Categorias: Cuidado PessoalSaúde

Kombucha: Conheça seus benefícios para a saúde!

Kombucha (ou Kombuchá) é uma colônia composta de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose que recebe, cientificamente, o nome zoogleia ou biofilme.

Essa “colônia”, que se parece com uma panqueca, vai se reproduzindo durante o processo de fermentação da bebida (que na forma clássica leva água + chá preto ou mate + açúcar).

O primeiro relato de produção e consumo de kombucha vem da China, durante a Dinastia Tsing (221 a.C.).

Mas foi nos últimos anos que o Chá de Kombucha começou a fazer sucesso, principalmente por pessoas que se preocupam com a saúde. Isso porque a bebida possui diversos benefícios: é considerada antioxidante, possui enzimas que auxiliam na digestão, micro-organismos que renovam a flora intestinal e ácidos orgânicos que desintoxicam o fígado, além de equilibrar o PH.

Como fazer o Chá de Kombucha

Você vai precisar de uma colônia (Kombucha) e alguns mls do líquido que estava na última produção. Essa pequena dose do Chá de Kombucha (batizado de “starter”) vai ajudar na primeira ação de fermentação da colônia nesse novo ambiente.

Normalmente quem faz a “doação” de Kombucha já sabe disso e entrega a colônia (disco) com a dose ideal.

Lembrando que toda vez que você for fazer uma nova produção de chá, você vai sempre ter que colocar esse “starter” (cerca de 100ml) da produção anterior.

Além do Kombucha, você vai precisar de um pote grande de vidro, chá de sua preferência (normalmente se usa o mate tradicional ou o preto), açúcar (normalmente se usa o demerara) e água potável.

Preparo:

Primeiramente você deve ferver a água para fazer o chá. Como normalmente se faz uma produção grande de Chá de Kombucha (os vidros normalmente contam com 3 – 5 litros), o ideal é usar bastante saquinhos de chá (eu normalmente uso 6 saquinhos por produção). Você pode fazer o chá diretamente no pote que será usado para a fermentação.

Depois do chá estar pronto, retire os saquinhos e encha o pote com água potável (de 80% a 90% do pote). Confira se a bebida já está em temperatura ambiente. Se estiver quente ainda, jogue algumas pedras de gelo ou espere ficar na temperatura ideal (ambiente).

Para finalizar é só adoçar o chá com açúcar (demerara é uma boa opção), mexer bem para dissolver o açúcar e depois despejar o Kombucha junto com o líquido “starter” da última produção.

Cubra o pote com um pano e fixe com um elástico em volta (para o pano não sair). Deixe em temperatura ambiente evitando a luz solar direta.

Dependendo da temperatura pode levar de 5 a 15 dias para estar no auge da fermentação. O sabor vai ficando menos doce e vai caminhando para o avinagrado. Se passar muito do ponto de fermentação, vai ficar bem azedo e com o sabor de vinagre total.

O bacana é que você também pode fazer uma segunda fermentação da bebida com frutas.

Vale a pena se aprofundar um pouco mais sobre o tema, começar a testar novas receitas e descobrir os benefícios dessa bebida milagrosa!

Eu sou um grande fã!

Guilherme

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Guilherme