Categorias: Comportamento

Como saber se você está sendo desagradável

Existem alguns momentos em que não temos certeza se estamos incomodando o outro ou se estamos sendo inconvenientes, como se nossa presença no local não estivesse agradando. Isso pode ocorrer quando visitamos alguém ou conversamos com pessoas que não estão interessadas em nossa conversa.

Não perceber se estamos sendo inconvenientes pode fazer com que o outro sinta-se incomodado conosco e até mesmo fazer com que ele evite ter contato conosco futuramente. Existem alguns comportamentos (por parte do outro) que nos avisam se estamos sendo inconvenientes. Elaborei essa lista para que seja mais fácil perceber essas situações para que as mesmas possam ser evitadas.

1) O outro demonstra-se impaciente com você.

Dependendo da situação, a impaciência pode ser um sinal de que você está sendo inconveniente. Não precisa ser necessariamente algo agressivo, onde o outro briga com você, mas uma demonstração de impaciência. Essa demonstração pode ocorrer direta ou indiretamente para com você.

É preciso perceber a situação para saber se essa inquietude e impaciência por parte do outro tem relação com a sua presença no local. Caso você perceba isso, talvez seja o momento de retirar-se, despedindo-se adequadamente.

2) Respostas curtas e diretas.

Outra maneira do outro demonstrar que você esta sendo inconveniente é evitar comunicar-se adequadamente com você. Ele pode começar a evitar a conversação para que você entenda que está na hora de ir embora, ou pelo menos, que está na hora de parar de conversar. A pessoa pode então optar por responder as suas respostas apenas com sim/não, sendo direto e curto, demonstrando que não está interessado em conversar.

Nesse caso, cabe a você perceber se é isso que realmente está acontecendo e parar de insistir em continuar a conversa. Algumas pessoas ainda perguntam o que está acontecendo ou se o outro não quer conversar. Geralmente o outro fala que quer conversar sim, quando na verdade não quer, deixando a situação ainda mais complicada (e você parecendo cada vez mais inconveniente).

3) Falta de interesse em iniciar uma conversa nova.

Do mesmo modo que o outro pode começar a responder suas perguntas de uma maneira mais direta, ele pode dificultar também para que se inicie uma nova conversa, demonstrando que não tem interesse de continuar conversando com você e talvez seja a hora de ir embora.

Essa falta e interesse pode ser feita dando opiniões rasas a respeito da nova conversa ou ficando demasiadamente em silêncio, para demonstrar falta de interesse. É importante perceber isso e parar de tentar conversar com a pessoa que está desinteressada. E isso poder ir para o lado digital também, onde o outro demonstra total interesse em conversar contigo pelas redes sociais ou por mensagens.

4) Negar atividades em conjunto.

Quando o outro não deseja mais a sua companhia, ele pode começar a demonstrar isso através de comportamentos negativos. Quando você propor uma nova atividade e o outro negar, comece a prestar maior atenção nos comportamentos dele. Caso ele não demonstre interesse em nenhuma atividade que você propôs e tampouco ele mesmo propôs alguma outra sugestão, isso pode significar que ele não quer mais sua presença.

Esse pode ser um meio do outro lhe comunicar que está na hora de cada um fazer suas atividades individualmente.

5) Começar a falar sobre seus próximos compromissos.

Para fazer com que você vá embora, sem parecer que ele está te expulsando, o outro pode começar a comunicar quais são os próximos compromissos dele. Como por exemplo “daqui a pouco eu preciso fazer tal coisa”, ou “estou atrasado para um compromisso” e assim por diante. Dependendo da situação, é interessante perceber isso e deixar o outro realizar os compromissos dele, afinal, ele está lhe dizendo indiretamente que você está atrapalhando.

6) Comunicar cansaço demasiado.

O contrário de comunicar os compromissos é dizer que está demasiadamente cansado, ou seja, o outro começa a falar que está muito cansado no momento e precisa descansar, afinal ele tem muitos compromissos diários e sente a necessidade de relaxar. O que ele pode estar lhe dizendo é que você está atrapalhando, ou não está deixando que ele descanse adequadamente.

Portanto, se você não tem uma boa razão para estar com ele, é interessante entender o recado e deixá-lo sozinho para que ele consiga realmente descansar. Perceber isso é deixar de ser inconveniente e entender o outro.

7) Pedir para que você se retire.

Esse é o mais difícil de acontecer, depende muito do grau de intimidade entre vocês e a relação. Quando o outro pede para que você se retire, provavelmente significa que ele já tentou te informar, com outros meios, que você precisa ir embora e você provavelmente não percebeu.

Entender esses sinais e comportamentos alheios é tornar-se uma pessoa mais agradável, pois dificilmente você irá incomodar o outro ou ser um inconveniente. É interessante saber a hora de estar com alguém e a hora de separar-se. Por isso é importante ter atividades para realizar com as outras pessoas e outras que possam ser realizadas sozinho, que também te tragam prazer. Ser muito dependente do outro automaticamente significa ser inconveniente e não saber a hora de se retirar.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo