Porque as crianças fingem doenças

crianca-doente

Se você já é pai, sabe como pode ser difícil cuidar e educar uma criança, ao mesmo tempo que isso traz muito prazer e sentido para nossas vidas, traz também muitas responsabilidades. Se você não é pai, se prepare!

As crianças geralmente têm muitos comportamentos que os pais não entendem. Alguns comportamentos são consequências das atitudes dos pais, enquanto outros podem estar relacionados com outras situações.

Existem algumas crianças que fingem doenças ou dificuldades e isso pode ser muito difícil para os pais, pois nunca dá para saber quando é verdade ou quando é apenas um fingimento por parte delas.

Mas porque será que as crianças tem esse tipo de comportamento? É exatamente isso que vou tentar responder com essas reflexões.

Quando os pais são muito preocupados com as doenças.

Digamos que seu filho tenha tido uma doença grave e você passou por uma situação muito difícil, foi complicado, você se preocupou, estressou e assim por diante. Mas tudo passou e agora está bem.

A probabilidade de você começar a se preocupar com qualquer outro problema de saúde que seu filho tiver é muito grande. Por isso, qualquer coisa que aconteça, pode ser motivo para você se desestruturar e agir de uma maneira desproporcional aos acontecimentos.

Geralmente, quando os pais tem uma preocupação muito grande com a saúde dos filhos, isso os leva fingir doenças ou utilizar disso para conseguir suprir alguns dos seus desejos.

O mesmo pode ocorrer em família onde a criança nasceu pré-matura, onde geralmente ocorre uma maior proteção por parte dos pais (pois esse geralmente é um momento muito traumático para toda a família).

As crianças percebem a preocupação do pais.

Quando ficam doentes, as crianças geralmente passam a ter um tratamento especial, e claro, elas adoram isso. Mas a primeira coisa que elas percebem é a preocupação que os pais ficam quando elas estão doentes. E é muito bom ter alguém para cuidar com zelo e carinho da gente né?

Em alguns casos, as crianças podem fingir dores e problemas de saúde por sentirem a necessidade de serem tratadas como elas são quando estão doentes. Principalmente quando a família não tem esse costume de se tão zelosa e cuidadosa, ou quando precisam compartilhar a atenção dos pais com os irmãos.

pai-cuidando-filho

Por ciúmes.

Como vimos, os pais acabam dando uma atenção especial para os filhos doentes. Quando um filho está com ciúmes do irmão, ele pode utilizar do argumento de não estar se sentindo bem (em alguns casos mais graves, até provocar autolesões), para conseguir uma atenção maior dos pais.

Esse ciúme não acontece somente com o irmão. Mas em diversas situações, como por exemplo, ciúmes de um novo parceiro, ou ciúmes do tratamento que os pais têm com algum amigo e assim por diante.

Por necessidade de maiores cuidados.

Como vimos, é muito comum que algumas crianças finjam doenças, mas isso demonstra no fundo um pedido de ajuda, um pedido de cuidado.

Geralmente, essa é a forma que a criança encontrou de dizer “tem algo errado, preciso de maiores cuidados” . É claro que a criança não irá verbalizar isso, por este motivo que os pais precisam criar uma maior sensibilidade para perceber e compreender os reais motivos das atitudes de seus filhos.

Em alguns casos, não é de um médico que a criança precisa, mas sim de uma maior atenção, cuidado e carinho. É claro que cada caso é um caso e precisa ser examinado separadamente. Mas ficando atento as essas dicas já pode ser possível compreender o que está ocorrendo com seu filho, quando ele começar a reclamar de dores e doenças com muita frequência.


Leonardo Luchetta482 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register