Categorias: Comportamento

O Homem e Suas Responsabilidades

Muitos problemas psicológicos estão ligado às nossas responsabilidades, sejam problemas mais comuns ou até mesmo os mais graves. A tomada de responsabilidade tem dois viés graves, ou a pessoa assume muita responsabilidade(a sua e a do outro) e fica sobrecarregado ou a pessoa não assume responsabilidade alguma e começa a culpar o outro por tudo, sem se dar conta de que sua falta de responsabilidade também contribuiu para o fracasso.

Seguindo esta linha de pensamento, elaboramos 5 dicas de como assumir apenas as responsabilidades necessárias.

Entenda quais são suas reais responsabilidades.

Seja em casa, na escola ou no trabalho, são atribuídas responsabilidades que realmente são nossas. Alguns comportamentos nós precisamos ter e precisamos nos comprometer à eles. Por outro lado, às vezes nós agregamos algumas responsabilidades que não são necessariamente nossas. Nós acabamos fazendo o que é de responsabilidade do outro, conscientemente ou não. Por isto, quando estamos fazendo algo, devemos pensar se este algo realmente é responsabilidade nossa ou se é do outro. Se é você quem deve fazer isto ou o outro, ou até mesmo se você deve compartilhar estar responsabilidade com outra pessoa.

Algumas coisas podem também ser divididas para que o outro as faça junto com você. Quando queremos fazer tudo nós mesmos, pois só assim teremos a garantia de que vai ficar bom, pode fazer nos sentirmos sobrecarregados e isto vai se acumulando com o tempo. Dividir as responsabilidades é uma questão de boa saúde, física e mental.

Veja bem, não estou dizendo que não devemos ajudar o outro, muito pelo contrário. Quando temos a oportunidade de ajudar o outro de alguma forma, auxiliando ele a cumprir suas responsabilidades, e não fazendo as coisas por ele, faz com que ambos aprendam juntos. Mas isto deve ser feito se não interferir em você realizar suas responsabilidades.

É possível abrir mão de algumas responsabilidades.

Além de perceber quais são nossas responsabilidades, é preciso também saber priorizar algumas delas. Por exemplo, se você tem o costume de realizar tudo ao mesmo tempo, ou precisa de tudo pronto o quanto antes e acaba se sobrecarregando por isto, pode significar que você não está sabendo priorizar ou abrir mão de algumas responsabilidades, mesmo que momentaneamente, para fazer as que precisam ser realizadas com mais urgência.

É preciso ter em mente que tudo ficará pronto a seu tempo e que para ter qualidade, às vezes é preciso terminar algo para depois começar o outro.

O que fazer com as responsabilidades fixas.

Algumas responsabilidades são fixas e não temos como abrir mão ou deixar que apenas o outro as faça. Nesses casos é possível compartilhar estas responsabilidades com alguém. Por exemplo, você tem a responsabilidade de levar seu filho para a escola todos os dias e busca-lo. É uma responsabilidade sua. Mas isto pode estar prejudicando outras responsabilidades, então você pode combinar com sua mulher, por exemplo, para que ela faça isto em um dia e você faça no outro, assim ninguém será prejudicado e todos contribuem. Quando se tem alguém para compartilhar, as responsabilidades podem ser alternadas e revistas de acordo com a capacidade e disponibilidade de cada um.

Não deixe o outro assumir suas responsabilidades.

É muito bom quando podemos relaxar sabendo que as coisas estão sendo feitas. Mas para que isto aconteça, significa que outra pessoa está se sobrecarregando. Então é preciso refletir se realmente compensa fazer com que o outro tenha problemas para que você possa ficar mais tranquilo. Isto ocorre muito no ambiente escolar e no trabalho. O grande problema é que as pessoas começam a perceber isto e você começa a ser deixado de lado. No ambiente escolar você pode acabar virando aquela pessoa com a qual ninguém quer fazer as coisas, pois sabem que terão que fazer tudo sozinhos. Já no trabalho, os outros começam a perceber que isto acontece e isto pode ser uma abertura para que te substituam em seu cargo, pois afinal de contas o outro está demonstrando que é capaz de fazer mais do que você e até mesmo que você não está sendo tão útil assim. Portanto, deixar que os outros façam o que é de sua responsabilidade pode ser tão prejudicial para você quanto assumir muitas responsabilidades.

Quando suas responsabilidades não são o suficiente.

O fato de não assumir a responsabilidade do outro se aplica apenas se você se sentir sobrecarrego com isto. Se você sentir que é capaz de realizar mais do que suas responsabilidades exigem, você pode começar a atribuir outras responsabilidade a si, a fim de ajudar o outro ou ter um crescimento pessoal.

Lembrando sempre que nunca devemos ferir a responsabilidade do outro, pois sua liberdade acaba quando começa a do outro. É interessante pensar em responsabilidades novas, ou maneiras diferentes de realizar com mais eficiência o que você precisa concluir.

Como pensaremos em quais são realmente nossas responsabilidades, é possível refletir também em novas formas de cumpri-las e, até mesmo, repensar se você deveria trocar de responsabilidades com os outros, para que ambos tenham ganhos com isto, não pensando somente em si. As vezes temos mais facilidade em fazer algo do que o outro e vice-versa.

Repensar sobre as responsabilidades é uma maneira de ter uma melhora na qualidade de vida, pensando sempre na sua saúde a longo prazo.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Veja os Comentários

  • Alguns estudos comprovam que o esforço físico e mental envelhecem e torna a vida das pessoas mais curta. Vivemos rodeado de responsabilidade e as vezes é necessário reservarmos um tempo para nós. Ótimo post!!!
    Uma boa massagem relaxante pode ser o caminho :)
    http://www.olimpusmassagens.com.br

Novos Posts

  • Comportamento

Você tem medo de entrar em uma relação?

Saiba como diminuir o medo de ter um relacionamento com uma garota.

% dias atrás
  • Viagem

Roots Resort, um bom lugar para ficar em Monte Verde (MG)

Conheça o Roots Resort, uma boa opção de hospedagem pra quem vai para Monte Verde (MG).

% dias atrás
  • Mulheres

Bonjour, Rebecca Bagnol [+18]

Um bom e belo dia com a linda Rebecca Bagnol acordando em seu apartamento.

% dias atrás
  • Comportamento

8 erros que você não deve cometer em uma entrevista de emprego

Conheça os principais erros que você nunca deve cometer em uma entrevista de emprego, principalmente em tempos de crise.

% dias atrás
  • Cuidado Pessoal
  • Esporte

Como evitar lesões no esporte

Tome alguns cuidados na hora de praticar algum exercício físico. Confira as dicas.

% dias atrás
  • Comportamento

Vídeo em ultravioleta mostra porque todo homem deveria fazer xixi sentado

Um vídeo em ultravioleta mostra como existem respingos por toda parte quando um homem faz xixi em pé...

% dias atrás