Dirigimos o Novo Chevrolet Trailblazer 2017

Trailblazer-2016

Eu e a Deisi fomos convidados pela Chevrolet para passar um fim de semana no Unique Garden Hotel & Spa e testar o Novo Trailblazer 2017.

Os testes foram realizados no trajeto de São Paulo até o Unique Garden, onde foi possível experimentar o carro tanto na cidade e quanto na estrada. Na volta para São Paulo, no domingo, nós aproveitamos para fazer uma passagem por uma estrada de terra (off-road), onde foi possível testar o modo 4×4.

TrailBlazer-2016-4x4

Novo Chevrolet Trailblazer 2017

O Novo Chevrolet Trailblazer apresenta duas opções de motores de alta potência: 3.6 V6 (Gasolina – 279 cavalos) e 2.8 TurboDiesel (Diesel – 200 cavalos). Os dois modelos trazem acabamento LTZ e tração 4×4.

Chevrolet-Trailblazer-2017

O SUV da Chevrolet traz mais de 50 inovações nesse novo modelo 2017. Por fora, ele se caracteriza pelos faróis, grade, capô, rodas e para-choque redesenhados. No interior o modelo também recebeu um belo tratamento de design, além de garantir extremo conforto para até 7 ocupantes.

trailblazer-2017-interior-1

TrailBlazer-2017-chevrolet-interna

Os dois modelos vêm equipados de fábrica com: Onstar, MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego, câmera de ré com alerta de movimentação traseira, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sistema de partida do motor por controle remoto, lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, câmbio automático de seis marchas e muito mais.

trailblazer-2017-interior-3

Há também muito espaço para bagagem. O compartimento do utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros, dependendo da configuração dos bancos.

porta-malas-trailblazer-2017

Tecnologias úteis!

O Novo Trailblazer traz várias tecnologias que são úteis no dia a dia:

– Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular;
– Sensor de chuva;
– Retrovisor interno eletrocrômico;
– Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras e alerta de movimentação traseira;
– Sensor de estacionamento dianteiro;
– Sistema de partida do motor por controle remoto;
– Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave;
– Sistema de áudio premium de alta qualidade.

trailblazer-2017-interior-2

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa, principalmente porque uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral.

O alerta de saída de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa, um alarme soa pelos alto-falantes do utilitário.

alerta-colisao-trailblazer

O pacote de segurança traz ainda airbags frontais, laterais e de cortina, sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

OnStar

onstar-gm

Outra inovação que o Novo Trailblazer traz para o segmento dos SUVs é o OnStar. A tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil.

O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade.

No Novo Trailblazer, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.

trailblazer-2017-interior-4

Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.

A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.

O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e Apple Store.

No Novo Trailblazer, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 1 ano (12 meses). O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Trailblazer-2017-chevrolet

Análise do Novo Trailblazer 2017

Eu tive a oportunidade de experimentar as duas opções de motores (2.8 e 3.6). O modelo Turbo Diesel (2.8) foi o que usamos durante a viagem, mas em São Paulo peguei rapidinho o 3.6 para testar.

Existe uma pequena diferença de dirigibilidade nas duas versões… A Turbo Diesel parece que exige um pouco mais de aceleração para fazer o carro andar, enquanto o motor 3.6 V6 é um pouco mais ágil. Porém, em retomadas ou acelerações bruscas, o 2.8 Turbo Diesel parece entregar maior torque.

Na cidade ele tem um excelente desempenho, assim como na estrada e em off-road. Confesso que levei um tempinho para pegar o estilo de aceleração… Como estou acostumado no dia a dia com um carro hatch e o Trailblazer é um pouco mais pesado, tive que me acostumar com o fato de ter que pisar mais no pedal do acelerador para fazer o carro andar (saindo de 0km/h). Mas depois de um tempinho, quando já peguei o costume, consegui ser bem mais ágil.

Na estrada ele fica bem mais “leve” na direção e tem uma resposta impressionante. No trecho off-road que escolhemos passar na volta do hotel, ele também se mostrou bastante estável e ágil. E como tinha chovido durante o fim de semana, a estrada de terra (completamente abandonada) apresentava trechos bem pesados! Porém, como já esperado (usando o modo 4×4), o Trailblazer não atolou em nenhum momento. E o melhor de tudo, me deu bastante segurança durante toda a viagem.

trailblazer-2017-teste-gm

É um SUV para quem quer estar preparado para tudo. Isso porque consegue levar até 7 pessoas (com conforto), além de ter a capacidade de rebater os bancos transformando em um porta-malas gigante.

O grande destaque do carro, na minha opinião, são as tecnologias que ele têm.

A câmera de ré, por exemplo, é um item que se torna extremamente útil, principalmente porque o carro é bastante comprido. E associada ao sensor dianteiro de estacionamento, faz você entrar facilmente em qualquer vaga.

camera-re-trailblazer-2017

Na estrada foi possível testar os sistemas de alertas do carro (ponto cego, saída de faixa e colisão frontal). O de alerta de ponto cego é sensacional, porque avisa todos os carros que estão passando ao seu lado (acende um ícone no canto do retrovisor), evitando que você entre na frente de um carro (numa mudança de faixa na estrada, por exemplo). O de saída de faixa é útil para quem vive mexendo no celular (o que é proibido, por sinal) ou está com bastante sono, pois te alerta quando você está mudando de faixa sem dar a seta. E o de colisão frontal é o que finaliza o sistema de alerta, garantindo que você evite uma batida em um carro que está em menor velocidade ou que freou bruscamente.

Testamos também a conexão do smartphone com o carro (por bluetooth). Foi extremamente rápido conectar (só confirmar o PIN exibido na tela do smartphone e pronto). Deu para fazer chamadas pelo smartphone (saindo no som do carro), assim como ouvir a playlist de músicas internas e Spotify.

trailblazer-2017-teste

Também fizemos o teste do OnStar, conversando com a central de atendimento. Após pressionar o botão no retrovisor interno, levou cerca de 2 minutos para entrarmos na linha com uma atendente. Perguntamos questões sobre o clima do fim de semana em São Paulo e Mairiporã (onde fica o hotel)… Ela rapidamente pesquisou e respondeu de forma educada e prática.

Se você tiver o acesso ao OnStar, vale a pena testar. É super divertido! rs

trailblazer-2017-gm-chevrolet

Para mais informações técnicas, visite o site da Chevrolet.

Preços:

Novo Trailblazer 2017 LTZ – 3.6 V6 (279 cavalos): R$159.990.
Novo Trailblazer 2017 LTZ – 2.8 TurboDiesel (200 cavalos): R$189.990.


Guilherme Cury1415 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

2 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register