Categorias: Comportamento

Como evitar a preocupação por antecipação

A preocupação por antecipação ocorre por causa daqueles pensamentos que fazem com que fiquemos ansiosos e com receio dos acontecimentos do futuro. Ela ocorre quando não conseguimos parar de nos preocupar com coisas que ainda nem aconteceram.

Essa preocupação geralmente está relacionada com acontecimentos que são importantes para nós.

Portanto, se você se preocupa com muita frequência com coisas que ainda não aconteceram (e que talvez nem aconteçam), conheça algumas maneiras de modificar isso.

Evite pensar no que está te preocupando.

O primeiro passo é tentar ocupar a sua mente com algo que lhe traga bons pensamentos, evitando ficar pensando apenas no que está te deixando preocupado.

No lugar de pensar sobre as coisas do futuro, tente refletir sobre as coisas do momento. O que você está fazendo, como você irá fazer, buscando os melhores caminhos para conseguir realizar o que precisa ser feito no presente.

Assim, você evita ficar pensando no futuro e passa a realizar as coisas do presente.

Pare de fantasiar sobre o futuro.

Quando estamos preocupados com algo que irá acontecer, nós ficamos fantasiando sobre como e quando irá acontecer. O problema é que, geralmente, fantasiamos de uma forma negativa, acreditando que não irá dar certo.

Por isso, se você se pegar fantasiando sobre as coisas do futuro, você precisa pensar que isso é apenas uma fantasia e que as coisas, na realidade, ocorrem (ou ocorrerão) de uma forma diferente.

Reflita sobre essa preocupação.

Quando você está preocupado com algo, você precisa refletir sobre isso. Ou seja, você precisa entender os motivos de você estar preocupado.

Quanto mais você refletir, mais rápido irá perceber que a sua preocupação é infundada e que algumas coisas só podem ser resolvidas no momento em que estão ocorrendo.

Por isso, no lugar de se preocupar com o futuro, prepara-se no presente. Para que no futuro você consiga passar pelas experiências de uma forma positiva.

Fale sobre o que te preocupa.

Uma maneira de diminuir a preocupação é conversando com alguém sobre ela. Conversar de uma forma em que você possa apenas “botar para fora” essa preocupação e não pedindo conselhos para os outros.

Somente o fato de você falar “tem algo que está me preocupando” e contar o que é, você já se sente aliviado. Mas só isso não é o suficiente. Por isso é interessante tentar fazer as outras dicas que estão nesse artigo.

Esteja preparado.

Além de refletir e comunicar sobre a sua preocupação, a melhor maneira de lidar com ela é estar preparado para ela. Ou seja, você precisa se preparar no presente, para que no futuro, você possa lidar com a situação que está lhe preocupando.

Por isso, no lugar de fantasiar sobre as coisas, ficar pensando sobre como a situação irá ocorrer, você deve procurar por meios que te deixem mais preparados para enfrentar essas situações.

Quando você se sentir preparado para lidar com elas, elas deixarão de te preocupar e você dificilmente pensará sobre elas, apenas irá enfrentá-las.

Tudo Para Homens

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Tudo Para Homens