Categorias: Comportamento

Como diminuir o medo de perder sua namorada

Os relacionamentos são parte importante de nossas vidas, mas isso não significa que sejam a coisa mais importante da nossa vida. Existem diversas coisas que são mais importantes que uma relação amorosa.

É interessante saber mensurar o quão importante é a sua parceira na sua vida e tomar cuidado para não ficar dependente seu do relacionamento.

Em alguns casos, existem pessoas que se importam tanto com o relacionamento que acabam sofrendo, com o medo de perder a namorada, fazendo de tudo para que a relação não chegue ao fim.

É preciso lidar com esse medo e tentar modificar alguns comportamentos, por isso, se você sofre com medo de perder a sua parceira ou conhece alguém que esteja sofrendo com isso, veja algumas dicas para amenizar esse medo e não depender tanto do relacionamento.

Perceba de onde surgiu esse medo.

Antes de começar a tentar amenizar esse medo, é interessante pensar em que momento ele começou a existir. Para isso, sugiro algumas reflexões:

Como eram seus relacionamento passados?

Você sempre sentiu medo de perder suas parceiras?

Quando esse medo começou no relacionamento atual?

O que faz você sentir esse medo?

Essas reflexões podem auxiliar para que você entenda um pouco mais sobre esse medo e, principalmente, podem fazer com que você perceba que esse conflito tem um motivo específico.

Desse modo, fica mais fácil diminuir ou acabar com ele.

Cuidado com a dependência afetiva.

O medo de perder a namorada, em alguns casos, pode estar relacionado com a dependência afetiva.

Ou seja, alguns homens ficam tão dependentes de seu relacionamento, acreditando que somente com a parceira que são felizes, que acabam criando uma dependência.

Essa dependência é muito perigosa, pois é possível parar de agir naturalmente, para apenas tentar agradar a parceira. Com o tempo isso pode trazer muitos prejuízos para o relacionamento.

Nós já falamos sobre as consequências da dependência afetiva por parte do homem em uma relação. Para saber mais sobre o tema, você pode ler sobre ele aqui.

Portanto, tente perceber se existe algum tipo de dependência afetiva, por sua parte, para com a sua namorada, para descobrir se o seu medo está ligado com essa dependência.

A relação não deve ser a coisa mais importante da sua vida.

Para começar a amenizar o medo, é preciso parar de colocar a relação (ou a namorada) em um pedestal, e saber que ela faz parte da sua vida, mas não é a coisa mais importante do mundo.

Ter em mente que a sua parceira escolheu ficar com você e que vocês estão partilhando uma relação juntos pode auxiliar para que o medo diminua.

É interessante pensar também que a sua namorada escolheu ficar com você, assim como você escolheu ficar com ela. Porém, isso não significa que a relação seja para sempre ou que você precisa ficar muito apegado a esse relacionamento.

Tenha em mente que o fim do relacionamento pode ocorrer.

Saber que a relação pode não durar para sempre, pode ser uma maneira interessante de lidar com a situação. Porém, isso é diferente de fazer com que a relação acabe. Ou seja, você deve saber que a sua relação um dia poderá acabar, mas mesmo assim, deve fazer o possível para que ela continue e seja saudável.

Tente sempre focar na saúde do relacionamento, com uma relação saudável e prazerosa. Assim ela poderá durar por muito mais tempo. Porém, se a relação perder a saúde e começar a se tornar destrutiva, em alguns casos, pode ser melhor desistir dela.

Dessa forma, você irá tentar fazer o possível para o relacionamento funcionar, mas se não funcionar, você saberá que não foi sua culpa. O importante é tentar dar o melhor de si.

O que você faz para não perdê-la?

É interessante pensarmos também que o medo de perder a parceira pode estar relacionado com a falta de atitudes para não perdê-la. Ou seja, em alguns casos nós sentimos que deveríamos fazer mais pela relação, mas não o fazemos.

Assim, acabamos ficando com medo de perder a namorada, pois sabemos que não estamos fazendo nada para o relacionamento funcionar.

Nesse ponto de vista, perder o medo também significa passar a se comportar de uma forma saudável, para a manutenção do relacionamento.

Entendendo um pouco mais sobre o seu medo de perder a parceira, sobre as suas atitudes e até as possíveis dependências em uma relação é um ótima maneira de começar a amenizar esse medo e buscar por um relacionamento mais saudável.

Dessa forma, você não irá apenas perder o medo, como também irá ter uma relação muito melhor. A sua relação e a sua namorada vão agradecer muito essas mudanças.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

Compartilhe
Publicado por
Leonardo