Dirigimos a Nova Ford Ranger 2017

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Tive a oportunidade de testar a Nova Ranger 2017 na viagem que a Ford organizou com jornalistas e blogueiros em Puerto Iguazu, na Argentina.

O test drive contou com um trecho de off-road, dentro de uma base militar, e on road indo até o hotel fazenda de Don Puerto Bemberg, em Misiónes.

Com o conceito de “Raça Forte”, a Nova Ford Ranger será lançada no mercado Brasileiro em duas opções de motores diesel 4×4: o 2.2 com câmbio manual ou automático, na versão XLS, e o veículo-chefe desse portfólio, o motor 3.2 Diesel de cinco cilindros com câmbio automático de seis marchas, nas versões XLT e Limited. A Ranger 2.5 Flex, com transmissão manual, também vem nas versões XLS e XLT.

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A versão de entrada XLS é voltada ao consumidor que procura uma picape com excelente custo-benefício sem abrir mão de segurança e conforto. Ela custa R$99.500 com motor 2.5 Flex e, com o motor 2.2 Diesel, sai por R$129.900 com transmissão manual e R$142.900 com a automática. Vem equipada com: direção elétrica, vidros, retrovisores e travas elétricas, ar-condicionado, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 (All Season na flex e All Terrain na diesel), faróis de neblina, computador de bordo, piloto automático e chave canivete com controle remoto.

Para o conforto interno, oferece ainda banco do motorista com ajuste de altura e lombar, volante com ajuste de altura, apoios de cabeça com regulagem de altura, console central com descansa-braço e porta-objetos, console de teto com porta-óculos, porta-objetos sob o banco traseiro e três pontos de força 12 V.

Ganchos de reboque dianteiro e traseiro, ganchos internos e iluminação na caçamba, aviso de faróis acesos, aviso do nível do tanque do lavador do para-brisa e capô com amortecedores são outros itens de conveniência.

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Na parte de segurança, conta com 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes com aviso sonoro e luminoso de uso para o motorista e passageiro, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, sistema Isofix para cadeiras infantis, limitador de velocidade, desembaçador do vidro traseiro e travamento automático das portas.

O sistema Advance Trac, com vários recursos de segurança e dirigibilidade, também é de série. Ele inclui: controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa, controle eletrônico anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas. A versão diesel tem também controle automático de descida.
Para proteção antifurto, além do sistema PATS de codificação eletrônica da chave, tem alarme volumétrico e tampa da caçamba com chave.

O sistema de conectividade SYNC é outro item de série, com tela colorida de 4,2 polegadas no painel, CD/MP3-player, entrada USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone, comandos de áudio no volante, AppLink e Assistência de Emergência. Quatro alto-falantes e dois tweeters completam o conjunto.

A versão diesel traz ainda diferencial traseiro blocante, protetor de cárter e do tanque de combustível.

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Versão XLT

A versão XLT atende o consumidor que busca o desempenho de uma picape de verdade sem abrir mão do luxo. Ela custa R$109.500 com motor 2.5 Flex e R$166.900 com motor 3.2 Diesel. Externamente, se diferencia pelos estribos laterais, santantônio tubular e vários itens cromados – grade do radiador, grade do para-lama, faróis, capas dos retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro.

Como equipamentos adicionais, oferece ar-condicionado automático e digital com controle individual para o motorista e passageiro, bancos e volante revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus e chave programável MyKey.

Tem também sistema SYNC com tela “touch-screen” de 8 polegadas, navegação, câmera de ré, duas entradas USB, leitor de cartão de memória, comandos de voz para áudio, telefone, navegação e climatização. No painel de instrumentos traz duas telas de 4 polegadas configuráveis por comandos no volante.

A lista inclui ainda console central com compartimento climatizado, descansa-braço central integrado ao banco traseiro, faróis com ajuste de altura, retrovisores com piscas e rebatimento elétrico, faróis com projetores e abertura e fechamento global das portas e vidros.

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Versão Limited

A topo de linha Limited é para o consumidor que procura uma picape com as últimas tecnologias e design exclusivo. Ela custa R$179.900 com motor 3.2 Diesel e seus equipamentos incluem: piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, farol alto automático e sistema de personalização da luz ambiente em sete cores.

Externamente, vem com santantônio exclusivo na cor do veículo, rodas aro 18 com pneus 265/60 R18 All Season, bagageiro de teto, protetor de caçamba e capota marítima.

Oferece ainda outros itens de conveniência e segurança: ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, espelho retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores elétricos com piscas, rebatimento e luz de aproximação, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e luz de rodagem diurna.

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Algumas fotos internas:

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Impressões ao dirigir:

Comparando com a última versão que testei (2014), a Nova Ford Ranger 2017 é uma revolução.

Apesar do tamanho, é um carro bem fácil de dirigir. Isso porque o volante é bem ágil e o motor te entrega uma excelente resposta (aceleração, retomada, ultrapassagem, etc.).

Tive a oportunidade de testar a versão topo de linha, LIMITED, que é sensacional. O interior é de um carro sedã, com tudo que você precisa de tecnologia para o dia a dia e em qualquer ocasião.

Eu fiz o trecho de off-road do test drive, onde foi possível usar as diferentes tecnologias do carro. O 4×4, com auxílio do sistema de diferencial, fez com que a Ranger passasse por todos os obstáculos sem atolar e com bastante agilidade.

Outro item que foi útil no trecho off-road foi o sensor dianteiro, que ajudou bastante a passar em lugares estreitos, como, por exemplo, entre duas árvores.

O auge do teste foi passar dentro da água e ver o carro sair “de boa” dessa situação:

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Na estrada o carro também se comportou perfeitamente, sendo bastante potente e, principalmente, com uma estabilidade impressionante. Lembro que um parceiro do teste estava dirigindo a cerca de 120km/h e eu achei que o carro estava a no máximo 80 km/h… Isso porque ele estava completamente estável e sem fazer barulho algum (excesso de aceleração).

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Se você está procurando uma pick-up preparada para tudo e com uma excelente tecnologia, a Nova Ford Ranger 2017 pode ser uma ótima opção.

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Para mais informações sobre a Nova Ford Ranger 2017, clique aqui.


Guilherme Cury1471 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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