Enfim, o novo game de “Alien” vai nos transportar para o filme de 1979?

1

Os altos e baixos da franquia Alien no cinema são também comuns quando comparamos com o lançamento de títulos do monstrão nos videogames.

Os dois primeiros filmes da franquia são, até hoje, insuperáveis. O primeiro, dirigido por Ridley Scott em 1979 e o segundo, por James Cameron, em 1986. Se bem me recordo, o primeiro game inspirado no filme foi desenvolvido para o saudoso Atari 2600, em 1982, e não passava de um Pac Man disfarçado, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Após alguns títulos lançados para computador, um game de Alien só voltou a ter grande destaque nos consoles em 1992, com Alien 3, baseado no filme de mesmo nome. Foram lançadas versões para Master System, Game Gear, Mega Drive, Amiga, Commodore 64 e NES, com uma versão bem superior para Super Nintendo sendo lançada no ano seguinte.

Desde então, assim como no cinema, games baseados em Alien, apesar de sempre gerar grande expectativa, raramente entregavam o que prometiam. O caso mais recente foi o lançamento do título Alien: Colonial Marines, no ano passado, desenvolvido pela Gearbox Software e publicado pela SEGA.

3Agonia. Imagina você nessa situação.

O título enfrentou inúmeros problemas de desenvolvimento, troca de equipe de produção (falou-se inclusive na utilização de uma equipe de “segunda”) e outras polêmicas. Uma delas foi o lançamento de um trailer que não condizia com a versão final lançada do game, o que gerou grande descontentamento.

O fato é que Alien: Colonial Marines foi um game deveras mal produzido, com inteligência artificial mal programada, gráficos defasados e gameplay ruim. Há relatos de que Gearbox não queria por o game no mercado, justamente pelo reconhecimento dos problemas que o título tinha. Porém, o game já tinha sofrido inúmeros adiamentos e uma cláusula contratual imposta pela SEGA, obrigou que o game fosse finalmente lançado no ano passado.

2Esse carinha aí merece respeito, heim?

Bastante preocupada com o desempenho das vendas do game e com a credibilidade da criatura, parece que a SEGA já antevia que Colonial Marines seria uma decepção, por conta de todo o histórico de desenvolvimento, tanto que o novo game, chamado Alien: Isolation e atualmente em desenvolvimento pela Creative Assembly, desembarca para PS3/PS4/Xbox360/XboxONE ainda nesse ano, após três anos de desenvolvimento.

Pelo menos aparentemente, parece que os fãs do monstrão – saibam que esse que vos escreve é um deles e considera ‘Alien’ a criatura com design mais fantástico e complexo do cinema – terão um game que fará jus ao filme clássico, de 1979, incluindo o clima claustrofóbico. Games de Alien sempre foram focados no enfrentamento de ordas de Aliens, sem grande ênfase no terror de sobrevivência, que é a alma do filme de Ridley Scott e que foi responsável por definir o personagem como conhecemos hoje.

4Essa foi a cena do filme de 1979 que mais me impressionou. Custei a esquecer, mesmo nos dias seguintes.

O game atualmente em produção terá apenas UM Alien!. Sim, apenas UM, e é dele que você terá que escapar durante todo o jogo. Não é difícil imaginar a tensão que isso deverá gerar se tudo funcionar como o esperado, é claro. Há um grande risco de o game tornar-se monótono. Mas, creio que dessa vez a SEGA não publicará mais um game da franquia que deixará os fãs a ver navios. Let’s pray!

Dá uma olhada no vídeo de Alien: Isolation, rodando em um dos consoles da nova geração e veja o que acha. Pessoalmente, tenho colocado bastante fé nesse título, que tem previsão de lançamento somente para o final do ano. O negócio é sentar e esperar.


Rodrigo Cunha96 Posts

Publicitário, geek, louco por cinema, música, games, livros e boas idéias nas horas vagas e não vagas. Tem medo de fazer compras em NY e beber num PUB de Londres e nunca mais voltar.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register