Guia de Viagem: O que fazer em São Paulo

saopaulo-cidade

Vai visitar a cidade de São Paulo pela primeira vez e quer saber o que fazer? Confira esse guia:

Sobre São Paulo

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.

Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a Avenida Paulista. Além de eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT.

São Paulo possui o 10º maior PIB do mundo, é a 8ª cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana conta com cerca de 21 milhões de habitantes.

O que fazer em São Paulo?

A cidade conta com passeios para todos os gostos. Vale a pena planejar seu roteiro sempre levando em conta que é uma cidade grande, com um trânsito bem pesado e um pouco perigosa (tome sempre cuidado com o seus pertences, além do celular, câmeras fotográficas e afins).

Confira algumas dicas de lugares, passeios e atrações imperdíveis para conhecer São Paulo:

Parque Ibirapuera

parque-ibirapuera

Inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque Ibirapuera foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

O parque conta com 158 hectares e é um dos parques urbanos mais visitados da América Latina.

Um bom lugar para visitar, dar uma relaxada, fazer um piquenique e/ou até praticar um esporte.

SERVIÇO
Parque Ibirapuera
Endereço: 
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Funcionamento:
Aberto todos os dias.
– Portões: 2, 3, 5 e 10: das 5h às 00h.
– Portões: 4, 6 e 9: das 5h às 22h.
– Portões: 7, 8 e 9-A: das 6h às 20h.
– Portão: 7-A: das 7h às 17h.

Av. Paulista

Av. Paulista

A Av. Paulista é um dos cartões postais de São Paulo e é onde se encontra tudo o que há de melhor na cidade. Nela é possível visitar museus e centros culturais, encontrar um parque em meio a grandes arranhas-céus, conferir lançamentos em livrarias, curtir o happy hour em um de seus diversos bares, aproveitar a noite em casas noturnas, assistir a espetáculos teatrais e sessões de cinema dos mais variados estilos de produção, e fazer compras: tudo em um só lugar.

Visitas indispensáveis na Av. Paulista:

MASP (Museu de Arte de São Paulo)

MASP

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – é um dos mais importantes museus do hemisfério Sul e um dos principais cartões-postais da cidade. Está na lista das dez atrações turísticas mais visitadas de São Paulo e, às terças, oferece visita gratuita ao público em geral. Nos demais dias, de quarta a domingo, o ingresso custa R$15.

O Masp encanta seus visitantes com um acervo de cerca de oito mil peças. Possui obras de grandes nomes da pintura nacional (Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior) e internacional (Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall).

Grande parte do núcleo de arte europeia do Masp é composta de pintura francesa, como os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix. Do movimento impressionista, encontram-se obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas. Dos pós-impressionistas, é possível ver quadros de Van Gogh e de Toulouse-Lautrec. Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção de esculturas de Edgar Degas, em bronze e com 73 peças.

Há ainda exposições temporárias, que apresentam os mais variados temas ou suportes. Como exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura que se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens. O visitante sempre encontra uma novidade ao visitar o local.

SERVIÇO
Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo (próximo à estação do metrô Trianon-Masp).
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30). Quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30).

SESC Av. Paulista

sesc-av-paulista-vista

O Sesc Avenida Paulista é um centro de cultura e lazer localizado na Avenida Paulista na cidade de São Paulo, pertence a instituição brasileira privada do Serviço Social do Comércio.

O destaque fica para o 17º andar, onde é possível apreciar uma vista privilegiada da Avenida Paulista a 62,45 m de altura. Além de um Café, há o acesso ao Mirante, localizado no pavimento superior e a horta, onde são cultivadas hortaliças, ervas e temperos.

SERVIÇO
Sesc Av. Paulista
Endereço: 
Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-903
Horários:
Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Casa das Rosas

casa-das-rosas-sp

Bem no comecinho da Av. Paulista existe um outro lugar que vale a pena conhcer, a Casa das Rosas, um espaço dedicado às mais diversas manifestações culturais, com enfoque em poesia e literatura.

No local, a liberdade artística se materializa em saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, cursos preparatórios, exposições e outros formatos que privilegiem a difusão da poesia e da arte em geral.

O casarão foi construído em 1935, época em que a região da Paulista era ocupada por mansões dos senhores do café. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi habitada até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do Estado. Por ter um dos mais belos jardins de rosas da cidade, a Casa das Rosas foi inaugurada como espaço cultural em 1991, com o nome que conhecemos atualmente. Atualmente, já com os típicos “espigões” de concreto dominando a paisagem, o imóvel revela uma parte da história da avenida que nem todos conhecem.

