Por que algumas mulheres não desejam ter filhos?

casal-feliz

Atualmente está ficando cada vez mais comum encontrarmos casais que decidem por não ter filhos. Assim como, cada vez mais as mulheres estão optando por isso.

Geralmente, quando a mulher decide não ter filho, essa é uma opção difícil de ser modificada e caso, na relação, o homem deseja ter filho e a mulher não, isso pode gerar alguns conflitos.

Por isso é interessante pensar sobre os motivos de algumas mulheres não desejarem ter filhos.

Confira alguns destes motivos:

A responsabilidade é muito grande.

Algumas mulheres compreendem que ter filho é uma grande responsabilidade principalmente para elas.

Por esse motivo, não se sentem capazes ou não sentem o desejo de assumir tamanha responsabilidade para suas vidas, principalmente por se tratar de uma responsabilidade que dura para a vida toda. Dessa forma, o caminho mais óbvio é optar por não assumir esse compromisso e, consequentemente, não ter filhos.

Elas sabem que é preciso dedicar-se muito

Além da responsabilidade, há também a exigência de muita dedicação para a criação do filho.

Muitas mulheres sentem que não conseguirão se dedicar como devem ou não sentem vontade de se dedicar dessa maneira, fazendo com que seja melhor optarem por não ter filhos.

A preocupação com o corpo

A gravidez modifica completamente as mulheres.

Modifica a vida pessoal, profissional e também modifica o corpo.

Algumas mulheres não desejam abrir mão do corpo delas para terem filhos. Isso geralmente ocorre com mulheres mais novas, que com o tempo podem mudar de opinião.

Além do corpo, há uma mudança hormonal no corpo das mulheres, que algumas não se sentem a vontade para passar por essas mudanças. Portanto, é preciso ter em mente que ter filhos é uma grande decisão.

Elas preferem focar na carreira

Atualmente algumas mulheres colocam as suas carreiras profissionais acima de tudo. Ou seja, em alguns casos, as mulheres preferem focar no lado profissional, fazendo com que não seja viável ter filhos.

Muitas vezes pode ser possível conciliar os dois, mas nem sempre é viável. Por isso, é preciso fazer uma escolha. Algumas mulheres optam pela carreira.

Isso não é algo negativo. Precisamos a todo tempo fazer escolhas e muitas delas têm consequências.

Falta do desejo de ser mãe

No senso comum há uma fala que toda mulher tem desejo de ser mãe ou que a mulher só se sente completa quando tem filhos. Mas isso não é necessariamente verdade, tampouco se aplica a todas as mulheres.

Existem mulheres que não sentem vontade de ser mãe, não sentem vontade de ter filhos e que sabem que não precisam de filhos para se sentir “completas”.

Na verdade, socialmente há uma imposição para que as mulheres tenham filhos, fazendo com que sejam obrigadas a terem o desejo de ser mãe, etc. Mas isso não se aplica a todas elas.

O desejo de cada um deve ser compreendido e respeitado.

mulher-interessada

Para concluir, é preciso levar em consideração que existem diversos motivos que levam alguém a não querer ter filhos. Esses são apenas algum deles. O importante é termos em mente que não há certo e errado. Que não podemos obrigar os outros ou fazer com que eles tenham vontade de fazer as coisas.

É preciso aprender a compreender e a aceitar os desejos dos outros, mesmo que sejam diferentes dos nossos.


Leonardo Luchetta307 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register