Os principais problemas de saúde que você deveria prestar mais atenção

homem-hospital

As doenças de saúde não escolhem pessoas, não tem rosto, não tem sexo, não discrimina quem é bom ou ruim. Elas também não são um castigo. Elas têm razões para existirem.

Em muitos dos casos a razão é a falta de prevenção, juntamente com a predisposição para doenças, maus hábitos e a demora por buscar um tratamento, que pode levar a morte.

Existem algumas doenças que ocorrem mais nos homens do que nas mulheres e está na hora de começarmos a nos preocupar mais com elas. Por isso, fizemos uma lista de algumas doenças que você precisa começar a se preocupar. E essas são apenas algumas delas:

Doenças cardiovasculares.

São aquelas doenças que afetam o coração e as artérias.

Elas podem ocorrer por diversos motivos, principalmente por pressão alta, obesidade, diabetes, bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo entre outros.

Elas fazem parte do grupo de doenças que nós homens mais precisamos nos preocupar, pois muitas dessas doenças nos afetam e como não temos o hábito de cuidar tanto de nossa saúde, com o tempo acabamos sofrendo com isso.

Tumores.

O tumor ou neoplasia é o aumento de volume causado por alguma inflamação e pode ser benigno ou maligno. Nós homens temos que nos preocupar com o câncer de próstata que é um dos mais comuns em homens, o tumor de testículo, o câncer de pênis, além de câncer de pulmão (que é a principal causa de morte por câncer) e estômago.

O problema é que ainda temos dificuldades para fazer os exames preventivos e quando temos problemas nessa área, demoramos para buscar ajuda médica por preconceito e até medo.

Doenças sexualmente transmissíveis.

Os homens tem maior propensão em ter relações sexuais com mulheres sem uso de proteção, o que nos deixa no grupo de risco para contrair e contaminar as outras pessoas com esse tipo de doença.

Por isso temos que ficar atentos a esse fato e ter uma relação melhor com os preservativos, que não servem somente para evitar a gravidez, mas também fazem com que fiquemos mais seguros em relação às doenças.

Exame Saúde

Doenças no aparelho respiratório.

Existem diversas doenças no aparelho respiratório que tem muita incidência em nós homens, entre elas estão o câncer de pulmão (como já foi dito), além de enfisema pulmonar, bronquite, tuberculose, asma, pneumonia entre outros diversos problemas.

Muitos desses problemas estão relacionados com o nosso modo de vida, os nossos exageros e principalmente a nossa falta de cuidado com a própria saúde.

O que devemos fazer?

Nós devemos mudar essa ideia de que o homem não cuida da própria saúde e dar mais importância para os cuidados com a prevenção. O nosso maior problema é que o homem prefere tratar a doença, do que preveni-la (nisso as mulheres estão muito a nossa frente).

Por isso é preciso fazer os exames de rotina e ter em mente que quanto mais nos prevenirmos, menos chances teremos de contrair doenças. Além dos exames, algumas precauções ocorrem somente pela informação, pois quanto mais você sabe sobre algo, menores serão os riscos de você cometer erros e contrair certas doenças.

Devemos conhecer os motivos de algumas doenças ocorrerem e passar a cuidar melhor de nossa saúde, esquecer do sedentarismo, modificar alguns hábitos e comportamentos e levar em consideração que somos responsáveis por nossa saúde, seja por não termos doenças ou por termos.

treinando corrida

A saúde não é somente ter ou não doenças, é estar em equilíbrio e cuidar para amenizar as doenças que já temos e diminuir as chances de contrairmos mais doenças, é nos precaver. Não existe uma vida sem nenhum tipo de doença, mas hoje temos diversos meios de nos cuidar e lidar com alguns problemas já existentes para que não se transforme em algo ainda maior.

Está na hora de fazermos as pazes com a saúde, com os profissionais da área e demonstrar que nós homens também sabemos como nos cuidar. Uma vida com menos exageros e mais prevenção nos trará apenas benefícios.

Esse texto foi escrito com o auxílio de um artigo científico: BROLEZI et al. As principais causas de adoecimento e morte em homens no Brasil. Centro Universitário Amparense, São Paulo: 2004.

Disponível aqui.


Leonardo Luchetta503 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register