Pelo fato de ter em seu acervo a obra e alguns objetos pessoais de Haroldo de Campos – e para homenagear o poeta, morto em 2003 –, o centro cultural foi rebatizado em 2004 como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O novo nome do espaço reafirma o objetivo de tornar o lugar um refúgio onde toda a expressão poética encontra seu espaço.

SERVIÇO
Casa das Rosas

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Jardim Paulista – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô).
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Itaú Cultural

itau-cultural

Um dos maiores centros de referência cultural da cidade de São Paulo, o Itaú Cultural é um instituto de pesquisa e produção que busca promover e divulgar o que há de melhor no cenário artístico e intelectual brasileiro. Fundada no início de 1987, a organização mantém na Avenida Paulista a sede para a realização de suas sempre gratuitas atividades, edifício que conta com espaços para exposições, espetáculos cênicos e musicais, auditório para cursos e seminários, biblioteca e muito mais.

O Itaú Cultural conta ainda com uma diversificada midiateca, que conta com milhares de documentos, livros, filmes, periódicos, CDs e DVDs que registram a evolução artística do país. Esses materiais estão disponíveis para empréstimo ou consultados localmente.

SERVIÇO
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado e domingo, das 11h às 20h.

Centro Histórico

centro-de-sao-paulo

O Centro Histórico de São Paulo é dividido em “Centro Antigo” “Centro Novo”.

Ele corresponde à região onde a cidade foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, pelos padres jesuítas. É formada pelos distritos da Sé e República. Nele, se encontra a maior parte dos edifícios que retratam a história da cidade.

O Centro ainda guarda muitos encantos que é possível observar em um passeio a pé. Nesse trajeto você pode observar as mais diversas construções, como: o Banco São Paulo, edifício hoje utilizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; a Bolsa de Valores, o Mosteiro de São Bento, o Edifício Martinelli, a Bolsa de Valores de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Theatro Municipal a Catedral da Sé e muito mais.

edificio-martinelli-sp

Vale a pena fazer um passeio turístico pelo centro de São Paulo. Mas tome cuidado porque é uma das regiões mais perigosas e descuidadas – infelizmente – da cidade.

Alguns lugares que vale a visita:

Catedral da Sé

catedral-da-se

Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, é a catedral da Arquidiocese de São Paulo.

A primeira versão da igreja foi instalada em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde se encontraria o primeiro templo da cidade, construído em taipa de pilão.

Em 1745, a “velha Sé”, como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano, iniciou-se a edificação da segunda matriz da Sé, no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII, levantou-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.

A sua construção, em estilo neogótico, começou em 1913 e terminou cerca de 40 anos depois, para o 400º aniversário de fundação da cidade.  Os restos mortais do cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão na cripta da catedral.

Sendo um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral da Sé, foi reaberta em 2002, após três anos de reformas e voltou a oferecer missas diárias. Além disso, agora há visitas monitoradas durante toda a semana, incluindo para conhecer a cripta.

SERVIÇO
Catedral da Sé
Praça da Sé, s/n – Centro – São Paulo (Metrô Sé).
Horário de funcionamento: 
de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h. Horário das missas: de segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h; terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h; sábado às 12h; domingo às 9h, 11h e 17h.

Pateo do Collegio

patteo-colegio

O Pateo do Collegio (Pátio do Colégio) é um sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta, e outros padres jesuítas a pedido de Portugal e da Companhia de Jesus, estabeleceram um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto.

É uma obra apostólica pertencente à Companhia de Jesus. Composto pelo Museu Anchieta, Auditório Manoel da Nóbrega, Galeria Tenerife, praça Ilhas Canárias (Café do Pátio), Igreja Beato José de Anchieta (abriga o fêmur de José de Anchieta), a Cripta e a Biblioteca.

SERVIÇO
Pateo do Collegio
Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro – São Paulo (próximo ao metrô Sé)

Mosteiro de São Bento

mosteiro-sao-bento

O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no Centro da cidade. O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento . Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl (1875-1955).

Você não pode deixar de conferir as missas com cantos gregorianos acompanhados do som de um grande órgão, que ocorrem todos os dias, porém a missa mais tradicional acontece aos domingos, às 10h. Para conferir a missa de Domingo vale a pena chegar bem cedo, pois a igreja lota rapidamente!

