Você está em um relacionamento abusivo?

casal-brigando

Os relacionamentos abusivos estão cada vez mais presentes atualmente. O problema é que nem sempre sabemos que estamos em um relacionamento assim.

Nesse tipo de relacionamento, geralmente há uma pessoa que o torna assim. Quando não é o homem, é a mulher quem acaba sendo abusiva, tornando o relacionamento inviável e disfuncional (isso não significa que ela não tente ter um relacionamento bom, mas que ela têm comportamentos abusivos na relação).

Por esse motivo separei alguns aspectos dos relacionamentos abusivos para a sua reflexão.

Será que você está vivendo um relacionamento abusivo? Veja algumas dessas características e descubra.

Você se sente preso.

Um dos sentimentos mais comuns dos relacionamentos abusivos é o de estar preso a essa relação. Como se você não tivesse liberdade de fazer nada.

Esses sentimentos fazem com que a relação fique completamente sem qualidade. A pessoa acaba deixado de fazer muitas coisas que a deixariam feliz apenas por estar em um relacionamento. Se isso ocorre com muita frequência, pode ser que você esteja em um relacionamento abusivo.

Ela sempre toma as decisões.

Quando a mulher é muito autoritária em um relacionamento, isso pode fazer com que a relação passe por algumas dificuldades.

Se a sua parceira precisa sempre dar a decisão final e tomar decisões a respeito da relação mesmo quando envolve você. Então pode significar que a sua parceira é uma pessoa abusiva, fazendo com que a relação fique disfuncional.

casal-discutindo

As brigas são constantes.

Nos relacionamentos abusivos as brigas são mais constantes, afinal, existe alguém que quer mandar no relacionamento, fazendo com que os conflitos se tornem inevitáveis.

Por isso, se você se sente injustiçado na relação, se percebe que os seus desejos não estão sendo levados em consideração e as brigas se tornaram algo frequente, será preciso refletir sobre esse relacionamento.

A culpa é sempre sua.

Uma característica muito comum das pessoas abusivas é nunca aceitar que elas são culpadas, colocando sempre a culpa das coisas no outro.

Portanto, se na sua relação, quando as coisas dão errado, você sempre é culpado por isso, e a parceira se isenta dessa culpa, isso pode ser um indício de que a sua parceira é abusiva e que, consequentemente, você está vivenciando um relacionamento abusivo.

Perceber que o seu relacionamento é abusivo é o primeiro passo para refletir sobre a sua relação e tomar uma decisão. Modificar esse aspecto é possível, visando deixar o relacionamento mais saudável, mas, em alguns casos, o caminho mais assertivo é o fim da relação.


Leonardo Luchetta527 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register