Categorias: Comportamento

A importância do PLANO B para sua vida profissional

O plano B de carreira, também conhecido como segunda carreira, é um segundo plano a ser seguido quando falamos sobre profissões. Este plano serve tanto para quem está iniciando algo novo, como para quem já está bem estabelecido na profissão, pois através dele fica mais fácil superar desafios negativos referente aos seu plano de carreira atual.

Para que exista um plano B, necessariamente precisa existir um plano A. Lembrando que o plano B não necessariamente precisa ser “pior” que o plano A, como estamos acostumados a pensar. Na verdade, o plano B pode ser o próximo estágio do plano A, quando este segundo for uma opção temporária. Levando isto em consideração, separamos algumas vantagens em ter o plano B de carreira:

A troca de empregos fica mais fácil.

Quando se está insatisfeito com o emprego atual, é muito comum que as pessoas continuem trabalhando da mesma forma, por necessidade e não por prazer. Desta maneira, o trabalho, que consome a maior parte do tempo das pessoas, passa a se tornar algo negativo, por terem escolhido um emprego desfavorável, trazendo assim consequências negativas para suas vidas.

Portanto, quando se tem um plano B de carreira, fica mais fácil abandonar o plano A e tentar iniciar novamente com este novo plano, ou seja, esta nova carreira. É importante que este novo plano já esteja bem estruturado e organizado para que possa funcionar adequadamente.

O plano B te mantém atualizado sobre outras áreas.

Para estruturar corretamente o plano B, é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre ele. Por isto, quando se pensa sobre esse plano, é preciso pesquisar e se manter atento aos progressos da área em questão que fazem parte deste plano secundário. Portanto, quem possui um plano B, além de estar atualizado sobre a sua área de atuação atual, estará também por dentro dos acontecimentos da área referente ao plano secundário (quando forem áreas diferentes).

É possível continuar com o plano A e executar o plano B.

Em alguns casos o plano B pode servir apenas como uma experiência de negócios, servindo também para o aprendizado e desenvolvimento pessoal, fazendo com que seja possível continuar atuante no plano original e ao mesmo tempo executando o plano secundário. Desta forma, se o plano A for algo que não lhe traga prazer, o plano B pode servir como a fonte de prazer e motivação necessária, auxiliando também na renda familiar.

O plano B traz segurança.

Mesmo quando se está satisfeito com a carreira atual, é necessário manter um plano B bem estruturado, pois ele traz segurança quanto a sua carreira e serve, principalmente, para se prevenir quanto a possíveis acontecimentos econômicos que possam te afetar negativamente. Levando em conta que acontecimentos negativos acontecem, como uma demissão por exemplo. A melhor forma de lidar com ela é tendo uma segunda opção de carreira.

Este plano B de carreira pode ser feito por qualquer um que já tenha um plano A. Ele deve ser refletido e pesquisado a partir de seus interesses e necessidades. O quanto antes você começar a estruturar este seu plano B, melhores estabilidades você conseguirá para a sua vida, devendo ser pensado desde o momento em que você começa a trabalhar. E então, que tal começar a ter um plano B de carreira, para que esta crise econômica não te afete tão negativamente?

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

Compartilhe
Publicado por
Leonardo