Outra grande atração é a lojinha, com pães, bolos, doces, biscoitos e geléias feitas pelos próprios monges e cujas receitas são seculares, guardadas há muito no arquivo da abadia. A forma de preparar os quitutes só é transmitida a um outro monge para não se perder a qualidade com a massificação.

SERVIÇO
Mosteiro de São Bento
Endereço: Largo de São Bento, s/nº – Centro – São Paulo – SP (próximo ao metrô São Bento).
Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 6h até o término da missa das 18h. Sábado e domingo, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Quinta-feira a igreja fecha às 8h e reabre às 11h30. Missas: de segunda à sexta-feira, 7h – com canto gregoriano -, 13h e 18h. Sábado, 6h – com canto gregoriano. Domingo, 8h30 – com órgão -, 10h – com canto gregoriano e órgão.

Edifício Martinelli

martinelli-saopaulo

Considerado o primeiro arranha céu da América Latina, o prédio está localizado no centro de São Paulo, entre a Avenida São João e as ruas São Bento e Líbero Badaró.

Idealizado e projetado pelo italiano Giuseppe Martinelli, simbolizou o progresso da cidade na década de 1920. Mais de 600 operários trabalharam na obra da construção iniciada em 1924 e inaugurada em 1929.

A obra gerou muita polêmica, pois até então não havia nenhum prédio em São Paulo dessa altura. Na época, edifícios com mais de 10 andares eram considerados muito altos.

Atualmente é possível visitar o terraço do edifício, com uma bela vista do alto da cidade.

As inscrições para a visita podem ser feitas online e devem ser feitas com bastante antecedência. Vale a pena! Principalmente no horário do pôr do sol!

martinelli-pordosol

SERVIÇO
Edifício Martinelli
Endereço: Avenida São João, 35.
Horário de funcionamnto:
Diariamente: 11h – 12h – 13h – 14h30 – 15h30 – 16h30 – 17h30 – 18h30 – 19h30
Tempo de visitação: aproximadamente 40-45 min.
Entrada pela Avenida São João, 35.
Com ingresso emitido em mãos ou pela tela do celular, chegar com 30 min. de antecedência do horário da visitação. Caso não esteja presente, a vaga será disponibilizada para a fila de espera.

Farol Santander

banespao

Edifício Altino Arantes(também conhecido como Farol Santander, Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista.

O edifício foi inspirado na arquitetura do Empire State Building (New York). Com 35 andares e 161 metros de altura, foi considerada a maior construção de concreto armado do mundo. Em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa.

Em 2014, a construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

Hoje, como Farol Santander, o local é dividido em quatro grupos de andares: Memória, Experiências, Exposições e Gastronomia. Exceto o Hall de Entrada, para visitar os andares é necessário comprar um ingresso específico ou “visita completa”.

Do alto do mirante do edifício é possível ter um raio de visão de 360º e que atinge cerca de 40 quilômetros, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro.

farol-santander-mirante

SERVIÇO
Farol Santander
Endereço: Rua João Brícola, 24 Centro, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 9h às 20h.
Para mais informações: farolsantander.com.br.

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro-Cultural-Banco-do-Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil, também conhecido como CCBB, foi inaugurado em 21 de abril de 2001, tendo como sede a rua Álvares Penteado (esquina com a Rua da Quitanda), no centro histórico da cidade. As ruas em que se encontra localizado o Centro Cultural atualmente são vias só para pedestres.

O edifício construído em 1901, foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Que coube ao engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior transformá-lo em agência bancária, que funcionou de 1927 até 1996, onde tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo. Os elementos da arquitetura original foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século desta cidade.

A sede tem 4.183 metros quadrados e conta com salas de exposições, um cinema, um teatro, um auditório, salas de vídeo, restaurante, bomboniere e café. É a quinta instituição cultural mais visitada no País e a 69º no mundo.

SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Sé – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h.

Mercado Municipal (Mercadão)

mercado-municipal-sp

Localizado no Centro da cidade, o Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

Repleto de opções de lazer e comércio, o edifício foi inaugurado em 1933, vindo a substituir o antigo Mercado Central, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de Março.

Com 12.600m² , o Mercadão reúne comerciantes de todos os cantos da cidade em quase 300 estandes. Com enorme variedade de produtos, que vão desde hortifrutigranjeiros e especiarias até refeições e lanches, como o tradicional sanduíche de mortadela e o delicioso pastel de bacalhau.

