Categorias: Automobilismo

Jaguar Land Rover inaugura fábrica no Brasil

A Jaguar Land Rover acaba de inaugurar sua nova fábrica totalmente própria fora do Reino Unido.

A unidade, que recebeu um investimento total de R$ 750 milhões, foi instalada em Itatiaia, uma cidade no sul do estado do Rio de Janeiro. Lá também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional (Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz.

Durante o evento de inauguração da fábrica, Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global, disse: “A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global”.

“A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil”, conclui Wolfgang.

A unidade brasileira “fabricará” os dois modelos da Land Rover mais vendidos no país: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport. Na verdade – por enquanto – a Jaguar Land Rover está fazendo o trabalho de montagem dos dois carros na fábrica. Isso é, o carro chega desmontado do exterior e o trabalho realizado é o de montagem e testes.

O que se espera é que em breve a fábrica comece a produzir, com a participação de fornecedores específicos, as peças e componentes dos automóveis no país. Por hora já é um excelente passo para a “nacionalização” desses modelos tão reconhecidos e admirados pelos brasileiros.

Aliás, os primeiros veículos nacionais já começam a chegar neste mês à rede de concessionários da JLR, presente nas cinco regiões do País.

Fábrica no Brasil

A fábrica foi concebida para apoiar os planos futuros da empresa, portanto é totalmente flexível na sua produção. Ela inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno.

A planta possui tecnologias avançadas de fabricação e possui instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul.

Trabalho com as comunidades locais

Um dos pontos positivos da instalação da fábrica em Itatiaia é que eles estão, realmente, mudando o cenário econômico da cidade e região. Hoje eles já empregam centenas de funcionários da região e seguem com afinco o compromisso global da empresa de gerar oportunidades para 12 milhões de pessoas até 2020.

Nos últimos 18 meses, a empresa criou vínculos fortes com as pessoas de Itatiaia e das proximidades de Resende, oferecendo novos programas para inspirar a próxima geração de engenheiros automotivos.

O novo Centro Educacional (EBPC) é coordenado em conjunto com o SENAI e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.

A Jaguar Land Rover lançou o programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã” em 2015. Hoje, dos mais de 100 alunos que completaram o curso, 12 estão trabalhando na fábrica da empresa e muitos outros estão também empregados na indústria automotiva da região.

Débora Esteves, que terminou o programa no ano passado, agora é coach de produto na fábrica. “Eu gostei do programa e ele me deu a oportunidade de aprender habilidades. Creio que sem ele eu não estaria trabalhando na Jaguar Land Rover hoje”, afirma Débora.

O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego a fim de prepará-los para oportunidades na indústria automotiva. É o primeiro projeto de formação desta natureza que a JLR tem implantado fora de sua matriz, no Reino Unido.

Além disso, centenas de crianças locais já participaram ou ainda participam dos projetos sociais apoiados pela empresa, como o “Try Rugby” e “A Música Venceu”. Ambos são desenhados para incentivar as crianças a desenvolver habilidades e criar novas oportunidades em suas vidas.

Foi bem bacana acompanhar a inauguração desse grande empreendimento da JLR no Brasil! Que venham novos projetos sociais e, lógico, novos carros fabricados no país (quem sabe um Jaguar?).

Agradecimentos: Jaguar Land Rover e Ketchum.

Guilherme

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Guilherme