5 atitudes que todo homem deve possuir para derrubar a timidez

dicas para combater a timidez

Timidez é normal. Ninguém se comporta da mesma forma quando está com os melhores amigos e quando vai visitar uma família que não conhece. Somos normalmente mais tímidos diante de uma situação nova, com um círculo social mais velho ou desconhecido, quando achamos que nosso desempenho está sendo avaliado e assim por diante. Eis 5 dicas para superar sua timidez:

Não ande com grupos grandes

Você jamais, nunca, em hipótese alguma, irá superar sua timidez se sair de casa sempre com uma turma enorme (especialmente só de homens). Saia com no máximo um amigo (nossa preferência: saia com duas amigas solteiras). Dentro da rodinha de amigos você jamais sairá da zona de conforto e vai ficar bebendo cerveja e desejando as mulheres a noite inteira — sem fazer absolutamente nada.

Não cobre demais de si mesmo

Em geral, pessoas tímidas são perfeccionistas — exigem muito de si: querem que cada interação seja perfeita, que a mulher se apaixone e caia em seus braços, que cada piada seja recebida como se fosse a mais engraçada do mundo. Na verdade o perfeccionismo é a maior desculpa que existe, porque quem só faz perfeito nunca faz é nada. Aprenda a rir dos seus erros e contar as histórias das enormes besteiras que você disse e fez.

Ligue o “dane-se”

Usamos “dane-se” porque somos um site família (hahaha), mas você entende o que a gente quer dizer. Muitas vezes a maior origem do desconforto está no fato de que a gente quer se adaptar ou conformar à regra. Por exemplo, você vai para uma festa em que a música é chata porque seus amigos te convidaram. Ou muita gente está desanimada e você tem vontade de fazer alguma coisa mas não quer se destacar ou chamar a atenção. Nessas horas você tem que ligar o dane-se. Agradeça o convite dos amigos e vá para onde você pense que a música vale a pena. Levante-se e faça o que tem vontade em vez de ficar se aborrecendo com o resto das pessoas.

Casal Conversando

Pense em sucessos passados

Alguma vez você já fez alguma coisa certa na vida? Fez alguém rir? Convenceu alguém de alguma coisa? Influenciou a decisão de outra pessoa? Alguém já te pediu um conselho ou dividiu um segredo? Então você é capaz de influenciar as pessoas. Relembre o poder que você já tem e pense que pode fazê-lo crescer.

Treine, treine, treine

Você lembra de quando dirigiu um carro pela primeira vez? Talvez na autoescola. Você era bom? Acelerava com desenvoltura? Sabia trocar de marcha no momento certo? Tinha ideia de como se dá seta para a direita e para a esquerda? É claro que não. Essas coisas só se aprendem na prática. Ninguém nasce sabendo dirigir. Com habilidades sociais é a mesma coisa. Claro que alguns nascem com mais talento, mas todos podem desenvolver com a prática.

Uma forma de fazer isto: vá a boates, baladas ou festas que você não costuma frequentar (e talvez não goste da música) só para conversar com gente nova. Aborde todas as rodinhas, inclusive as que só tem homens. Das primeiras vezes você vai se sentir péssimo e a conversa vai embolar. Mas logo vai melhorando.

Para perder a timidez, você precisa:

  • Desejar isso antes de qualquer coisa! Mas desejar de verdade, não apenas querer como você quer um sorvete ou uma cerveja gelada;
  • Melhorar sua autoestima. Se não gostar de si mesmo, ninguém gostará. No vídeo ensinei como fazer isso de maneira fácil.
  • Agora sobre papo, se você não tem um bom papo, comece a treinar exercícios para desenvolver uma boa lábia com as mulheres a ponto de deixá-las loucas apenas com seu jeito de falar. Existem vários guias e vídeos sobre isso na internet.
  • Praticar. Não existe como ficar bom em algo sem praticar. Não há como obter sucesso duradouro sem esforço.

E você já tomou coragem e superou alguma situação de timidez? Como foi? Conte a história.


Alexandre Chollet115 Posts

Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register