Categorias: BebidaComportamento

7 erros que muitos cometem ao beber vinho

Conheça sete erros que muitas pessoas cometem ao beber vinho. Se você já gosta de apreciar um bom vinho, preste atenção para não cometê-los:

1) Encher a taça de vinho até a boca.

Não compare vinho com cerveja. Ao servir um vinho, não encha as taças até a boca. Isso deixa as taças mais pesadas e pode atrapalhar na hora de aproveitar o vinho.

Sirva cerca de 150 ml ou até 2/3 da taça, mas nunca ela toda. Isto permitirá que você possa degustar da melhor forma, sentindo os aromas e bebendo com tranquilidade.

2) Segurar a taça pelo bojo.

Muitos já conhecem essa regra, mas sempre vale a pena lembrar. A taça de vinho possui uma haste para que você não precise segurar pelo bojo. Ao segurá-la pelo bojo, o calor das mãos vai acabar esquentando o vinho. A não ser que você queira o vinho mais quente (caso ache que ele não está na temperatura ideal), caso contrário, segure a taça pela haste e mantenha a temperatura em que ele foi servido.

3) Deixar o vinho muito gelado.

Nós vivemos num país tropical, com um clima bem quente. Mas isso não justifica deixar o vinho muito gelado. O vinho quando está em uma temperatura muito baixa, deixa de entregar todas as notas e sabores que ele têm. É lógico que alguns vinhos podem ser apreciados em temperaturas mais baixas, como os espumantes, alguns brancos e rosés. Mas já vi muita gente tomando vinho tinto de qualidade (envelhecido e tal), bem gelado.

Faça um teste para você notar a diferença. Pegue uma taça de um vinho que está bem gelado e deixe esquentar um pouco (você pode usar as mãos, como citei na dica acima). Depois disso experimente novamente… Você vai notar que ele vai estar com um sabor e aroma mais marcante.

4) Beber muito rápido.

Você está com sede? Toma água. Aliás, a água é uma ótima acompanhante de um bom vinho, logo que ajuda a hidratar e limpar as papilas gustativas para o próximo gole.

Evite tomar o vinho muito rápido, pois você vai acabar não apreciando o vinho. E o caminho de todo amante de um bom vinho é começar a degustar com calma e notar as diferenças entre um vinho e outro.

5) Comprar vinho pelo rótulo.

Já sabemos que não devemos julgar um livro pela capa. Faça o mesmo com o vinho. Não compre vinho apenas pelo rótulo. Já vi dezenas de vinhos com rótulos bonitinhos, mas que eram horríveis depois de abertos. Use o rótulo somente para ver as informações de uvas, vinícola, ano e informações que serão relevantes na hora de apreciar o vinho.

6) Seguir as regras clássicas de harmonização.

Existem algumas regras clássicas de harmonização de vinhos com pratos, como, por exemplo, vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com frutos do mar. Mas as regras nasceram para ser quebradas, principalmente no universo do vinho.

Experimente fazer diferentes combinações e descobrir novos sabores. Coma carne vermelha com vinho rosé, frutos do mar com vinho tinto, frango com vinho branco e assim por diante.

Quem vai determinar se fica bom ou não é o seu paladar!

7) Tomar sempre o mesmo tipo de vinho.

Você sabia que existem mais de 6 milhões de vinhos, com origens de milhares de regiões e variedades de uvas diferentes? Então busque aprimorar seu paladar e dar chance para outros tipos de uvas, regiões, envelhecimentos e afins. A cada nova garrafa você vai descobrir um outro lado do mundo dos vinhos.

Uma dica é usar aplicativos que te ajudem a ter mais informações sobre o universo do vinho. Já fizemos um post com alguns que recomendamos (leia aqui).

Guilherme

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment

Veja os Comentários

  • Indico o Freschello Rosso. Italiano tinto meio seco e rubiáceo. Não é muito encorpado. Tem graduação em torno de 11%. Ideal para degustar com a família e amigos numa sexta a noite com pizza de calabresa.

  • Fiquei feliz ao constatar que já seguia todas as dicas
    Adoro provar um novo vinho e em cada país tenho
    Meus preferidos

Compartilhe
Publicado por
Guilherme