Categorias: Comportamento

Coisas que te deixam alegre em curto prazo

Existem coisas que nos trazem muitas alegrias. Algumas delas fazem com que fiquemos alegres por um bom tempo, enquanto outras fazem com que fiquemos alegres por um pequeno período de tempo.

É a alegria com prazo de validade.

Mas não é somente porque essas coisas nos trazem alegria por um curto prazo que elas não são prazerosas ou que não devemos aproveitá-las.

Por isso, separamos uma lista com as coisas que nos trazem algum tipo de alegria em curto prazo e que nem sempre fazem com que fiquemos felizes. Portanto, se você estiver passando por um momento de dificuldade, essas coisas talvez não sejam a solução para você.

Conquistar algo.

Quando conquistamos algo, principalmente se lutamos para conseguir isso, temos uma sensação muito grande e prazerosa de alegria. Sentimos que tudo o que passamos valeu a pena.

Esse sentimento é de curto prazo, pois logo pensamos em novas conquistas e iniciamos novas batalhas para ter novamente essa sensação. Por isso, tente aproveitar esse sentimento, pois ele será passageiro.

Não se esqueça de sempre buscar por novas conquistar (até aquelas difíceis), pois assim você terá sempre um motivo para continuar a batalhar.

Vencer um desafio.

Vencer é sempre muito bom. Mas a alegria da vitória é duradoura. Por isso há pessoas viciadas em vencer (e que não sabem lidar com os sentimentos provenientes da derrota).

Essa é uma sensação particular que envolve vários elementos (tanto quanto o de conquistar algo), por isso a vitória deve ser apreciada e comemorada, afinal, se você quiser se sentir assim novamente, você terá que ter desafios e vencer mais uma vez (mas terá que ser um desafio diferente).

Bebidas alcoólicas.

As bebidas alcoólicas alteram o nosso estado de humor e a nossa percepção, mas geralmente somente potencializam o que estamos sentindo. Por isso, se você estiver triste, pode ser que a bebida piore esse sentimento.

Mas se você estiver um pouco contente, a bebida irá te ajudar a extravasar esse contentamento e irá potencializar essa alegria.

Como sabemos, esse sentimento de alegria irá durar tanto quanto o efeito do álcool (não por muito tempo). Então, cuidado ao tentar “beber para se animar” e evite beber para “ficar alegre”.

Gastar/Receber dinheiro.

Quando compramos algo ou recebemos dinheiro (principalmente quando não estávamos esperando por esse dinheiro) geralmente nos sentimos muito contente e alegre. Essa alegria é proveniente das possibilidades (de tudo o que você pode fazer com esse dinheiro ou com esse objeto que comprou).

Com o tempo essa alegria vai diminuindo e as possibilidades parecem ser melhores, fazendo com que voltemos ao estado de humor que estávamos antes.

Portanto, por mais que seja prazeroso fazer compras ou ganhar dinheiro, saiba que essa sensação de prazer e alegria será passageira e isso não vai fazer com que você fique bem (se você estiver passando por um momento difícil).

Sexo.

O sexo é uma das coisas mais prazerosas que nós experienciamos (na maioria dos casos).

Mas essa alegria dura tanto quanto as nossas descargas hormonais, depois sentimos apenas sono mesmo.

Os nossos hormônios são os responsáveis pela sensação de prazer e alegria que temos durante o sexo, além do sentimento de relaxamento. Mas para você se sentir assim novamente, terá que ter uma nova descarga de hormônios (que não serão tão intensos quanto o primeiro). Por isso a primeira transa depois que você fica um tempo sem transar, é tão prazerosa).

Mas lembre-se, será uma sensação passageira.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo