Categorias: Comportamento

5 dicas para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho acabamos tendo que lidar com várias pessoas muito diferentes de nós, com opiniões e estilos de vida muito diferentes e isso, no geral, pode causar conflitos. Essa convivência frequente e forçada com os colegas de trabalho pode fazer com que acabemos criando certas inimizades ou conflitos que são completamente disfuncionais para o clima organizacional.

Refletindo sobre isso, resolvi trazer algumas dicas de como evitar esses conflitos e melhorar a relação com seus colegas de trabalho. São comportamentos simples que podem ser muito úteis no convívio com o outro. Portanto, vamos às dicas.

1) O cumprimento é importante.

Por mais que você tenha que conviver com uma pessoa que você não gosta muito, essa pessoa é um colega de trabalho e está, mesmo sem que você deseje, convivendo com você diariamente. Por isso, o cumprimento tem um papel muito importante. Ele demonstra que você percebeu que a pessoa estava ali presente e está desejando a ela um bom dia, ou uma boa tarde e até mesmo uma boa noite. Pode parecer insignificante, mas com o tempo alguns sentimentos negativos podem ser reprimidos por esse gesto, que se torna algo diário entre vocês.

Cumprimentar o outro é aceitar a sua presença e demonstrar-se aberto para com a pessoa (mesmo que você não esteja). Por isso, ao chegar cumprimente e ao sair se despeça. Muita coisa pode melhorar na relação com esse simples comportamento.

2) Tenha conversas mais sinceras.

No ambiente de trabalho nem sempre temos tempo para conversar com os outros, por isso acabamos tendo apenas conversas rápidas e fúteis sobre nosso dia, fim de semana e assim por diante, sem realmente ser sincero e ter uma conversa com conteúdo com os outros. Isso cria um certo distanciamento e faz com que nos tornemos cada vez menos interessantes.

Por isso, a dica é aproveitar os pequenos momentos que temos de conversa para ser mais sincero com o outro e ter conversas mais significativas, para que isso faça sentido para vocês e transforme a relação em algo prazeroso. Dessa forma, o clima organizacional fica um pouco mais facilitador.

Outra dica importante é ser um pouco informal as vezes, isso pode ser interessante para conectar as pessoas, principalmente aquelas que precisam ser formais o tempo todo.

3) Saia da sua zona de conforto.

Quando entramos na zona de conforto no ambiente de trabalho, acabamos convivendo apenas com as mesmas pessoas, colegas de setor e ficamos sentados em nossas mesas sem ter convívio com outras partes do nosso local de trabalho. É muito importante sair dessa zona de conforto e tentar conversar com pessoas diferentes e aprender sempre coisas novas sobre o funcionamento real da empresa, isso com certeza lhe será útil algum dia.

É importante também pensar que ao fazermos isso, estamos também diminuindo as chances de ficarmos estressados por confinamento em nossas mesas.

4) Evite alterações no seu comportamento.

Quando o outro comete algum erro que nos atinge, é muito comum que algumas pessoas sintam a necessidade de demonstrar para o outro a sua frustração quanto ao erro, como se isso fosse amenizar o fato ocorrido.

Dessa forma acabamos descontando no outro alguns sentimentos negativos, fazendo com que o outro que já está se sentindo mal, sinta-se ainda pior. Por isso, é interessante evitar de demonstrar alguns de nossos sentimentos negativos para com os outros, demonstrando mais a vontade de ajudá-lo do que de condená-lo pelo seu erro.

Quanto mais você conseguir lidar com seus sentimento negativos sem atingir o outro (mesmo que esteja com raiva de algo que ele fez), mais fácil será de lidar com a situação e de manter um bom relacionamento com esse colega.

5) Evite comentários negativos em relação ao trabalho.

A reclamação é algo muito comum, principalmente no ambiente de trabalho. Reclamamos sobre tudo e até mesmo sobre os nossos empregos. O problema é que no ambiente de trabalho essas reclamações tem um peso maior, pois outras pessoas podem também estar insatisfeitas como você, e isso dá a liberdade para elas de também reclamarem, fazendo com que o rendimento e a vontade de trabalhar fiquem ainda menores.

Por isso, é interessante tentar conversar sobre os pontos positivos de seus trabalho, para ajudar o outro (e a você mesmo) a ficar mais motivado para continuar realizando o que você precisa. Ou seja, você passa a ser uma boa companhia e não um desmotivador para o grupo.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

Compartilhe
Publicado por
Leonardo