Categorias: Comportamento

Objetivos financeiros que você deveria implementar na sua vida

Ter uma vida econômica estável e proveitosa não é tão simples, pelo menos não no nosso país. Para que possamos realmente aproveitar a vida e não nos preocuparmos tanto com dinheiro nós precisamos ser economicamente inteligentes.

Mas isso não é fácil, pois ninguém nos ensina sobre economia, sobre o valor do dinheiro ou sobre como ter uma educação financeira melhor. É nos ensinado apenas a ter dinheiro para gastar dinheiro.

Mas a vida vai muito além disso. Por isso, se você quer ter uma vida financeira, no mínimo, interessante, você precisa começar desde cedo a pensar no seu futuro. Para te ajudar, separei alguns objetivos financeiros que você deveria refletir e implementar na sua vida.

Pagar todas as suas dívidas.

O primeiro objetivo que você precisa ter é o de se livrar de todas as suas dívidas que estejam atrasadas ou que você tenha feito algum tipo de empréstimo.

O quanto antes você conseguir quitar essas dívidas, mais fácil será para você conseguir outros objetivos financeiros e melhorar a sua vida econômica.

Lembre-se que para ter uma vida economicamente satisfatória você precisa começar cedo e pensar em longo prazo. Se você está com muitas dívidas, isso se tornará muito mais difícil.

Ter dinheiro para “emergências” (o fundo de emergências).

O dinheiro para “emergências” é o dinheiro que você guardar, em uma quantidade que você acredita ser satisfatória, para usar apenas quando você tiver algum tipo de emergência. Seja para cuidar da saúde, para ajudar algum familiar, para comprar algo que quebrou (e que você precisa), ou para uma despesa extra que você não estava contando.

Esse é um dinheiro que você irá utilizar apenas em casos específicos e vai tratá-lo como se não tivesse, a não ser quando uma emergência aparecer.

Você não sabe quando irá precisar dele, mas com certeza você irá precisar em algum momento. O importante é não ser pego desprevenido.

Guardar 10% do que você ganha (para o futuro).

Precisamos pensar no nosso futuro. Para isso, precisamos guardar dinheiro para o futuro. Alguns especialistas afirmam que as pessoas devem guardar pelo menos 10% de tudo o que ganham no mês para ter um dinheiro suficientemente interessante no futuro.

Esse é conhecido como o dinheiro da aposentadoria, que você irá guardar e só irá utilizar quando for se aposentar, para ajudar nas despesas e realizar aquele sonho de longo prazo.

Ou seja, depois de pagar tudo, comprar o que você deseja, você ainda tem que ter 10% para guardar todos os meses (essa porcentagem pode variar para mais, dependendo de quanto você conseguir guardar, mas 10% seria o mínimo).

Ter seguros.

Seguro de carro, casa e seguro de vida. Por mais que muitas pessoas não gostem de tê-los, eles se tornam cada vez mais importantes.

O seguro irá fazer com que você tenha menos dores de cabeça na hora em que algo negativo acontecer.

O importante é saber que, se você estiver assegurado, você com certeza estará mais tranquilo em relação aos seus bens e não terá tantas preocupações se algo acontecer. O mesmo acontece com o seguro de vida, que ficará para a sua família caso algo aconteça com você.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo