As 7 cidades mais antigas do mundo

jerico

Conheça as 7 cidades mais antigas do mundo, que podem ser visitadas e prometem uma viagem ao tempo:

1) Jericó

jerico

Jericó é uma antiga cidade palestina conhecida até hoje como a “cidade mais antiga do mundo”. Arqueólogos descobriram assentamentos que datam de antes de 9.000 a.C.

A cidade fica situada às margens do rio Jordão, encrustada na parte inferior da costa que conduz à serra de Judá, a uns 8 quilômetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto e aproximadamente a 27 km de Jerusalém. É citada na bíblia cristã como uma importante cidade no vale do Jordão.

2) Biblos

byblos

Biblos é uma cidade que fica localizada na costa mediterrânea do atual Líbano, a 42 quilômetros de Beirute. O local foi povoado primeiramente por volta de 5 000 a.C.. As primeiras características urbanas datam do III milênio a.C., como indicam os restos de casas edificadas com um tamanho uniforme.

Foi fundada pelos fenícios, mas teve seu nome dado pelos gregos, que importavam papiro da região (βύβλος). É também por isso que surgiu o nome da Bíblia (do grego βιβλία, “livros”).

3) Alepo

Aleppo

Alepo é uma cidade do norte da Síria que é considerada a maior do país. Assim como Biblos, tem indícios de ter sido habitada desde 5 000 a.C..

Por séculos Alepo foi a maior cidade da Grande Síria, e a terceira do Império Otomano, depois apenas de Constantinopla e do Cairo. Embora esteja relativamente perto de Damasco em termos de distância, Alepo é diferente em sua identidade, arquitetura e cultura, todas marcadas por um contexto histórico-geográfico distinto.

4) Damasco

Damasco-siria

Damasco é a capital da Síria. É uma das cidades mais antigas habitada continuamente no mundo (escavações comprovam uma ocupação contínua de mais de 5.000 anos), sendo a capital de país mais antiga no mundo.

5) Susa

Susa-Iran

Susa era uma antiga cidade que fez parte dos impérios babilônico, Persa e Parta, localizada a cerca de 250 km a oriente do rio Tigre, no que é hoje o sudoeste do Irã. Estudos arqueológicos apontam que os primeiros habitantes da cidade datam de 4.200 a.C..

6) Faium

fayum

Faium é uma cidade do Egito, habitada desde 4.000 a.C., localizada a 130 km a sudoeste do Cairo. Ocupa parte do antigo sítio de Crocodilopolis (centro de adoração de Sobek, o Deus-Crocodilo)  e era conhecida como Eueméria no período romano.

7) Sídon

Sidon

Sídon é a terceira maior cidade do Líbano e tem mais de 7 mil anos de história. Situa-se na costa do mar Mediterrâneo, a cerca de 40 km ao norte de Tiro e a 48 km da capital do país, Beirute. Sídon teve conquistadores Filisteus, Assírios, Babilónios, Egípcios, Gregos e finalmente Romanos, antes da era cristã. Segundo a tradição cristã, tanto Jesus Cristo como Paulo de Tarso a visitaram. Herodes, o Grande também visitou a cidade.

Você já conheceu alguma dessas cidades?


Guilherme Cury1771 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register