Categorias: Comportamento

Argumentos que não devemos usar em uma discussão

Veja bem, a discussão que estou me referindo é a de ideias, de conceitos divergentes, quando há duas pessoas conversando sobre um fato conflitando, que não envolve uma briga em si, mas sim uma divergência de ideias.

Nessa discussão que estou falando, o importante seria a sua ideia sobressair a ideia do outro, a ponto de fazer com que os outros concordem com você (a pessoa que você está discordando não necessariamente precisa concordar). Para fazer com que seu ponto seja valido, você deve evitar alguns argumentos. Portanto, conheça 4 argumentos que você nunca deve utilizar em uma discussão de ideias.

É complicado.

As frases, “o tema é muito complicado” ou “isso é complicado” são utilizadas geralmente para acabar com a discussão ou para fazer com que o outro pare de falar sobre determinado tema, mesmo que você ainda queira discutir sobre ele. O problema de utilizar essas frases é que você acaba deixando subentendido que você não conhece muito sobre o tema ou que você não pensou muito sobre ele. Mesmo que seja um tema que você tenha interesse e conhecimento.

Por isso, em uma discussão, você deve evitar dizer que o tema é complicado, além do que, o outro pode não achar o assunto tão complicado assim, podendo ainda ter pensamentos negativos a seu respeito. Então, esqueça essa frase.

Depende do contexto.

Essa é outra frase muito comum em uma discussão de ideias, que geralmente é utilizada para demonstrar que duas coisas iguais podem ter sentidos diferentes em contextos diferentes. Essa premissa é totalmente correta. O problema de expor isso em uma discussão é que você acaba demonstrando que não tem conhecimento do assunto sob outros aspectos ou olhares, além de você falar algo que pode estar muito óbvio para os demais. Portanto, evite informar que depende do contexto e tente compreender todo o contexto, antes de discutir o tema.

Isso é subjetivo.

A subjetividade sempre é comentada em uma discussão, mesmo quando não se sabe o que isso significa. Sabe-se que é subjetivo, tudo aquilo que tem a ver com as opiniões e variáveis dos sujeitos e isso é utilizado para informar que depende de cada um (muito semelhante ao item anterior).

Portanto, sempre que houver uma discussão, afirmar que o tema é subjetivo, é afirmar novamente o óbvio. Não há como algo não ser subjetivo. Então, no lugar de falar que é subjetivo, você pode demonstrar o que você pode compreender do tema, evitando essa frase e demonstrando que você está falando do seu ponto de vista, de acordo com o que você sabe sobre o tema discutido.

Deixar claro que é a sua opinião, é mais importante do que mostrar que você sabe a subjetividade do tema.

Isso é relativo.

Acredito que essa frase seja a mais comentada em uma discussão. A relatividade das coisas sempre aparece quando não se concorda com algo. Muitas pessoas utilizam-se disso para querer demonstrar um conhecimento elevado sobre algo, ou para demonstrar que conhecem essa palavra.

Porém, novamente estamos caindo no erro da obviedade. Tudo é relativo  e, portanto, é obvio que o tema discutido também é. Comentar isso na discussão não acrescenta em nada, além de tirar o foco do que é importante.

Por isso, quando você estiver discutindo sobre algo que você tem certeza, evite utilizar essa frase e as outras comentadas nesse texto, para que assim você possa demonstra maior domínio sobre o tema, evitando ser óbvio sobre os assuntos. Você com certeza será recompensado por isso.

O ideal seria ser um excelente comunicador. Esse vídeo dá várias dicas sobre isso. Clique aqui e assista.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Veja os Comentários

Novos Posts

  • Cuidado Pessoal
  • Estilo

Looks com camiseta branca para inspiração

Confira algumas ideias de looks usando camiseta branca e se inspire.

% dias atrás
  • Mulheres

Bonjour, Eva Biechy! [+18]

Um bom e belo dia com a linda Eva Biechy acordando em seu apartamento.

% dias atrás
  • Comportamento

5 pensamentos que te tornam um homem melhor

Conheça alguns pensamentos que podem contribuir para você se tornar um homem melhor.

% dias atrás
  • Comida
  • Gastronomia
  • Viagem

Conheça os pratos típicos da Jordânia

A gastronomia da Jordânia é parte da herança culinária árabe. Conheça mais...

% dias atrás
  • Arquitetura & Decoração
  • Entretenimento

Decoração: Trazendo a natureza pra dentro do seu apartamento

Confira algumas inspirações para trazer plantas pra dentro do seu apartamento e ajudar na decoração.

% dias atrás
  • Bebida
  • Comportamento

Quem não curte bebidas alcoólicas dificilmente terá sucesso profissional, diz pesquisa

Sabia dessa? Segundo uma pesquisa publicada no NYT, pessoas que não tomam bebidas alcoólicas dificilmente terão sucesso profissional.

% dias atrás