Categorias: Comportamento

A diferença entre o AMIGO e o COLEGA

Muitas pessoas acabam confundindo colegas com amigos e amigos com colegas, fazendo com que tenham relações disfuncionais. Isso é, acabam tratando os outros como amigos enquanto são tratados por eles como colegas e vice-versa.

Isso pode ser muito prejudicial para a nossa vida, afinal, acabamos considerando as pessoas que não nos consideram igualmente.

Nas relações masculinas é muito comum que ocorra essa confusão, pois a amizade entre homens têm muitas características do coleguismo, mas ela vai mais além.

Para evitar confusões futuras a respeito desse tema, é preciso saber separar os amigos dos colegas. Para isso, separei algumas características essenciais da amizade e do coleguismo.

A amizade

A amizade entre homens pode ser muito parecida com o coleguismo, mas existem algumas características que as diferenciam.

A amizade necessariamente precisa ter um tempo para ocorrer (ou seja, pessoas que acabamos de conhecer nos consideram mais como colegas ou conhecidos).

Na amizade existe o interesse mútuo (isso significa que o outro se importa com o momento da vida que você está passando e você se importa com o dele, trocando informações).

Com a amizade existe um conhecimento mais aprofundado sobre o outro. Ou seja, como há mais interação, isso faz com que você passe a conhecer melhor a vida do outro, conhecendo pessoas em comuns e familiares, assim como ele também passa a conhecer um pouco mais sobre a sua vida.

Na amizade existe a confiança. Ela existe também no coleguismo, mas a confiança da amizade está relacionada a algumas situações específicas.

Na amizade há a troca de experiências (ou seja, você passa a aprender e se desenvolver com os seus amigos e eles com você).

A amizade independe da convivência, ou seja, mesmo sem conversar com a pessoa diariamente, quando vocês se encontram a relação continua a mesma.

Poucas pessoas estão dispostas a ser seu amigo. Ou seja, é mais fácil conquistar um colega do que conquistar um amigo, pois a amizade precisa de maior entrega e maiores trocas entre as pessoas.

O coleguismo

O colega pode ser aquela pessoa que você acabou de conhecer, ou aquele cara que você já conhece a muito tempo, mas que a relação não evoluiu.

O colega está disposto a te ajudar, mas é aquela pessoa que você não sabe se pode realmente contar e que fica em dúvida se deve pedir ajuda para ele ou não.

Não há tanta confiança no colega quanto há no amigo.

O colega necessariamente precisa conviver com você, quando não há mais convivência, a relação acaba.

No coleguismo você conhece pouco sobre a vida do outro e ele também conhece pouco sobre a sua, ficando apenas na superficialidade.

O colega pode ser aquele cara que sai com você, que está com você nas horas boas e tranquilas, mas que quando as coisas apertam você sabe que não pode contar com ele.

Tanto a amizade quanto o coleguismo são necessários em nossas relações, o importante é saber diferenciar quem é seu colega e quem é seu amigo, para que assim você saiba com quem pode contar e quem você deve ajudar quando estiver precisando de ajuda.

É preciso ter em mente ainda que o colega pode se transformar em um amigo com o tempo, assim como o amigo também pode se transformar em apenas mais um colega. As relações vão se modificando.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

Compartilhe
Publicado por
Leonardo