Dicas para diminuir o uso dos smartphones

Atualmente utilizamos os smartphones para tudo e a todo o tempo. Algumas pessoas sentem a necessidade de deixá-los um pouco de lado, mas podem sentir um pouco de dificuldade para fazer isso.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que fazer para diminuir o uso desses aparelhos. São dicas que focam na diminuição do uso e, principalmente, na capacitação para se organizar no momento de utilizar os smartphones.

Portanto, se você tem interesse em deixar o seu celular um pouco de lado, siga algumas dessas dicas.

1) Deixe-o no modo silencioso.

Quando você não está esperando uma ligação/mensagem/e-mail importante, a melhor coisa a se fazer é deixar o aparelho no modo silencioso. Se for possível, não o deixe vibrar.

Assim ele não emitirá qualquer tipo de sinal, fazendo com que você pare de prestar atenção nele.

Os sons produzidos pelo celular fazem com que tenhamos a necessidade de olhar o que está acontecendo. Geralmente são apenas conversas sem muita importância (grupos do WhatsApp, por exemplo), ou coisas que podem ser resolvidas em outro momento.

2) Exclua alguns aplicativos.

Muitas vezes ficamos utilizando os aparelhos por causa de alguns aplicativos (como o do facebook, por exemplo). Se você realmente que diminuir o uso dos smartphones, talvez seja preciso excluir os aplicativos que te fazem ficar mexendo nele.

Em muitos casos, você pode usar esses aplicativos através de um computador. Ou seja, você passa a utilizá-los apenas em horários específicos (quando está no computador) e não a todo o momento.

Pode parecer um ato radical, mas com o tempo você se acostuma a ver seu celular sem tantos aplicativos assim (e sem estímulos para você ficar mexendo nele).

3) Deixe-o fora de alcance.

Separe um local para deixar o seu celular, de forma que ele fique fora de alcance.

Por exemplo, se você estiver deitado, deixe-o em um local que você não consiga facilmente pegá-lo. Se preferir, é melhor deixá-lo em um cômodo diferente do que você está.

Muitas pessoas utilizam o celular para ver as horas. Em alguns casos é interessante optar por um relógio.

4) Foque nas tarefas importantes.

Quando você está fazendo algo importante, o celular pode te distrair muito facilmente. Por esse motivo, é preciso focar nessas tarefas.

Assim, sempre que você estiver fazendo algo importante, pense que você só poderá mexer no celular quando terminar de fazer o que você precisa.

Assim, além de diminuir o uso, você aumenta a sua produtividade.

5) Tenha um horário para usá-lo.

Uma dica importante (mas uma das mais difíceis) é ter um momento durante o dia para utilizar algumas funcionalidades do smartphone.

Isso pode ser feito para algum aplicativo específico ou para o próprio aparelho. Ou seja, você pode estipular um tempo para usá-lo durante o dia e depois somente pegá-lo novamente no dia seguinte.

Geralmente, as coisas importantes são resolvidas com ligações, por isso, apenas deixá-lo em um local em que você possa ouvi-lo chamar (para ligações), já auxilia nesse processo.

Geralmente a tecnologia não é ruim, o problema é o uso que fizemos dela. Por isso, sempre que você estiver tendo conseqüências negativas com o uso de algum aparelho, utilizando de forma exagerada, talvez seja necessário fazer algumas mudanças.

Tudo Para Homens

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Tudo Para Homens