10 dicas práticas para a Postura no Trabalho

Ter postura no trabalho é extremamente importante, principalmente por ser  uma atividade que você dedica uma boa parte do seu dia. Conheça 10 dicas que vão te ajudar a melhorar a sua postura:

1 – De acordo com o método pomodoro, você começa a perder produtividade depois de 25 minutos trabalhando. De acordo com o autor do método, o ideal seria trabalhar sem interrupções por 25 minutos e descansar por 5 minutos, voltando a fazer estes ciclos durante a jornada de trabalho. O interessante deste método é que se você trabalha sentado, você pode levantar e se alongar durante estes 5 minutos de pausa. Isto não só a ajuda na postura, mas também aumenta o metabolismo (ou a não diminuir demasiadamente o metabolismo). Ou seja, isto ajuda a sua postura e, também, a emagrecer.

2 – Procure ter o monitor na altura dos seus olhos

3 – Procure ter o cotovelo apoiado e ombros relaxados para digitar.

4 – Sua cadeira é muito importante. Seu quadril deve estar em 90 graus, bem como seus joelhos. Você deve encostar os pés no chão.

5 – Sua coluna é muito importante – você tem curvas naturais: uma lordose lombar (curva para dentro) e uma cifose torácica (curva para fora). Elas devem ser respeitadas ao sentar. É muito comum transformar a lordose lombar numa cifose ao sentar – o que pode causar dores e, as vezes, problemas estruturais mais sérios, como hérnia de disco.

6 – Cuide de seu pescoço, não deixe a cabeça para frente ao trabalhar. O ideal é ter um encosto de cabeça na cadeira e usá-lo!

7 – Alongue-se com frequência.

8 – Cuide de seus pulsos ao digitar. A posição correta é uma leve flexão. O exagero em flexão ou a extensão podem dar problemas.

9 – Pense em trocar sua cadeira por uma bola, pelo menos por algum tempo. Uma bola própria para exercícios, com a altura correta (que deixe o seu quadril e seu joelho fletidos em 90 graus apoiando o pé no chão). Estas bolas obrigam a coluna a se manter em boa posição e fortalecem os músculos que mantém a boa postura. Mas não deixe seus músculos fadigarem, caso contrário, a postura ficará pior. Por isso, quando as costas começarem a cansar, troque pela cadeira normal.

10 – Pense na possibilidade de trabalhar em pé. Alguns estudos têm mostrado que uma estação de trabalho que permita ficar sentado ou em pé tem ajudado na postura e na saúde dos funcionários.

Dica bônus 11 – Tenha pensamentos positivos e emoções saudáveis! Emoções como a tristeza ou a raiva alteram a saúde em muitos aspectos. Um deles é a postura. Deste modo, sorria, seja feliz e tenha uma postura melhor!

Colaboração: Joe Rosário, fisioterapeuta phD em coluna e fundador da Doutor da Coluna.

Tudo Para Homens

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Tudo Para Homens