Categorias: Comportamento

Os problemas em ter expectativas altas

Ter expectativas faz parte de nosso dia a dia. Nós as criamos para quase tudo, principalmente para as coisas que mais nos importamos.

Porém, em alguns momentos, nós acabamos deixando com que nossas expectativas fiquem muito altas, nos trazendo alguns problemas. Confira alguns deles:

Você pode se frustrar.

Quando as expectativas estão muito altas, você pode acabar se sentindo frustrado com o acontecimento real. Afinal, você estava imaginando que iria ocorrer de um jeito e na realidade ocorreu de outro jeito, completamente diferente.

Isso faz com que você fique frustrado com a divergência dos acontecimentos.

Pode causar descontentamento.

Além da frustração, você pode se sentir descontente com o que aconteceu. Pois você queria realmente que tivesse sido de um jeito diferente.

Assim, você passa a não gostar da forma como as coisas ocorreram, se sentindo descontente, podendo até mesmo criar resistência sobre o acontecimento real.

Você fica insatisfeito.

Tudo isso gera uma certa insatisfação. Essa insatisfação é referente tanto ao acontecimento em si como com o resultado dele na sua vida. É como se nada do que ocorreu foi o suficiente para você.

Ou seja, você primeiro tem um contentamento de saber que algo irá ocorrer e depois, quando ocorre, você passa a ficar insatisfeito, pois não ocorreu como você desejava, justamente por estar com as expectativas muito altas.

Ocorre o medo de que aconteça novamente.

Depois de passar por esse misto de emoções, é possível que essa alta expectativa faça com que você fique com medo de passar por isso novamente.

Ou seja, no futuro, quando algo parecido ocorrer, você não irá criar expectativa nenhuma, ou pode até evitar que ocorra novamente, para não ter esse conflito de novo.

Sendo assim, sua alta expectativa faz com que você passe a evitar acontecimentos semelhantes que no passado te deixaram frustrado.

Você evita criar novas expectativas e fica estagnado.

Como já disse anteriormente, as expectativas são muito comuns no nosso dia a dia. Em certa medida elas são necessárias. Quando criamos uma expectativa muito alta sobre algo e nos frustramos, ficamos descontentes e insatisfeitos. Isso pode fazer com que generalizemos e tentemos, ao máximo, parar de criar novas expectativas.

Ou seja, nós acabamos parando de ficar empolgados sobre as coisas que irão (ou poderão) ocorrer no futuro. Fazendo com que fiquemos estagnados.

O movimento de não criar as expectativas se torna um mecanismos de defesa para não fazermos coisas novas e diferentes e, tampouco, tentarmos novas conquistas em nossas vidas.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo