Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo!
Você sabia que quase 1/3 dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, de acordo com a Anvisa?
E agora vem o dado alarmante: O Brasil usa tanto agrotóxico, mas tanto mesmo, que hoje ele é o líder no consumo de agrotóxicos no mundo. Para você ter uma pequena noção, hoje o Brasil representa 1/5 do consumo mundial.
OS PROBLEMAS
A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal.
Pesquisas recentes mostram a relação da exposição a essas substâncias com doenças do sistema nervoso.
Em 2010, a Academia Americana de Pediatria fez uma pesquisa com 1.100 crianças e constatou que as 119 que apresentaram transtorno de déficit de atenção tinham resíduo de organofosforado (molécula usada em agrotóxicos) na urina acima da média de outras crianças.
Confira a quantidade, em porcentagem, que cada alimento, comum na mesa do brasileiro, contém de contaminação segundo a Anvisa.
O problema é tão grande, que o cineasta Silvio Tendler criou um documentário sobre o tema, chamado “O Veneno Está na Mesa”. O documentário traz entrevistas com agricultores, especialistas em saúde, representantes da Anvisa e ambientalistas. Vale a pena assistir:
A SOLUÇÃO
Você tem duas soluções para evitar o consumo excessivo de agrotóxicos. Lembrando que as duas necessitam de um bom investimento de dinheiro. A primeira solução é mudar de país. Procure um país mais regrado e que tenha como costume o uso de produtos orgânicos, como por exemplo a Austrália, Argentina, Itália ou mesmo os Estados Unidos, que é o país que mais consome produtos orgânicos no mundo.
A segunda opção, que vai exigir uma boa parcela do seu salário, é investir em produtos orgânicos. Muitos mercados já têm uma área específica com produtos de origem orgânica (sem uso de agrotóxicos). O problema é que esses produtos são bem caros e não tão “bonitos” quanto os outros com agrotóxicos que você vê na área do “Sacolão” dos supermercados.
Em algumas cidades existem feiras que são especializadas em produtos orgânicos. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou um Mapa de Feiras Orgânicas, para ajudar os consumidores a encontrarem os produtos perto da sua casa.
www.idec.org.br/feirasorganicas
Basta digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários