Categorias: ArteEntretenimento

Como tirar fotos estilo Tumblr

Tumblr, pra quem não conhece, é uma rede social no estilo “blogging” que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e diálogos.

O mais comum na plataforma é o compartilhamento de fotos, que podem ser “reblogadas” facilmente e que acabaram ficando com uma estética muito padrão.

A foto “Estilo Tumblr” geralmente traz uma cena inspiradora, com uma cor mais dessaturada, algum tipo de filtro especial e efeitos de foco.

Confira alguns exemplos de fotos do estilo Tumblr:

Como tirar foto estilo Tumblr

Você pode usar uma câmera profissional ou mesmo o celular. Atualmente os smartphones trazem câmeras com qualidades tão boas quanto as câmeras profissionais.

O importante é que você pare um tempo para se inspirar nas fotos que você vê no Tumblr. Passe um bom tempo analisando as milhares de fotos que existem na plataforma e se inspirando nelas. Você vai identificar alguns estilos de fotos que você mais gosta e é baseado neles que você vai começar a fazer as suas.

Não tenha medo de “roubar ideias”. Salve algumas referências de fotos no seu celular e reproduza, com o seu estilo, lógico, e com o que você tem em mãos.

O que é mais padrão no conceito das fotos do Tumblr é fazer as pessoas se inspirarem e, por fim, terem vontade de compartilhar essa foto. Por isso, um recurso que pode ser utilizado é fazer fotos, por exemplo, de costas, de perfil ou de algum detalhe, dando mais destaque para a cena e não para o seu rosto.

Isso faz com que as pessoas consigam se imaginar na cena, sem o seu rosto atrapalhando nisso.

Eu mesmo faço bastante fotos nesse estilo, principalmente nas minhas viagens:

Outra coisa que você vai reparar é que alguns tipos de fotos do estilo Tumblr acabam demandando alguns elementos que você vai ter que ter em mãos ou buscar acrescentar na cena.

Minha namorada (@DeisiRemus), por exemplo, sempre leva nas nossas viagens um chapéu, flores de plástico, velas artificiais, etc. Além disso, sempre buscamos mais elementos do local para acrescentar na foto.

Essa foto que ela postou, por exemplo, usamos as velas artificiais e as flores que levamos para o hotel:

São esses elementos extras que fazem as pessoas se surpreenderem com uma foto. Depois disso entra o filtro utilizado, a posição da câmera, foco e afins.

Aplicativos para deixar as fotos estilo Tumblr

A melhor forma de finalizar sua foto, deixando com um efeito no estilo Tumblr, é utilizando aplicativos para smartphone. Existem vários, pagos e gratuitos. Os melhores que são gratuitos: VSCO, Camera360, Snapseed e Adobe Photoshop Lightroom.

Se você manja de Photoshop, você também pode fazer a edição das fotos no computador. Mas para ser mais ágil e manter um “padrão” de filtros e cores, a melhor opção são os apps de smartphone mesmo. Eu gosto bastante de usar o VSCO e o Snapseed.

Um exemplo de edição usando o VSCO para deixar a foto no estilo Tumblr:

O esquema do Estilo Tumblr é deixar a foto mais dessaturada, com alguma cor mais presente e fazendo os brancos ficarem menos brancos e os tons escuros menos escuos. Nesse exemplo de edição que fiz no VSCO, eu deixei os tons brancos e contrastados mais “puxados” para o azul.

Outro recurso que traz um toque de “naturalidade” e “nostalgia” é o efeito granulado. Geralmente as fotos do estilo tumblr trazem esse granulado. No VSCO existe essa opção de efeito (com ajuste de intensidade).

No caso de fotos P&B (preto e branco), o ideal é tirar um pouco do contraste, deixando as partes mais escuras da foto com menos intensidade (mais puxadas para o cinza escuro). E sempre usar um pouco do efeito de granulado nelas.

Se inspire em fotos no estilo Tumblr

Nada melhor do que se inspirar em fotos do estilo para futuramente criar as suas próprias. Confira algumas fotos do Tumblr e se inspire:

Já está preparado para ser um “Tumblr Boy”?

Guilherme Cury

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Veja os Comentários

Novos Posts

  • Comportamento

Existe um lado bom no ciúme?

Será que existe um lado bom do ciúme em um relacionamento? Confira essa reflexão.

% dias atrás
  • Bebida

Monges belgas estão ressuscitando uma receita de cerveja perdida há mais de 220 anos

Os monges da abadia de Grimbergen voltarão a produzir uma receita de cerveja medieval perdida há mais de 220 anos.

% dias atrás
  • Mulheres

Bom dia, Torrie Blake [+18]

Quando a música acabar, acenda as luzes e tome um café preto com esta boneca tatuada do sul...

% dias atrás
  • Comportamento
  • Saúde

Como aprendi a lidar com minha ansiedade

Aprenda a lidar com a sua ansiedade seguindo o exemplo de um homem que já foi muito ansioso.

% dias atrás
  • Viagem

7 viagens para fazer a dois

Confira destinos nacionais e internacionais que oferecem muito romance para casais viajantes.

% dias atrás
  • Cinema & Séries
  • Comportamento
  • Entretenimento

Diferenças entre o sexo nos filmes e na vida real

Série de tirinhas brinca com a diferença entre a romantização do sexo nos filmes, em comparação com o momento na…

% dias atrás