Categorias: Esporte

5 motivos pra você fazer flexão de braço

Flexão de braço é um exercício clássico, que todo homem já tentou fazer pelo menos uma vez. É um dos melhores movimentos que existem até por ser muito simples.

Anote aí 5 motivos pelos quais você deveria fazer flexão de braço ainda hoje:

1) Trabalha a musculatura do peitoral

O peitoral é mais ou menos como um cartão de visitas dos homens. Já ouvi de muitas mulheres que é natural o primeiro olhar, depois de passar pelo rosto, descer pra região do peito dos homens. Além disso, é uma região que elas também têm um contato importantíssimo na hora do seu abraço. Um peitoral tonificado tem mais chances de passar aquela sensação de segurança que muitas mulheres adoram.

2) Muda o visual do seu braço

Flexão trabalha bastante o tríceps, que é aquele músculo da parte de trás do braço que levanta quando a gente estica ele. Ele tem um impacto visual muito maior do que o outro músculo do braço, que é o bíceps. Se treinar ambos, aí é sucesso.

3) Fortalece o abdômen

A maioria das pessoas que começam a fazer flexão não aguentam muitas repetições. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não tem a ver com a força no peitoral ou no tríceps, mas no abdômen. Muita gente simplesmente não consegue ficar com o tronco na posição correta por ter uma musculatura abdominal mais fraca. Flexão de braço faz você melhorar também aí.

4) É de graça

Flexão não pesa no orçamento e nunca ninguém jamais estourou o limite do cartão de crédito por exagerar na flexão. Aquela desculpinha “não faço exercício porque não tenho dinheiro pra academia” a gente aceita. Mas e aí, não faz flexão de braço por quê?

5) Pode ser feito em qualquer lugar

Esteja você na rua, na chuva ou na fazenda, pode abaixar aí e fazer umas repetições de flexão de braço. Dá pra fazer no banheiro, antes do banho; na cozinha, enquanto espera a receita sair do forno; na sala, no intervalo da sua série favorita; até durante o sexo, se a posição permitir. A criatividade manda \o/

Caso você não tenha ideia de como começar, esse vídeo tem 26 variações pra você experimentar. Dá uma olhada e depois volta aqui pra dizer se fez. 😉

Diego Paladini

É mestre em Educação Física e MBA em Marketing. Puto da vida por ver tanta gente sedentária, resolveu pegar tudo o que sabe e espalhar por aí em forma de vídeos e posts, pra ajudar as pessoas a colocarem mais saúde nas suas rotinas. Já ouviu 462 desculpas diferentes para não fazer exercício e riu de todas.

Leave a Comment

Veja os Comentários

  • Fala Diego, legal o post, gostaria de saber como posso crescer o peito com flexões, peso 93 kilos. qual as opções de séries recomendadas? dias a fazer? obrigado!

    • Fala, Thiago!
      Pra ganhar massa muscular, o ideal é fazer as flexões mais lentas pra aumentar a intensidade. Se vc já faz exercício há algum tempo, escolha 3 tipos no vídeo e tente fazer 3 séries de 8 movimentos demorando 4 a 5 segundos para descer e mais 4 ou 5 para subir (fases excêntrica e concêntrica). Hipertrofia exige em torno de 48h de descanso. Então, treinar dia sim, dia não é uma boa pedida.
      Se vc tá começando, escolha só um tipo, faça as repetições em velocidade normal e vá aumentando os exercícios e a intensidade do treino aos poucos ;)
      Se puder, leia esse outro post aqui que vai ajudar: http://tudoparahomens.com.br/treino-treino-treino-e-nao-tenho-resultado/

  • Caro Diego, meu objetivo é ganhar massa muscular, já treino em uma academia, em nível intermediário. Corre o risco de eu queimar muita caloria e não conseguir o meu objetivo, tendo em vista que faço flexões todo dia?

    • Oi, José!
      A melhor estratégia pra ganhar massa muscular é fazer de 3 a 5 séries, com uma intensidade alta, de 7 a 12 repetições. Se você já tem um ritmo legal, pode deixar as flexões mais intensas fazendo cada repetição bem lentamente (4 a 5 segundos pra descer e 4 a 5 segundos pra subir).
      Além disso, pra hipertrofiar, o músculo precisa descansar de 48 a 72 horas. Fazendo todo dia vc não dá esse tempo.
      Se não gostar de fazer flexões mais lentas, aí pode pegar mais pesado no supino e outros exercícios da academia mesmo ;)

      • Diego obrigado pela atenção.. Mas e quanto a alimentação? vc tem alguma dica extra para estar melhorando o desempenho?

  • Ah!.. eu esqueci de acrescentar!
    Faço repetidas vezes, várias series, e prefiro com os punhos fechados, e vou alternando de abertas para fechadas e vise-versa... o que você acha?

  • Caro Diego,eu faço 5 séries de 12 flexões lentamente para subir e descer,dia sim e dia não.Quanto tempo eu terei um bom resultado?

    • Fala, Mateus!
      Existe um princípio do treinamento que é o princípio da individualidade biológica. Dentre outras coisas, ele diz que pessoas diferentes podem ter resultados em diferentes ritmos, mesmo que façam o mesmo treino. Isso é bem particular. Abs

  • Olá Diego, fazer flexões com os braços bem aberto força mais ? quero aumentar desempenho para aumentar massa muscular do peitoral, massa até que já tenho só falta mesmo transformar isso em musculos, e gostaria de saber também se eu fazer todos os dias umas 4 series de 25, terei resultado em alguns meses, grato

    • Oi, Alan. Pra ganhar força e hipertrofia, o ideal é fazer séries onde vc canse entre a 8ª e a 12ª repetição. Pra cansar assim com flexões, só fazendo bem devagar. Pra isso o supino pode ser bem mais útil. Fazendo séries de 25 movimentos, vc vai ganhar mais resistência, mas isso não vai ter um resultado estético parecido com séries mais intensas. Leia-se, a gente não vai "crescer" muito fazendo séries de 25 ;)

    • Sim, Douglas. A ativação do peitoral é maior com as mãos mais abertas do que com as mãos mais fechadas. Para o tríceps braquial, a relação é inversa: quanto mais próximas as mãos, mais ele trabalha ;)

  • Caro Diego , tenho musculo no peito mais tambem tenho um pouco de gordura localizada , como faço para acabar com essa gordura?

    • Fala, Regis! Pois é, a gente não escolhe de onde elimina gordura do nosso corpo. Por isso, o único jeito é controlar a alimentação, fazer exercício e ir diminuindo o percentual de gordura total do corpo aos poucos ;)

  • Olá! Sou nova, tenho 15 anos e queria muito perder gordura nos braços pq me incomoda bastante kkk porém n posso fzr academia no momento. Fazendo flexoes, consigo um bom resultado? Obrigada (;

    • Flexões vão ajudar, Leticia. Mas o principal parece ser mesmo encontrar algum esporte que vc goste de fazer e praticá-lo de maneira regular. Assim seu gasto calórico vai ser maior ;)

  • Ando meio parado e sem tempo pra ir a academia, vou começar a fazer flexão de braços em casa e outros exercicios que não precisem de equipamento, qual seria uma quantidade legal para fazer flexoes?

Compartilhe
Publicado por
Diego Paladini