Categorias: Comportamento

O homem e a dependência na relação

Existem alguns problemas quando o homem se torna muito dependente da mulher em uma relação. Além dos problemas na própria relação, existem outros que podem surgir na vida deste homem, principalmente se a relação chegar ao fim.

Refletindo sobre a dependência do homem dentro da relação, foi possível perceber alguns problemas que podem ocorrer caso o homem torne-se dependente da mulher.

Ela pode cansar-se de você.

Tornar-se dependente no relacionamento pode significar que você está abrindo mão de todas as suas responsabilidades, tanto da relação, quanto da vida conjugal. Isto faz com que a mulher se sinta sobrecarregada e até mesmo cansar de ter você ao lado dela, percebendo-o como um peso que não está contribuindo para a relação. Podendo até mesmo fazer com que a relação fique estagnada.

Você não irá se desenvolver.

Mesmo que ela não canse de você, esta dependência fará com que você deixe de se desenvolver como pessoa e até mesmo como homem. Quando temos alguém para fazer tudo para nós, acabamos entrando na zona de conforto e deixamos de buscar por novas experiências, nos impedindo assim de trabalhar nossas novas habilidades e potencialidades. Em outras palavras, você estará regredindo na vida.

Você não saberá se virar sozinho quando precisar.

Isto é muito perceptível em homens que viveram por muito tempo com mulheres que sempre cuidaram de tudo, da casa, da comida, dos filhos, das roupas dele e assim por diante. Quando esses homens se divorciam, a vida deles pode tornar-se um caos, principalmente por eles não saberem ou não terem a motivação necessária, levando em conta que nunca precisaram fazer nada disso, para colocar suas vidas em ordem. Eles acabam passando a depender então de outra mulher.

Essa dependência, faz com que você não seja apto a lidar com algumas situações comuns da vida, que com o tempo pode tornar-se algo completamente frustrante.

A dependência psicológica.

O fato de depender de uma mulher para alguns aspectos, sabendo que sozinho você não daria conta de realizar essas atividades, cria uma dependência psicológica. Isto significa, que você pode começar a crer que precisa de uma mulher até mesmo para coisas pelas quais você poderia fazer sozinho. Com o tempo, até mesmo seus próprios sentimentos podem ficar dependentes dessa pessoa. Suas ações e comportamentos vão depender das ações e comportamentos dela e você pode sentir-se incapaz em todos os aspectos de sua vida.

Isto pode transformar a sua relação em uma relação apenas de poder, onde você entrega a ela todo o poder de escolha, ficando a mercê apenas das vontades dela. Com o tempo, isto pode acarretar algumas patologias como a depressão, levando até mesmo a uma hipoatividade.

Algumas mulheres precisam de homens independentes.

Não são todas as mulheres que aceitam a dependência de um homem, o que pode trazer grandes conflitos para o relacionamento, levando o mesmo para o término. A maioria das mulheres deseja um homem que seja capaz de somar forças com ela, para que juntos possam se desenvolver na vida, tanto como casal, quanto como pessoa. Esta dependência portanto, pode ser vista como negativa para algumas mulheres.

Eu sou defensor da teoria que todo homem, antes de casar ou juntar-se com a parceira, precisa de um período de experiência morando sozinho, aprendendo a resolver todos os aspectos e conflitos que esta realidade possa trazer, para que assim, torne-se apto a viver com uma mulher.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

Compartilhe
Publicado por
Leonardo