Categorias: ComportamentoSaúde

As vantagens de ser um doador de sangue

Você sabia que doar sangue pode trazer algumas vantagens para você? Nesse artigo vou falar sobre algumas delas e os requisitos mínimos para que você possa se tonar um doador. Confira:

Doar sangue pode te conseguir um emprego.

Existem empresas que se interessam por colaboradores que são doadores de sangue e essa pode ser uma característica que irá te diferenciar dos outros concorrentes em disputa por vaga de emprego.

Por isso, a diferença entre ser ou não um doador pode ser o que você precisava para conseguir um emprego em uma grande empresa, que é socialmente responsável. Principalmente em grandes empresas que fazem campanhas de doação.

A doação de sangue é critério de desempate em concursos públicos.

Em caso de empate, ser doador de sangue vira um critério de desempate dos participantes, dando alguns pontos a mais para quem é doador.

Por isso, em alguns editais, você precisa informar se é ou não doador de sangue.

Para ter esse benefício, a única coisa que você precisa fazer é doar sangue. Uma atitude que é rápida e fácil.

Você se sente bem ao doar sangue.

Doar sangue é o ato de ajudar o próximo. E nós nos sentimos muito bem com nós mesmos quando temos atitudes altruístas. Quando ajudamos o outro sentimos que estamos fazendo algo certo e nos orgulhamos de nós mesmos.

Por isso, logo após a doação, nós passamos a nos sentir muito bem, pois fomos úteis e ajudamos o outro, sem pedir nada em troca.

Você faz exames sem custos.

Antes de fazer a doação, você passa por uma triagem e realiza alguns exames para saber se você pode ou não doar seu sangue.

Esses exames são feitos de forma gratuita e você fica sabendo dos resultados. Caso você não seja apto para doar sangue, você fica sabendo o motivo e pode tratá-lo com mais facilidade.

Você contribui para a ciência.

A doação de sangue não é somente para ajudar os outros. Em alguns casos, amostras de sangue são coletadas para que seja possível estudar esses sangues, produzindo artigos científicos e colaborando para o crescimento do conhecimento da ciência.

Por isso, além de ajudar quem precisa, você também pode ser útil para enriquecer a comunidade científica, principalmente para os estudantes da área da saúde.

Requisitos para a doação.

Se você se interessou pelo tema e deseja ser um doador, aqui estão alguns requisitos:

– Ter e estar com boa saúde.
– Não ter tido hepatite após 11 anos de idade.
– Ter entre 16 e 67 anos (jovens de 16 e 17 anos só podem doar acompanhados dos responsáveis legais ou, portanto autorização dos mesmos).
– Pesar mais de 50kg.
– Ter dormido bem na noite anterior a doação.
– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
– Não ter submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses.
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Para doar sangue você pode ir até um posto de coleta ou hemocentro de sua região ou buscar por mais informações no hospital da sua cidade.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo