Os benefícios de dizer OBRIGADO com mais frequência

amigo-chefe

A educação e a cordialidade são necessárias em todas as nossas relações, sejam elas amorosas, de trabalho, de amizade, familiares e até mesmo com pessoas desconhecidas.

Infelizmente, com o tempo, acabamos diminuindo o uso de algumas palavras essenciais para que tenhamos boas relações. O “obrigado” é uma dessas palavras que está ficando esquecida.

Existem diversos benefícios a longo prazo em utilizarmos essa palavra com maior frequência (principalmente quando conversamos com vendedores, funcionários e familiares).

Demonstra educação e cordialidade.

Quando falamos “obrigado” para alguém, mesmo que o outro não tenha feito algo tão extraordinário assim, demonstramos que estamos sendo educados e cordiais com ele. Afinal, ninguém tem a obrigação de fazer as coisas por nós.

É importante dizer obrigado mesmo quando o outro está realizando o trabalho dele, pois, poucas pessoas fazem isso e você irá se destacar.

Evita brigas.

Nos relacionamentos mais íntimos é muito comum pararmos de dizer obrigado uns aos outros, sejam para as coisas mais simples ou para as coisas mais significativas.

Isso, com o tempo, pode fazer com que a relação fique conflituosa.

Por isso, da próxima vez que alguém próximo a você fizer um favor, mesmo que pequeno, não esqueça de agradecer, assim você estará evitando conflitos em longo prazo.

Demonstra respeito e faz respeitar.

Dizer obrigado é importante, pois demonstra que você está respeitando o outro e, principalmente, que você tem respeito pelo que ele faz (ou pelo que ele fez por você).

Dessa forma, o outro passa a se sentir bem em ajudar você.

Ao mesmo tempo, essa atitude faz com que o outro passe a ter mais respeito por você. Afinal, nós geralmente respeitamos quem nos respeita.

obrigado-linguas

Demonstra reconhecimento pelo trabalho do outro.

Além do respeito, o obrigado também demonstra que você reconheceu o que o outro fez por você. Esse reconhecimento é muito importante para que as relações continuem saudáveis.

Veja bem, até as relações comerciais precisam ser saudáveis).

Por isso, quanto mais obrigado você disser, melhores benefícios você terá em suas relações.

Deixa as relações mais funcionais.

Para finalizar, como já era de se esperar, o agradecimento por algo feito a você faz com que a relação passe a ter uma troca maior. Ou seja, você demonstra estar agradecido e o outro se sente melhor em fazer algo para você. Sempre que você voltar a pedir algo, ou a fazer algo com essa pessoa, ela certamente irá fazer com mais gosto, podendo até te dar um tratamento diferenciado.

Ou seja, a sua relação com o outro se torna mais funcional quando você passa a demonstrar que o respeita, reconhece o trabalho dele, se demonstra cordial e educado.


Leonardo Luchetta400 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register