Programação: Virada Cultural de São Paulo 2017

virada-cultural-sp

Dia 20 de maio rola a 13ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade de São Paulo. A Virada tem como objetivo promover a descoberta e a convivência em espaço público, convidando a população a aproveitar mais a cidade de São Paulo e seus equipamentos culturais e de lazer por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares.

A edição de 2017 acontece a partir das 18h de sábado, dia 20 de maio até as 18h de domingo, dia 21.

Neste ano, o evento promove muitas atividades pelas ruas do Centro da cidade, com circuitos artísticos que funcionarão como pontos de atração para o público circular entre os tablados distribuídos pelo perímetro do evento.

MUSICAIS, TABLADOS E CORTEJOS NO CENTRO

No Vale do Anhangabaú, espetáculos de teatro musical se revezam no palco. Alegria, alegria”, musical sobre os 50 anos da Tropicália com Zélia Duncan e um elenco de 15 atores, chega aos palcos da cidade neste mês e já faz uma apresentação especial no domingo, dia 21, às 16h. Grande sucesso em cartaz, o espetáculo “Gota D’água a Seco” acontece no sábado, dia 20, às 21h e traz a atriz e cantora Laila Garin no elenco. Um musical que narra a trajetória artística da cantora Wanderléa, batizado de “60! Década de Arromba”, promete emocionar fãs da Jovem Guarda no domingo, dia 21, às 13h. Completam a programação “Beatles num Céu de Diamantes”, criado pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e baseado nas composições do quarteto inglês, além de “Carrossel, o musical”, voltado para o público infanto-juvenil, que traz elementos originais da novela como parte do cenário da escola.

O Centro receberá também sete circuitos para serem percorridos a pé com programação diversificada. Um cortejo circulará no trajeto entre as ruas Xavier de Toledo, Conselheiro Crispiniano, e as avenidas São João, Ipiranga e São Luís, começando na madrugada do domingo e se estendendo por todo o dia. Destaques da programação: a banda É o Tchan, que se apresenta com seus cantores originais, Beto Jamaica e Compadre Washington, seguida pelo Grupo Molejo, pela cantora Gretchen e um inusitado encontro entre o cantor Tiago Abravanel e o Ballet Plus Size.

O tablado “Tributos” dedicado a artistas que prestam homenagens a grandes cantores e compositores será montado no Boulevard São João. Os destaques da programação são: o cantor Curumin, abrindo a programação com uma homenagem a Stevie Wonder, a partir das 18h do sábado. No domingo, às 6h, o cantor Andre Frateschi e a banda Heroes relembram o vasto legado artístico e musical de David Bowie e, na sequência, é a vez de Filipe Catto apresentar o repertório de Cássia Eller. Às 15h, Roberta Miranda interpreta canções de Roberto Carlos no show “Roberta Canta Roberto”.

A famosa esquina das avenidas São João e Ipiranga recebe programação especial de samba, inclusive com show do Samba da Vela, na madrugada de domingo. O grupo Samba Delas, formado só por mulheres, se apresenta às 9h30, seguido do show da cantora Verônica Ferriani, às 11h30. O encerramento acontece no domingo, às 15h30, com a apresentação do sambista Douglas Germano.

Para quem curte dançar, o forró irá tomar conta da Praça do Patriarca, com shows da dupla Caju e Castanha, às 4h; o baião tradicional do Xaxado Novo, às 8h; e apresentação da cantora e sanfoneira Adriana Sanchez, às 10h. O encerramento fica a cargo do Trio Virgulino, às 18h.

No Largo São Bento, local que remonta ao início história do movimento hip-hop na cidade de São Paulo, acontecerá um grande encontro de hip-hop que traz nomes como Back Spin Crew, Sharylaine e Dj Hum. O hip hop também terá espaço na rua 24 de maio, que recebe apresentações de Edi Rock, KL Jay ao lado do rapper Xis, além de um show de encerramento com Thaíde.

A Biblioteca Mario de Andrade terá uma programação de leituras dramáticas, intervenções, teatro e música. Entre as leituras dramáticas, que terão textos de Plinio Marcos, os destaques são a atriz Lília Cabral, que apresenta “Navalha na Carne”. Na sequência, o ator Sérgio Guizé interpreta

“Querô”. Às 6h, Mário Bortolotto e Paulo César Pereio encenam “Dois perdidos numa noite suja”. Vera Fischer sobe ao palco para ler textos de personagens femininas do autor, às 10h, no domingo.

No Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Bachiana regida pelo maestro João Carlos Martins se apresenta ao lado da bateria da escola de samba Vai-Vai, às 2h. O encerramento, às 18h, ficará por conta do cantor português Camané, que está se apresentando no evento por meio de uma parceria com o Consulado Geral de Portugal. Demonstrando uma rara sensibilidade musical, Camané continua a se afirmar como uma voz única no Fado.

