Categorias: Comportamento

Será que home office não funciona pra você? Confira!

Atualmente está cada vez mais comum algumas pessoas trocarem o emprego comum por trabalho de freelancer em casa. Ou até mesmo as empresas darem o benefício dos funcionários trabalharem remotamente em casa, o que normalmente intitulamos “home office”.

Mas não são todas as pessoas que vão conseguir desempenhar o seu trabalho de forma satisfatória trabalhando em casa. Por isso, separei algumas características de pessoas que não conseguiriam trabalhar remotamente, por diversos motivos.

Se você se encaixa em algumas delas, talvez o home office não seja para você.

Falta de criatividade.

Trabalhar em casa acaba exigindo mais criatividade do que o trabalho comum, afinal, você irá enfrentar diversas dificuldades e situações que não iria enfrentar se estivesse trabalhando na empresa, afinal, lá o ambiente é propício para isso.

Portanto, se você acredita que não tem criatividade para lidar com novas situações e novos problemas, talvez você deva continuar trabalhando da forma convencional.

Dificuldade para se organizar.

Quando trabalhamos em casa precisamos ser muito mais organizados ainda. Teremos que respeitar os horários e ter uma escala de trabalho (seguindo ela corretamente). Pois a sua casa pode ter várias distrações e não terá ninguém te cobrando para trabalhar.

Portanto, tenha certeza de que você é uma pessoa muito organizada, que consegue seguir todos os seus planejamentos, para então pensar em trabalhar com o home office.

Necessidade de socialização

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de conversar, sente necessidade de estar perto de pessoas e contar suas experiências, talvez você deva continuar na empresa com seus colegas.

Trabalhar remotamente pode ser solitário e você pode passar muitas horas sozinho trabalhando, o que pode trazer algumas dificuldades para você. Portanto, tenha certeza que você consegue lidar com situações assim.

Falta de espaço em casa.

Para trabalhar em casa é essencial ter um espaço para isso. Ter um local adequado para você criar o seu home office. É interessante que você consiga “separar” o espaço de trabalho do espaço de lazer, para não confundir as coisas.

Portanto, ter um local para trabalhar em casa é fundamental. Se você não têm, isso pode ser um problema.

Falta de expectativas realistas.

Para trabalhar em casa você irá ter que conseguir seguir a risca os seus objetivos e ter expectativas realistas sobre o quanto você pode trabalhar, o quanto você pode produzir e como você pode se organizar.

Ou seja, você não pode cair no erro de acreditar que pode parar para descansar e “fazer mais tarde” o que você precisa entregar com urgência.

Se você sabe que tem dificuldade para ter expectativas reais sobre as suas capacidades e os seus prazos, talvez você deva evitar esse tipo de trabalho.

É muito interessante levar em consideração as suas capacidades, acima do seu desejo, para saber realmente o que você pode ou não realizar. Se você tem a oportunidade de trabalhar em casa, leve em consideração essas dicas.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo