Clique e saiba mais!


Categorias: CulturaEntretenimento

Como eram as 7 maravilhas do mundo antigo

As 7 maravilhas do mundo antigo foram listadas pelo poeta e escritor grego, Antípatro de Sídon, incialmente como as “7 coisas dignas de serem vistas”. São monumentos que foram construídos em diferentes épocas da antiguidade e que hoje só existe uma das maravilhas ainda em pé: “A Grande Pirâmide de Gizé”.

Confira como eram, de acordo com ilustrações e relatos históricos, as 7 maravilhas do mundo antigo em uma versão redesenhada em 3D e posicionadas no lugar onde estariam atualmente:

A Grande Pirâmide de Gizé

Apesar de ser uma das maravilhas que ainda existe, a Grande Pirâmide de Gizé, também chamada de Pirâmide de Quéops, antigamente era totalmente coberta de alabastro e contava com um ápice de ouro maciço. Seu tamanho é impressionante! São 146 metros de altura e mais de 2,3 milhões de blocos usados para a construção desse grande monumento localizado na fronteira de Gizé, no Egito.

Jardins Suspensos da Babilônia

Os Jardins Suspensos da Babilônia são, talvez, uma das maravilhas relatadas sobre a qual menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrado, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água.

Acredita-se que tenha sido construído na antiga cidade da Babilônia, próximo de onde atualmente se localiza a cidade de Hillah, no Iraque. Nas obras de Josefo, encontram-se citações ao sacerdote babilônico Beroso, que teria escrito em aproximadamente 290 a.C. que os jardins suspensos eram obra do rei neobabilônico Nabucodonosor II, que governou entre 605 e 562 a.C..

Colosso de Rodes

O Colosso de Rodes foi uma estátua do Deus do Sol da mitologia grega (Hélios) erguida na cidade de Rodes, na ilha homônima, por Carés de Lindos em 280 a.C.. Foi construída para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C.. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, a Colosso tinha aproximadamente 33 metros, uma das mais altas estátuas do mundo antigo. O monumento foi destruído durante um terremoto de 226 a.C. e nunca foi reconstruído.

Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria foi um farol construído pelo Reino Ptolomaico entre 280 e 247 a.C. na cidade de Alexandria, Egito. Tinha entre 120 e 137 metros de altura e, por muitos séculos, foi uma das estruturas mais altas no mundo. Danificado por três terremotos entre os anos de 956 e 1323, tornou-se uma ruína abandonada. Até 1480, era a terceira maravilha antiga sobrevivente (depois do Mausoléu de Halicarnasso e da Grande Pirâmide de Gizé), quando então a última de suas pedras remanescentes foi usada para construir a Cidadela de Qaitbay no mesmo local. Em 1994, os arqueólogos franceses descobriram parte dos restos do farol no Porto Oriental de Alexandria. Em 2015, o Ministério de Estado das Antiguidades do Egito planejou transformar as ruínas submersas da antiga Alexandria, incluindo as de Faros, em um museu subaquático.

Mausoléu de Halicarnasso

O Mausoléu de Halicarnasso ou Mausoléu de Mausolo foi uma tumba construída entre 353 e 350 a.C. em Halicarnasso (atual Bodrum, Turquia) para Mausolo, um sátrapa do Império Aquemênida, e Artemísia II de Cária, sua irmã e esposa. A estrutura foi desenhada pelos arquitetos gregos Sátiro e Pítis.

Tinha aproximadamente 45 metros de altura e cada um de seus quatro lados foi adornado com relevos criados por cada um dos quatro escultores gregos: Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo. A estrutura finalizada foi considerada como sendo um triunfo estético por Antípatro de Sídon, que a identificou como uma de suas sete maravilhas do mundo antigo. O termo mausoléu veio a ser usado genericamente para qualquer grande tumba, embora “Mausol-eion” originalmente significasse “associado com Mausolo”. A construção foi destruída por sismos sucessivos do século XII ao século XV.

Estátua de Zeus

A Estátua de Zeus era uma grande estátua do Pai dos Deuses, Zeuz, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego Fídias por volta de 435 a.C. no santuário de Olímpia, na Grécia.

A escultura tinha placas de marfim e painéis de ouro sobre uma estrutura de madeira, que representava o deus Zeus sentado em um trono de madeira de cedro elaborado ornamentado com ébano, marfim, ouro e pedras preciosas. Foi perdida e destruída durante o século V sem nenhuma cópia, sendo que seus detalhes e forma são conhecidos apenas através de antigas descrições e representações gregas em moedas.

Templo de Ártemis

O Templo de Ártemis ou Templo de Diana era localizado em Éfeso, uma antiga cidade grega na costa de Jônia, província de Esmirna, Turquia. Era o maior templo do mundo antigo e durante muito tempo o mais significativo feito da civilização grega e do helenismo, construído para a deusa grega Ártemis, da caça e dos animais selvagens. Foi construído no século VI a.C. no porto mais rico da Ásia Menor pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metágenes.

Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma. Duzentos anos mais tarde foi destruído por um grande incêndio, e reerguido por Alexandre, o Grande. Atualmente, após sucessivos terremotos e saques, apenas uma solitária coluna do templo reerguida por arqueólogos alemães no século XIX encontra-se de pé.

Encerramos o post com uma das frases de Antípatro de Sídon sobre essas maravilhas:

“Pus os olhos nas elevadas muralhas da Babilônia, nas quais há um caminho para carruagens, e na estátua de Zeus pelo Alfeu, nos jardins suspensos, no colosso do Sol, no enorme trabalho das altas pirâmides e no vasto túmulo de Mausolo; mas quando vi a casa de Ártemis que subia às nuvens, aquelas outras maravilhas perderam seu brilho e eu disse: “Eis que, além do Olimpo, o Sol nunca brilhou tão alto”.

Crédito das imagens: Budget Direct.

Guilherme Cury

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Novos Posts

  • Beleza
  • Cuidado Pessoal

6 dicas para melhorar sua aparência

Cuidar da aparência é extremamente importante para o homem que se preza. Existem diversos estudos que comprovam que homens com…

% dias atrás
  • Comportamento

A importância do pai na vida das crianças

Veja como é importante para as crianças ter um pai presente em sua vida e em seu desenvolvimento.

% dias atrás
  • Bebida
  • Cinema & Séries
  • Entretenimento

Schraderbräu: Cerveja de ‘Breaking Bad’ acaba de se tornar real!

A cerveja Schraderbräu, de Hank na série "Breaking Bad", acaba de ser lançada ao mercado.

% dias atrás
  • Mulheres

A linda e apaixonante Mary Kalisy [+18]

É, meu amigo, hoje você vai ter que ser forte pra não se apaixonar pela linda Mary Kalisy.

% dias atrás
  • Comportamento

O que realmente é um relacionamento para você?

Um pouco sobre respeito, sinceridade e honestidade.

% dias atrás
  • Entretenimento
  • Games
  • Tecnologia

Os melhores jogos de tiro para celular

Saiba quais são os melhores jogos de tiro para você baixar e jogar no seu celular.

% dias atrás