O salto de Felix Baumgartner da estratosfera

Felix Baumgartner

O paraquedista Felix Baumgartner realizou um salto da estratosfera terrestre.

Essa experiência, promovida pela Red Bull, levou vários anos de testes e foi realizada oficialmente nesse domingo.

A bordo de uma capsula e vestindo um traje especialmente desenvolvido, Felix subiu até a altura de 39km. A capsula foi elevada por um balão meteorológico e demorou 2h36min para chegar ao ponto do salto. Durante toda a ascendência o coronel Joe Kittinger, chefe do projeto, monitorou via rádio com Felix Baumgartner diferentes informações da capsula, como temperatura externa, interna e velocidade de ascendência. Ao chegar em 16 mil metros, 52 mil pés, a missão testou os últimos procedimentos para assegurar a segurança do salto. Do lado de fora a temperatura era de -60°C.

Ao chegar no ponto do salto, Felix precisou iniciar a despressurização de sua cabine. O procedimento é necessário para equilibrar a pressão da capsula com a pressão externa. Se isso não fosse feito, a capsula explodiria quando a porta fosse aberta. Neste ponto, Felix dependeu totalmente do seu traje que manteve a pressão e o seu fornecimento de oxigênio. Após a porta abrir, Felix ficou alguns segundos observando a imensidão abaixo dele para logo após despencar em queda livre.

4 minutos e 19 segundos depois, o paraquedas de Felix Baumgartner se abriu e ele em pouco mais de 9 minutos tocou o chão do Novo México nos Estados Unidos.

Na queda livre Felix conseguiu ultrapassar a velocidade do som. O piloto desceu a 1342,8km/h últrapassando da velocidade do som.

Com o feito, Baumgartner acumulou três recordes. A queda livre mais rápida da história (1342,8km/h) – 1.24 vezes a velocidade do som, o homem a saltar de uma maior altitude da história (39.045m de altitude) e maior distância vertical percorrida (36.529m).

O vídeo é sensacional e mostra o grande salto:


Guilherme Cury1431 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register