O Largo do Paissandu concentrará atrações circenses e uma lona que receberá programação do Grupo Ares, Palhaça Rubra, VaiqueeuVOO, compalhaçaria, Irmãos Becker, entre outros.

Manifestações de cultura popular como congada, maracatu e samba de roda estarão reunidas entre as ruas 7 de Abril e Xavier de Toledo. Entre as atrações que integram essa programação está os Favoritos da Catira, Congada de Santa Efigênia, Samba de Roda da Nega Duda, Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene, entre outros.

VIRADA DESCENTRALIZADA

Outra novidade desta edição é a presença de novos espaços públicos que receberão shows e atividades artísticas de várias linguagens e serão polos descentralizados. O Sambódromo do Anhembi terá um palco que receberá shows da cantora Daniela Mercury, Fafá de Belém e Olodum, além de manifestações populares e discotecagem ao longo de seu percurso.

A Chácara do Jockey terá clima de festa ao longo do evento, onde acontecem diversas atividades entre shows, intervenções artísticas e performances. No palco principal haverá shows de Liniker e da banda de reggae Ambulantes. Paralelamente, em outro palco, se apresentam As Bahias e a Cozinha Mineira e o duo argentino de cumbia Faauna. A área de pic nic recebe o cantor e DJ Jaloo, Siba, além da festa Calefação Tropicaos. Já no Coreto, acontece o encontro Slam das Minas e um show do rapper Rico Dalasam.

Enquanto isso, a pista de skate terá as festas de sistema de som Dubversão e Gueto pro Gueto, com a cantora Lei Di Dai.

O Autódromo de Interlagos receberá uma programação voltada para a família ao longo do domingo, dia 21, com apresentação da Cia. PiA Fraus, que encena a montagem Bichos do Brasil, às 9h. À tarde, a partir das 15h, MC Gui sobe ao palco e interpreta seus sucessos, entre eles “O bonde é seu”. Artistas circenses como malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços estarão distribuídos por todo o local. Uma feira gastronômica garantirá a alimentação do público que conferir esta programação.

O público também poderá aproveitar as sessões gratuitas dos 40 teatros independentes que integrarão a programação da Virada Cultural, assim como os circos localizados em vários bairros da cidade. A Secretaria Municipal de Cultura oferecerá gratuitamente as sessões de sábado à noite em cada um dos teatros.

VIRADINHA – Programação infantil

A Viradinha, que traz uma programação especial voltada para crianças, acontece em diversos espaços da cidade. Na Biblioteca Monteiro Lobato haverá atividades de pintura de rosto, além de espetáculos como “A Princesa Engasgada”, da Fantástica Trupe. No Parque Chácara do Jockey, as crianças e a família podem conferir os shows infantis “Beatles para crianças”, grupo que apresenta canções do quarteto de Liverpool de forma divertida; os Irmãos Becker, com apresentações de circo malabarístico, e o espetáculo “Bichos do Brasil”, da PiA FraUs. Já no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes recebe o show do Kiss for Kids, que traz músicas da banda de rock Kiss. No Largo do Rosário, na Penha, haverá espetáculos interativos como “Mad Science” e baile de frevo, enquanto na Praça do Campo Limpo e no Parque do Carmo acontecem atividades de contação de histórias e oficinas.

CASAS DE CULTURA, CENTROS CULTURAIS E BIBLIOTECAS

A rede de equipamentos culturais municipais integra o evento de forma inédita, com uma programação exclusiva pensada para que o público conheça estes espaços e volte a frequentá-los em outros momentos ao longo do ano. Centros Culturais, Casas de Cultura, Bibliotecas e Teatros Municipais também terão uma programação especial durante o fim de semana da Virada. Erasmo Carlos e Vanusa se apresentam no Centro Cultural da Penha. Tribo de Jah é uma das atrações do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Mano Brown se apresenta no Centro Cultural Palhaço Carequinha e Ratos de Porão no Centro Cultural da Juventude.

10 Casas de Cultura integram a programação. A Casa de Cultura do Butantã recebe show da banda Mustache & Os Apaches e a apresentação do espetáculo teatral “Cárcere”, com Vinicius Piedade. No Campo Limpo, sobem ao palco Nanny Soul & Banda e no Itaim Paulista a sambista Roberta Oliveira & O Bando de Lá. O espetáculo infantil “O 3 Porquinhos”, da Cia. Plat de Jour, será apresentado na Casa de Cultura de M’Boi Mirim.

As Bibliotecas Municipais também contam com espetáculos teatrais, intervenções e shows musicais. A Biblioteca Brito Broca, em Pirituba, recebe o encontro “Rachão Poético”, da Copa Mundão de Poesia, além do Sarau do Cravo & O Escambo Cultural. O músico e compositor Andrei Furlan faz um show na Biblioteca Camila Cerqueira César, no Butantã, enquanto a Biblioteca Rubens Borba de Moraes, em Ermelino Matarazzo, recebe o teatro de bonecos “BuZum!”, com a Cia. Mamulengo.


Guilherme Cury1398 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register