SERVIÇO
Mercado Municipal de São Paulo
Endereço: Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h.

Theatro Municipal de São Paulo

theatro-municipal-sp

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Localizado no centro novo da cidade, foi inaugurado em 1911 para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais.

Seu estilo arquitetônico é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi inspirado na Ópera de Paris. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981 quando foi tombado pelo Condephaat. Além de sua importância arquitetônica, o teatro também possui notabilidade histórica, pois foi palco da Semana de Arte Moderna, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

Existem visitas guiadas, para conhecer o interior e as histórias o Theatro. Mas uma boa escolha é assistir um espetáculo musical (clique aqui para conferir a agenda).

SERVIÇO
Theatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo – República – SP. (próximo ao metrô República e Anhangabaú).

Edifício Copan

COPAN

O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro.

É um símbolo da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, visando às comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. A obra foi iniciada em 1957, com algumas alterações, e executada com a ajuda de Carlos Lemos. Foi inaugurado, oficialmente, em 1966.

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1 160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de cinco mil residentes das diferentes classes sociais e mais de setenta estabelecimentos comerciais.

É possível visitar o terraço do Copan, com uma visita guiada e gratuita. Lá de cima é possível ter uma bela vista de São Paulo (do 32º andar)! As visitas são feitas de Segunda a Sexta, as 10h30 e as 15h30. Você deve chegar com meia hora de antecedência e aguardar para subir em grupo.

A vista lá de cima é sensacional!

vista-sp-copan

SERVIÇO
Edifício Copan
Endereço: Avenida Ipiranga, 200  – Bela Vista – São Paulo (Próximo ao Metrô República).

 

Bairro: Vila Madalena

vila-madalena

A Vila Madalena – ou Vila Madá como é conhecida pelos mais íntimos – é um dos bairros mais badalados e agitados de São Paulo e um dos mais descolados do mundo. São inúmeros bares, restaurantes, galerias, grafites, baladas e lojas espalhadas por suas ruas.

Vale a pena passear pelo bairro, visitar o Beco do Batman e curtir o fim do dia em um barzinho.

Dica: Apesar de existir a estação de metrô Vila Madalena, a parte do bairro mais interessante fica mais próxima da estação Sumaré (na mesma linha de metrô).

Beco do Batman

beco-do-batman

Entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto, conhecida como Beco do Batman. Com ruas estreitas, a visita ao local deve ser feita a pé ou de bicicleta.

Vale a pena tirar um tempinho pra conhecer esse lugar icônico e artístico da cidade. Rende boas fotos!

SERVIÇO
Beco do Batman
Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque.
Bairro: Vila Madalena – Região Oeste Beco do Batman.

Praça Pôr do Sol

praca-por-do-sol

Entre o bairro da Vila Madalena e Alto de Pinheiros existe um dos lugares mais bacanas para conferir o pôr do sol na cidade, a “Praça do Pôr do Sol”.

A praça é um ótimo lugar para passear, meditar, fazer um piquenique, tocar violão e curtir o fim de tarde. É considerada ponto de encontro de pessoas de diversas idades e de diversas tribos.

SERVIÇO
Praça do Pôr do Sol
Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, CEP: 03178-200. Entre a Rua Des. Ferreira França e a Av. Diógenes Ribeiro de Lima.

Bairro: Liberdade

liberdade-sp

O Bairro da Liberdade é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa no município. Comunidade esta que é considerada a maior do mundo fora do Japão.

É o lugar ideal para encontrar restaurantes, lojinhas e mercados com produtos orientais.

Nos fins de semana e em datas especiais acontece a “feira da liberdade”, com barraquinhas de produtos artesanais e gastronomia típica de rua.

A estação Liberdade do Metrô é a melhor forma de chegar, descendo na Praça da Liberdade.

Jardim Botânico

jardim-botanico-sp

O Jardim Botânico de São Paulo foi fundado em 1928 a partir de um convite feito ao naturalista brasileiro Frederico Carlos Hoehne, para que implantasse um projeto de botânica na região da Água Funda (bairro) no estado de São Paulo. Antes disso a região servia para abastecimento de água do Ipiranga (bairro da cidade de São Paulo). Nesse mesmo ano foi criado por Frederico o Orquidário de São Paulo, considerado o marco inicial do jardim. Porém, foi apenas em 1938, com a criação do Departamento de Botânica de São Paulo, que o espaço foi definidamente oficializado.

Atualmente o Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e está, geograficamente, inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque do Estado. Sua área de 360 mil m² de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente no jardim.

