Clique e aproveite!
Categorias: ComportamentoCultura

8 marcas famosas que trabalharam para os nazistas na segunda guerra mundial

Em tempos de guerra, se você tem um negócio e o exército Nazista necessita do seu produto ou serviço, a verdade é que seria muito difícil dizer NÃO a eles, independentemente de concordar ou não com sua ideologia.

Conheça 8 marcas famosas que trabalharam para o partido nazista, embora seja parte de um passado que elas querem esquecer.

Hugo Boss

A grife alemã Hugo Boss reconheceu que seu fundador Hugo Ferdinand Boss apoiou Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial para assim, tentar proteger e dar impulso a sua marca de roupas.

A empresa foi fundada em 1923 e, em 1931, seu proprietário, Hugo Boss, aderiu ao partido nazista. Mais tarde, ele começou a projetar uniformes para agentes do serviço secreto, soldados e a Juventude Hitlerista. Durante a guerra, eles continuaram a fabricá-los, usando trabalhadores forçados da Polônia e da França. Em 1948, eles produziram uniformes para a polícia e os correios. Mais tarde, tornou-se uma casa de moda de sucesso.

Volkswagen / Porsche

Antes de Ferdinand Porsche criar seus carros, ele trabalhou na Volkswagen, onde projetou o famoso Beetle (Fusca), mas teve a ajuda do próprio Hitler, que lhe disse que deveria ser um carro econômico, forte e confiável para ser usado diariamente pelas pessoas, os Alemães, lógico.

IBM

Devido às máquinas IBM, que operavam com cartões perfurados, os nazistas possuíam um vasto banco de dados de pessoas judias, registros médicos e financeiros, entre outros dados. Além disso, permitiam todo um sistema para enviar pessoas aos campos de concentração, para saber quem morreria na câmara de gás ou em outras categorias não muito agradáveis.

A IBM sempre afirmou que, na época, foram obrigados a ajudar os nazistas, já que tinham uma fábrica na Alemanha, mas muitos não acreditam nessa versão.

Bayer

A Bayer fazia parte da IG Farben, criadora do gás Zyklon-B, usado nas câmaras onde milhões de pessoas foram exterminadas. Aliás, você sabia que Fritz Haber, o criador do gás, era meio judeu, mas desistiu de sua fé para ficar do lado de Hitler?

Siemens

A Siemens foi uma das que mais se beneficiou do crescimento do regime nazista, pois teve uma ideia “brilhante”: construir suas fábricas perto dos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald para ter mão de obra gratuita 24 horas por dia.

Assim, ficou a cargo do fornecimento de serviços e infraestrutura de comunicações, geração de energia, ferrovias, entre outros ao governo nazista. Além disso, ele construiu as câmaras de gás, onde milhares morreram.

Kodak

A Kodak também fez uso de escravos de campos de concentração para fornecer material e equipamento para que o regime nazista pudesse documentar suas atividades e fazer propaganda.

Ford

Henry Ford simpatizava com Hitler e, de fato, foi condecorado pelos nazistas em 1938.

A fábrica da Ford na Alemanha também usava escravos de campos de concentração e suas subsidiárias na Europa fabricavam equipamentos para o exército nazista.

Adolf Hitler costumava elogiar Henry Ford publicamente e sempre demonstrou bastante admiração por ele. Inclusive menciona isso em seu livro Mein Kampf.

BMW

Sim, a BMW também usava escravos em suas fábricas para fornecer aos nazistas peças para motocicletas e aviões, já que o proprietário e seu filho eram grandes amigos de Hitler.

Você sabia que essas marcas apoiaram o regime nazista?

 

Guilherme Cury

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Guilherme Cury

Novos Posts

O seu relacionamento te faz bem?

5 reflexões para saber se o seu relacionamento está te fazendo bem.

% dias atrás

As atitudes de homens cavalheiros

Confira alguns comportamentos que vão te transformar em um verdadeiro cavalheiro.

% dias atrás

Portfólio de fotos sensuais do fotógrafo Morgan Lima

Confira o acervo de fotos sensuais do fotógrafo gaúcho, Morgan Lima.

% dias atrás

A ‘Carta ao Universo’ de Bruce Lee e a Lei da Atração

Saiba mais sobre a carta de 10 milhões de dólares de Bruce Lee e como…

% dias atrás

Prepare um jantar inesquecível para impressionar qualquer mulher

Aprenda como preparar um jantar inesquecível para impressionar qualquer mulher que você quiser!

% dias atrás

O que é desenvolvimento pessoal?

Tudo que um homem precisa saber a respeito do desenvolvimento pessoal, suas consequências e benefícios.

% dias atrás