta-premioFonte: Wikimedia.

Neste livro, sem medo, Vampeta conta várias histórias inéditas e hilárias sobre seus tempos de jogador, e como se tornou um nome importante no cenário futebolístico internacional.

Correria: Histórias do universo da corrida: O jornalista Sérgio Xavier Filho é tido como um dos maiores entusiastas do atletismo no Brasil, e traz nesse livro um trabalho extenso sobre maratonistas, assuntos importantes sobre o mundo da corrida e várias histórias com personagens importantes dessa modalidade no Brasil.

Para quem gosta de correr, esse livro é praticamente obrigatório.

Como o futebol explica o mundo: Um olhar inesperado sobre a globalização: Esse clássico do futebol, escrito por Franklin Moer mostra o esporte além das quatro linhas. Para escrever essa obra, o americano viajou para diversos países distintos para obter respostas, como Sérvia, Escócia e outros.

Além de ter um contexto internacional muito aflorado, esse livro também tem passagens sobre personagens do futebol brasileiro, e há muita polêmica inclusa.

Invictus: Na década de 1990, um jogo ajudou a África do Sul a se unir, e se livrar das raízes do apartheid. Como pano de fundo, um torneio de rúgbi e a influência de Nelson Mandela como um dos protagonistas para tal. Esse livro vai muito além do esporte, e mostra parte da trajetória de Mandela.

História dos esportes: Um pouco de praticamente tudo. Nesse livro, o autor Orlando Duarte traz consigo uma enciclopédia sobre diversas modalidades, que vão muito além dos mais tradicionais, como futebol, basquete e vôlei. Orlando, que cobriu nove olimpíadas, diversos torneios de futebol, fórmula 1 e outros esportes, coloca com muita propriedade sobre as modalidades.

Muita informação e curiosidades, são mais de 500 páginas de leitura.

Tire os olhos da bola: Pat Kirwan tem uma história gigantesca no futebol americano. Na NFL, liga mais lucrativa do mundo, o veterano trabalhou diretamente por mais de 40 anos. Pat escreveu um livro voltado para os fãs desse esporte, trazendo detalhes sobre esse esporte que explicam a variedade de detalhes.
O livro é muito bem aclamado pela crítica, o que aumenta o seu prestígio. “Tire os Olhos da Bola lhe dará a sensação do que é assistir ao jogo de futebol americano através dos olhos de um verdadeiro expert”, de acordo com Pete Carroll, atual treinador do Seattle Seahawks e uma vez campeão do Super Bowl.


Tudo Para Homens513 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register