É um excelente lugar para relaxar e se sentir no meio da natureza, mesmo dentro de uma grande cidade.

O ingresso custa R$10 (meia entrada R$5).

SERVIÇO
Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – zona Sul-– São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9 às 17 horas. Quarta-feira de cinzas aberto a partir das 12h. No horário de verão: aberto das 9 às 18 horas. Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Bairro: Bom Retiro

bom-retiro

Considerado uma das principais regiões comerciais da cidade, o bairro do Bom Retiro é repleto de história, cultura e opções de lazer. Entre os pontos turísticos lá localizados, estão a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, a Estação Júlio Prestes e a Sala São Paulo, o Parque da Luz – mais antigo parque da cidade – e o Museu da Língua Portuguesa, além de templos de diferentes religiões (que surgiram devido à presença de imigrantes de várias partes do mundo), como a mais antiga sinagoga de São Paulo, a Sinagoga Kehilat Israel e o Mosteiro da Luz, onde há, anexo, o Museu de Arte Sacra.

A Rua José Paulino atrai pessoas do Brasil inteiro em busca de roupas com um bom preço, direto de lojas fabricantes. Outro destaque do bairro são os restaurantes de gastronomias variadas, como grega, leste europeu e, principalmente, coreana.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

pinacoteca-sp

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.

Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911. Após a reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica.

A Pinacoteca do Estado, ou Pina, conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição. A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz.

O valor do ingresso é R$15,00, sendo R$7,00 reais a meia-entrada para estudantes com carteirinha. Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento.

Dica: Aos sábados a entrada é gratuita para todos!

SERVIÇO
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 02 – São Paulo.
Horário de Funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 18h

Museu do Futebol – Pacaembu

Museu-Futebol

Em 29 de setembro de 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol, dentro do estádio do Pacaembu. O projeto ocupa área de 6,9 mil m² embaixo das arquibancadas do estádio. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.

Três eixos norteiam o passeio pelo museu: Emoção, História e Diversão.

É o lugar indispensável para quem gosta e acompanha o esporte que é paixão nacional!

Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). Entrada gratuita para todos às terças-feiras.

SERVIÇO
Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 17h (bilheteria até as 16h) e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h).
Horários podem ser alterados em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, verifique a agenda.

Núcleo Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira

Para finalizar o guia, que tal fazer uma trilha e ver a cidade de longe e das alturas? Uma boa opção é conhecer o Núcleo da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira.

Para fazer a trilha você precisa ir até a portaria do Núcleo Pedra Grande, que fica na R. do Horto, 1799.

A entrada custa R$12 por pessoa (crianças, idosos e afins, pagam meia). A portaria abre as 8h e fecha as 17h. Como o passeio é longo, só é permitido entrar na trilha até as 15h.

Eu recomendaria chegar bem cedo e aproveitar outras pequenas trilhas que existem dentro do núcleo. Além de dar uma descansada em alguns pontos, respirar ar puro e até fazer um piquenique no Lago das Carpas (continuação da trilha da Pedra Grande).

A trilha da Pedra Grande é o grande destaque da visita. Para chegar até o topo você vai ter que percorrer cerca de 9,6km (ida e volta + visita ao lago das carpas). Lembrando que metade desse caminho é de muita, mas muita mesmo, subida.

Depois de um pouco mais de 3km você chega ao ponto mais alto da trilha, onde existe o maciço rochoso situado a 1.010 metros acima do nível do mar (“Pedra Grande”).

Vale lembrar: leve bastante água (squeeze ou garrafa), passe repelente e protetor solar. Ah, e não esqueça de usar roupas confortáveis e um bom tênis para caminhada.

SERVIÇO
Núcleo Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira
Endereço: Rua do Horto, 1799 – São Paulo/SP.
Distância: 10 km da Praça da Sé
Acesso: Marginal Tietê / Av. Eng Caetano Álvares / Rua Voluntários da Pátria / Av. Santa Inês / Av. Luís Carlos Gentile de Laet / Rua do Horto
Extensão: 9,6 km (ida e volta)
Percurso: 3 horas
Piso da Trilha: asfalto, terra e cascalho.
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto.
Trilha autoguiada: nos finais de semana e feriados.
Trilha monitorada: de 3ª.a 6ª (exceto feriados), período letivo escolar. Pré agendamento no início do semestre.

Crédito das Fotos: SP Turis.


Guilherme Cury1844 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register