Que tal baixar os roteiros de BREAKING BAD e HOMELAND?

breakingbadhomeland

Até o início dos anos 2000, atores que atuavam em séries geralmente estavam em baixa na carreira ou estavam ali com o objetivo de partir para a telona. O cinema sempre foi o objetivo da grande maioria, não só pela exposição, mas também sempre compensou mais em termos financeiros.

Aí, em 1999, a HBO (sempre ela… alias, nem sempre, porque agora temos a Netflix produzindo muita coisa boa também) surpreendeu o mundo com o lançamento da série Sopranos (1999 – 2007). Uma produção de primeiríssima, com roteiro sofisticado e belíssimas atuações. A produção tinha tudo que só era possível ver, até então, em produções voltadas para o cinema. A partir dali, as pessoas passaram a perceber que série de TV também poderia utilizar linguagem cinematográfica e passar a ser ser algo além de comédias genéricas de 30 minutos, os famosos “enlatados americanos”

Aí surgiu Lost, em 2004. Como não lembrar? Foi a primeira série de TV a motivar as pessoas a baixarem episódios pela internet. Era simplesmente impossível esperar pelo próximo capítulo e, muito menos, aguardar dois, três, quatro dias para assistir ao novo episódio aqui no Brasil, em TV fechada.

Lost deixou muito claro que o consumidor não estava mais disposto a esperar para assistir produções de sucesso que já haviam estreado lá fora. Assim como Sopranos, Lost apenas reafirmou que séries de TV podem ter roteiros complexos e abordar temas mais ousados. Outras séries surgiram no caminho. Mas Sopranos e Lost pavimentaram o caminho para que fosse possível surgir duas pérolas, conhecidas como Breaking Bad e Homeland.

Sim, há várias outras séries de renome atualmente, mas estou aqui pra falar somente sobre as duas. Breaking Bad já chegou a seu fim e Homeland vai estrear a 3ª temporada. Você lembra do episódio piloto delas? Eles foram o suficiente pra me fisgar. Breaking Bad, escrita pelo gênio Vince Gilligan e que carrega o status de “a melhor série de TV já produzida”, eu ainda não consegui mostrar o piloto pra minha esposa. Mas, quando mostrei o piloto de Homeland, ela não deixou mais de assistir.

Piloto de série é sempre aquele episódio que vai meio que decidir se você vai ou não acompanhar os episódios seguintes. O que muitas vezes é um problema, pois há roteiristas e gênios de edição que conseguem nos enganar, bolando pilotos espetaculares. Aí, quando chega a hora de exibir os episódios seguintes, todo mundo percebe que o episódio de estréia não passava de uma manobra pra gerar barulho, sem consistência alguma.

Mas, certamente esse não é o caso de Homeland e, muito menos, de Breaking Bad. O site How Movies Work postou ontem links para download dos roteiros oficiais dos episódios piloto dessas duas pérolas. Se você tem curiosidade pra saber como é escrito um roteiro de série para TV, separe um tempo para apreciar esses dois scripts, que foram responsáveis por dar a largada nesses dois sucessos conhecidos por Breaking Bad e Homeland.

Download roteiro episódio Piloto Breaking Bad

Download roteiro episódio Piloto Homeland


Rodrigo Cunha96 Posts

Publicitário, geek, louco por cinema, música, games, livros e boas idéias nas horas vagas e não vagas. Tem medo de fazer compras em NY e beber num PUB de Londres e nunca mais voltar.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register