Como se preparar para a Trilha Inca (e trilhas alternativas)

trilha-inca-peru

Um tour até a cidadela inca de Machu Picchu é, sem dúvida, o objetivo de todo o viajante que visita o Peru. Provavelmente será uma das maiores experiências adquiridas em sua vida de viajante. Se quiser ficar mais satisfeito pode optar por uma rota não tradicional fazendo uma das rotas de trekking até a cidadela de Machu Picchu.

Para realizar estas experiências vividas nestas rotas as seguintes dicas são recomendadas a todos que tenham espírito aventureiro. As opções podem ser o Caminho Inca, o Caminho Inca Jungle, O Caminho Salkantay ou o Caminho por Lares. Atualmente a rota mais apreciada é o Caminho Inca Tradicional de 4 dias e sua versão curta de 2 dias, ambas são maravilhosas.

Clever Ponce, sócio da agência de viagens Peru Grand Travel, especialista na Trilha Inca, passa algumas dicas de como se preparar antes de sua partida. Aqui deixamos os aspectos principais a serem levados em conta.

Organizar sua viagem com antecedência

Para realizar estas rotas é necessário fazê-las acompanhado de um guia de turismo de uma agência de viagens autorizada. Esta se encarregará de adquirir as entradas e todo o necessário como equipamentos e alimentação para o passeio. No caso do Caminho Inca Clássico, é necessário fazer a reserva com antecedência de, no mínimo 4 meses, já que sua disponibilidade é limitada (500 pessoas por dia incluindo carregadores e cozinheiros, ou seja, a capacidade é para cerca de 200 visitantes). Um detalhe a ser levado em conta: não cometam o erro de muitos turistas que, por falta de informação, primeiro asseguram se o vôo e depois buscar reservar a Trilha Inca, frustrando-se finalmente ao se darem conta que não há mais ingressos para esta concorrida rota.

subindo-montanha-machu-picchu

Preparação física antecipada

Antes de empreender-se por esta mágica rota, é necessário preparar-se fisicamente já que na rota tradicional é necessário esforço extra e energia para cumprir o trajeto. Uma vez iniciada a aventura não haverá opção de retornar a menos que seja por não ter mais condições de continuar. Então o que deve fazer?

  • Exercícios para as pernas. Exercitar o corpo é importantíssimo, pois a rota é uma caminhada entre planícies e relevos acidentados.
  • Faça subidas íngremes, se possível use escadas para praticar uma vez que estas rotas possuem caminhos muito íngremes.
  • Caminhe por longos períodos sem parar já que fará longas caminhadas no caminho a Machu Picchu, andando por períodos de 6 a 7 horas por dia.
  • Caminhe com os mesmo sapatos de trekking que usará na rota escolhida. É recomendável não usar sapatos novos nestas rotas uma vez que eles podem resultar em incômodos dificultando o caminho. É melhor realizá-las com sapatos que já estão acostumados aos nossos pés.

Preparação para os dias anteriores à caminhada

O último a considerarmos é a preparação para os dias anteriores à caminhada uma vez que é necessário estar em ótima condição antes de iniciar seu caminho para qualquer das rotas escolhidas para chegar à misteriosa cidade inca.

  • É importante estar em Cusco com, no mínimo 2 dias, antes de realizar estes trekkings para que nosso corpo se aclimate e possamos realizar a caminhada sem problemas.
  • Descanse e durma bem na noite anterior ao iniciar o caminho.
  • Leve seus medicamentos pessoais para evitar qualquer problema com seu organismo durante o trajeto.
  • Muito importante: evite consumir comida não saudável, tomar bebidas alcóolicas em excesso e fumar durante estes dias anteriores à caminhada. Isto fará com que seja mais fácil caminhar e se adaptar aos diferentes ambientes durante a rota.
  • Leve uma máquina fotográfica com bateria extra para capturar todas as paisagens maravilhosas que verá.

alto-montanha-machu-picchu

Estas rotas memoráveis provavelmente o deixarão fascinado por sua complexidade, beleza paisagística e desafios cumpridos ao final do dia que o deixarão absorto. Esta rota que antigamente era percorrida pela nobreza inca e por seus mensageiros na época do incanato, agora será percorrida por você, amante da aventura extrema que gosta de experimentar o diferente. O mesmo se passa com as rotas alternativas como Salkantay, onde é possível observar enormes avalanches de neve caírem do cume da montanha. Ou Inca Jungle, onde é possível apreciar os diferentes ecossistemas do Peru. Não perca a oportunidade de sentir novas emoções para a qual deve se preparar antecipadamente como detalhamos e assim pode se organizar para evitar qualquer problema.


Tudo Para Homens598 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register