Categorias: Comportamento

É possível continuar uma relação depois de ser traído?

Nós precisamos comentar e refletir sobre a traição. Para algumas pessoas é um pecado imperdoável e nenhuma relação poderia continuar após uma traição. Mas isso é questão de perspectiva.

Alguns homens admitem que se a parceira descobrir que ele a traiu, ele tentaria reconquistá-la e continuar com a relação, mas não aceitaria de forma alguma ser traído.

Ou seja, quando eu traio, eu quero perdão, mas quando sou traído, não posso perdoar?

Nessa perspectiva resolvemos refletir para compreender se realmente há como continuar uma relação após ser traído. Separamos alguns aspectos que precisamos levar em conta.

Vamos trabalhar com a ideia de que a traição já ocorreu na relação e a sua parceira está querendo reatar o relacionamento. O que devemos pensar nessa cenário? Precisamos mensurar se:

O relacionamento realmente vale a pena?

Todos os relacionamentos tem seus altos e baixo e o seu não é diferente. Mas o que faz você querer reatar com a parceira? O que essa relação tinha de especial? Você gosta dela ou apenas está solitário?

Antes de pensar em reatar o namoro após uma traição, devemos considerar se essa relação realmente vale a pena. Tente relembrar como era esse relacionamento antes da traição, como você era, como você se sentia e saiba que as coisas não serão como antes, mas é possível ter um novo começo.

Em que circunstância ocorreu a traição?

Você também precisa considerar como foi essa traição. Vocês estavam dando um tempo? Como estava a relação? Será que você tem alguma culpa pelo que aconteceu? Pensar na traição é uma ótima forma de evitar que ela aconteça, pois você não irá cometer os mesmos erros.

É fundamental que você não seja paranoico (principalmente se for ter um novo relacionamento). Saiba que existem diversos motivos para uma traição ocorrer e que as circunstâncias da relação são importantes para que a traição ocorra (como estava o relacionamento, vocês estavam se dando bem, se a parte sexual e emocional estava satisfatória, etc.).

Leve em consideração os seus sentimentos.

Além das circunstâncias da relação, é preciso levar em conta o que você sente pela sua parceira. Será que a sua raiva e sentimentos de vingança estão maiores do que os sentimentos positivos por ela?

As coisas modificaram depois que a traição ocorreu?

É preciso saber que o sentimento pode atrapalhar a relação e se você não for capaz de se conter e compreender realmente o que ocorreu, você pode apenas sofrer, fazendo com que a sua relação não tenha qualidade alguma. Por isso, leve em conta o que você sente por ela e tente perceber se o acontecimento irá atrapalhar o relacionamento.

Independente da sua decisão, aja de acordo com ela.

Você, com certeza ,não terá uma decisão fácil após ser traído.

Tentar continuar com a relação ou ir para uma próxima?

Independente do que você escolha, saiba que você precisa ter certeza de sua escolha e não voltar atrás. Se você decidiu partir para outra, então esqueça esse relacionamento conflituoso e tente iniciar algo novo e diferente, evite contato com a sua ex e faça o possível para que esse acontecimento não te deixe com baixa autoestima achando que todas as mulheres traem (pois isso irá criar uma paranoia que dificilmente fará com que você tenha uma relação saudável no futuro).

Mas se você decidiu ficar com ela, tenha em mente que você não deve apenas perdoá-la. Você deve fazer com que a relação melhore e que o acontecimento fique realmente no passado. Nada de ficar utilizando esse acontecimento como chantagem tampouco tentar “retribuir o favor”.

É preciso aprender a passar por cima dos problemas do passado e superá-lo, caso contrário você irá ficar preso nesses problemas e jamais será capaz de evoluir e superar seus conflitos.

Portanto, tenha paciência e sabedoria para refletir sobre os acontecimentos para tomar uma decisão que seja saudável e que faça você aprender e melhorar com as experiências, pois é realmente com os acontecimentos negativos e dolorosos que somos capazes de aprender e melhorar.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo