7 erros que muitos cometem ao beber vinho

erro-tomar-vinho

Conheça sete erros que muitas pessoas cometem ao beber vinho. Se você já gosta de apreciar um bom vinho, preste atenção para não cometê-los:

1) Encher a taça de vinho até a boca.

vinho-borda

Não compare vinho com cerveja. Ao servir um vinho, não encha as taças até a boca. Isso deixa as taças mais pesadas e pode atrapalhar na hora de aproveitar o vinho.

Sirva cerca de 150 ml ou até 2/3 da taça, mas nunca ela toda. Isto permitirá que você possa degustar da melhor forma, sentindo os aromas e bebendo com tranquilidade.

2) Segurar a taça pelo bojo.

segurando-taca-certo-errado

Muitos já conhecem essa regra, mas sempre vale a pena lembrar. A taça de vinho possui uma haste para que você não precise segurar pelo bojo. Ao segurá-la pelo bojo, o calor das mãos vai acabar esquentando o vinho. A não ser que você queira o vinho mais quente (caso ache que ele não está na temperatura ideal), caso contrário, segure a taça pela haste e mantenha a temperatura em que ele foi servido.

3) Deixar o vinho muito gelado.

vinho-gelado

Nós vivemos num país tropical, com um clima bem quente. Mas isso não justifica deixar o vinho muito gelado. O vinho quando está em uma temperatura muito baixa, deixa de entregar todas as notas e sabores que ele têm. É lógico que alguns vinhos podem ser apreciados em temperaturas mais baixas, como os espumantes, alguns brancos e rosés. Mas já vi muita gente tomando vinho tinto de qualidade (envelhecido e tal), bem gelado.

Faça um teste para você notar a diferença. Pegue uma taça de um vinho que está bem gelado e deixe esquentar um pouco (você pode usar as mãos, como citei na dica acima). Depois disso experimente novamente… Você vai notar que ele vai estar com um sabor e aroma mais marcante.

4) Beber muito rápido.

Você está com sede? Toma água. Aliás, a água é uma ótima acompanhante de um bom vinho, logo que ajuda a hidratar e limpar as papilas gustativas para o próximo gole.

Evite tomar o vinho muito rápido, pois você vai acabar não apreciando o vinho. E o caminho de todo amante de um bom vinho é começar a degustar com calma e notar as diferenças entre um vinho e outro.

5) Comprar vinho pelo rótulo.

Vinhos

Já sabemos que não devemos julgar um livro pela capa. Faça o mesmo com o vinho. Não compre vinho apenas pelo rótulo. Já vi dezenas de vinhos com rótulos bonitinhos, mas que eram horríveis depois de abertos. Use o rótulo somente para ver as informações de uvas, vinícola, ano e informações que serão relevantes na hora de apreciar o vinho.

6) Seguir as regras clássicas de harmonização.

harmonizacao-vinho

Existem algumas regras clássicas de harmonização de vinhos com pratos, como, por exemplo, vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com frutos do mar. Mas as regras nasceram para ser quebradas, principalmente no universo do vinho.

Experimente fazer diferentes combinações e descobrir novos sabores. Coma carne vermelha com vinho rosé, frutos do mar com vinho tinto, frango com vinho branco e assim por diante.

Quem vai determinar se fica bom ou não é o seu paladar!

7) Tomar sempre o mesmo tipo de vinho.

apps_para_vinho_-_reproducao

Você sabia que existem mais de 6 milhões de vinhos, com origens de milhares de regiões e variedades de uvas diferentes? Então busque aprimorar seu paladar e dar chance para outros tipos de uvas, regiões, envelhecimentos e afins. A cada nova garrafa você vai descobrir um outro lado do mundo dos vinhos.

Uma dica é usar aplicativos que te ajudem a ter mais informações sobre o universo do vinho. Já fizemos um post com alguns que recomendamos:

5 aplicativos gratuitos que todo amante de vinho deve ter no smartphone.


Guilherme Cury1382 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register