Categorias: Comportamento

Dicas de atividades para se fazer com seu filho

O tempo está passando, seu filho (ou filha) está crescendo e você gostaria de passar mais tempo juntos? Mas você anda sem criatividade para escolher o que fazer?

Para resolver esse problema, separei uma lista de atividades que você pode fazer com ele para que o tempo de vocês juntos seja mais significativo.

Confira algumas atividades entre pai e filho que você deveria tentar:

Cinema.

Essa é uma atividade comum, mas você realmente deveria tentar mais vezes. Convide seu filho para ir ao cinema com você (somente vocês dois) e deixe ele escolher o filme. Mas dessa vez realmente preste atenção no filme e tente compreendê-lo.

Depois do filme vocês podem ir comer juntos e conversar sobre o que vocês assistiram. Dê a sua opinião e questione a dele, pergunte sobre as partes mais engraças. Enfim, tenha uma interação de qualidade com ele.

Além de germinar a semente da boa relação, você também está ensinando que ele deve analisar as coisas e aprender se ele gosta ou não do que vê.

Escrever/Pintar.

Se você prefere fazer algo em casa, proponha uma brincadeira para ele. Essa brincadeira pode ser para vocês escreverem ou pintarem algo (pode ser até uma parede, porque não?). O importante é que o seu tempo esteja voltado inteiramente para ele, sem interrupções externas.

Tente se divertir enquanto faz isso com ele. Essa atenção irá fazer com que ele se sinta mais seguro. Você terá um tempo de qualidade com ele e irá estimular a criatividade dele. Além de ajudar a desenvolver a coordenação motora dele, seja escrevendo ou pintando.

Museu/Parque/Zoológico.

Essas são outras atividades muito comuns que nós estamos deixando de lado. Que tal propor uma dessas atividades para ele? Pergunte o que ele gosta de fazer, procure na internet (junto com ele) locais que vocês poderão visitar.

Veja o que mais o deixa animado e marque uma data para vocês irem. Mostre o calendário para ele e deixe claro que aquele será o dia que vocês irão.

Ele pode ficar ansioso e não gostar de aguardar, mas, ao fazer isso, você está ensinando para ele que as coisas as vezes demoram, mas acontecem.

Quando o dia chegar, faça com que seja uma atividade de qualidade e tente ensiná-lo novas coisas, isso irá influenciar muito o desenvolvimento dele.

Cozinhar.

Essa não é uma atividade muito comum entre pais e filhos e é isso que a torna ainda mais interessante. Que tal chamar o seu pequeno para te ajudar na cozinha?

Converse com ele sobre a comida que vocês vão fazer, pergunte sobre o que ele gosta, monstre os temperos e os gostos das coisas para ele. Faça com que ele tenha interesse pela comida e demonstre coisas que ele não está acostumado.

É importante que você não tenha compromissos e que a comida possa demorar a ser servida. Faça sem compromisso, com o objetivo apenas de se divertir. Assim você passará algumas horas de qualidade com ele sem gastar muito, além de estar ensinando o seu filho.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo Luchetta

Novos Posts

Uma reflexão sobre a masculinidade

Confira uma bela reflexão completa sobre o homem e a masculinidade.

% dias atrás

Como saber se ela está afim de você

Conheça os sinais que demonstram que ela está realmente afim de você.

% dias atrás

Conto Erótico: Seduzindo o Entregador de Pizza

Confira o conto erótico onde Lili resolve seduzir o Entregador de Pizza...

% dias atrás

Pessoas preguiçosas são mais inteligentes, diz estudo

Saiba mais sobre esse estudo americano que mostra que pessoas inteligentes geralmente são mais preguiçosas.

% dias atrás

Games imperdíveis que serão lançados em 2022

Confira uma lista com os principais games que serão lançados durante o ano!

% dias atrás

Como diminuir o medo da primeira transa

Algumas dicas para amenizar o medo no momento da primeira transa.

% dias atrás