Os benefícios da gentileza

gentileza

De acordo com o dicionário, a gentileza é a qualidade do que é gentil. Da amabilidade praticada por algumas pessoas, em forma de atenção, cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menor rispidez.

Dito isso, tem algo que precisamos ter em mente que a forma como tratamos o outro, é exatamente a forma como o outro irá nos tratar. Isso vale para qualquer situação.

Mesmo em situações onde as coisas estão ruins, se você tratar o outro com gentileza, a probabilidade de você ser tratado da mesma maneira é muito grande.

O oposto também funciona. Quando tratamos alguém de uma forma rude, preconceituosa ou o desmerecemos, é bem possível que ele faça o mesmo conosco.

Por esse motivo que é interessante tentar tratar o outro com gentileza, mesmo quando parecer difícil fazer isso. Na verdade, nas situações adversas que é mais interessante fazer isso, afinal, podemos ter resultados positivos surpreendentes.

gentileza-gera-gentileza

O outro te trata melhor

Um dos principais benefícios da gentileza é que o outro passa a te tratar melhor em todas as maneiras possíveis. Quando o outro percebe que você está sendo gentil, ele passa a tentar ser gentil também.

Mesmo aquelas pessoas mais ríspidas, quando percebem essa gentileza, passam a te tratar com menos rispidez. Talvez elas não demonstrem a gentileza, mas podem facilitar as coisas para você, sem que você perceba.

Você recebe bonificações

Com a gentileza, você pode passar a receber bonificações que os outros, que não foram gentis, não tiveram.

As bonificações dependem da ocasião, mas de qualquer forma, você não passa a ser tratado como apenas mais um, mas sim a ter um tratamento diferenciado dos demais, que geralmente não são gentis.

O outro passa a te ver de uma forma positiva

Quando somos gentis com o outro, ele passa a nos ver de uma forma positiva e até mesmo passa a se identificar conosco.

Portanto, quando você tem um problema, mas tenta resolver e conversar com os outros de uma forma gentil, o outro passa a tentar te ajudar, pois ele começa a se importar com você.

Isso não acontece quando não somos gentis. A gentileza gera empatia.

As mulheres gostam de gentileza.

Outro benefício importante é que a gentileza é um fator que atrai as mulheres, principalmente quando somos gentis com elas, ou gentis com os outros na frente delas.

Dessa forma você passa a chamar mais atenção das mulheres, sendo visto de uma forma positiva por elas.

gentileza-taxi

Você se torna alguém querido pelos outros

É preciso entender que nós queremos pessoas que nos fazem bem do nosso lado, certo?

Pessoas gentis fazem o bem para os outros (não estou falando de ajudar o outro ou fazer favores, mas fazem bem porque os tratam bem).

Esse tipo de pessoa passa a ser querida e todos querem ela ao lado, facilitando assim o vinculo de amizades e melhorando as relações. Portanto, quando você perceber que está em uma situação adversa, ou que alguém está te tratando com rispidez, não faça como os outros (que geralmente também o tratam com rispidez), tente continuar sendo gentil.

Dessa forma você “quebra” o “modus operandi” dessa pessoa ríspida (que geralmente é assim no dia a dia), e passa a ter mais vantagens com isso. Ou seja, ao invés de ter problemas, você ganha soluções e bonificações.

Ser gentil não significa ser “bonzinho”, mas sim ter cuidado ao se relacionar com os outros, tentando melhorar as relações, mesmo quando não conhecemos a pessoa (afinal, todos gostam e querem afeto).


Leonardo Luchetta356 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

3 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register