Saiba qual é o seu tipo de pele
Pele normal
Textura uniforme, livre de problemas (cravos e espinhas), com aparência saudável e limpa.
Dicas:
Não descuidar da limpeza diária, esfoliar duas vezes por semana e não esquecer da hidratação com produtos de texturas mais leves.
Pele oleosa
Brilhosa e com aspecto gorduroso, especialmente na zona T (testa,nariz e queixo – e em alguns casos – também as bochechas). Tendência a poros mais dilatados, cravos e espinhas.
Dicas:
Lavar, preferencialmente, duas vezes por dia com gel de limpeza, esfoliar de duas a três vezes por semana, e hidratante oil-free uma vez por dia (pode ser substituído pelo protetor solar, dependendo da marca).
Outra dica interessante é usar máscara de argila uma vez por semana, dá uma diferença enorme. Ajuda a manter tudo limpo e com o passar do tempo também dá uma reduzida na aparência dos poros abertos.
Pele seca
Sensação desconfortável, como se a pele estivesse repuxada, principalmente após fazer a barba e lavar o rosto. Às vezes descasca (geralmente no frio), e raramente reflete luz.
Dicas:
Lavar o rosto com produtos de fórmulas leves, pra não deixar a pele ainda mais seca. Esfoliação uma vez por semana, muito de leve e bem rápido, só pra remover as células mortas.
Hidratante duas vezes por dia.
Evitar espumas de barbear que deixem a pele muito ressecada.
Beber bastante água, principalmente quem trabalha em ambientes fechados com ar condicionado.
Pele sensível
Reagem à maioria dos produtos, logo após o usoa pele fica com pontos avermelhados. Tendência a ficar vermelho ao toque, e quando exposta ao sol ou calor. Pode ter aqueles micro vasos aparentes na bochecha e perto do nariz (no famoso bigode chinês).
Dicas:
Evitar produtos que tenham muita química ou excesso de perfume.
Protetor solar sempre, até no inverno.
Antes de usar qualquer produto, é aconselhavel fazer o teste na parte interior do pulso pra ver a reação.
Por último também tem a pele mista, que geralmente é meio oleosa e meio seca. A dica é manter os mesmos cuidados gerais: lavar todos os dias, esfoliar semanalmente (não mais que duas vezes) e hidratar.
Lembrando que nada melhor que uma boa consulta com seu dermatologista pra conferir o que é bom para você. Pele é uma coisa de louco, o que funciona pra uma pessoa não necessariamente funciona pra todo mundo. Outra vantagem de ir a um especialista (e economizar muito) é poder manipular produtos, assim você já vai direto na fórmula certa e não precisa comprar diversas marcas até chegar a mais adequada.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários