O que significa ter qualidade de vida?

Qualidade de Vida

A qualidade de vida é um conceito muito amplo, que abrange desde saúde (física e mental) até os mais diversos aspectos da vida cotidiana. Nesse artigo pretendo comentar um pouco mais sobre o que é a qualidade de vida e enumerar os principais aspectos que fazem com que ela seja algo possível.

Assim fica mais fácil compreender até que ponto nós somos responsáveis pela nossa própria qualidade de vida e até onde os outros aspectos influenciam nisso (mesmo que nós não percebamos). Portanto, vamos aos principais aspectos que contribuem para uma boa qualidade de vida.

Recursos Básicos.

Para que seja possível existir uma boa qualidade de vida, faz-se necessário existir alguns recursos básicos para a nossa sobrevivência. Quando falo de recursos básicos, me refiro a saneamento básico, água encanada, energia elétrica e assim por diante. Esses recursos básicos são responsáveis por outros recursos que fazem com que possamos sobreviver na idade contemporânea, com nossos costumes, tarefas e até mesmo vícios.

Sem esses recursos, muito do que fazemos hoje não seria possível, por isso são imprescindíveis para uma boa qualidade de vida.

Habitação.

Além dos recursos básicos, a moradia também torna-se um recurso imprescindível para que a qualidade de vida torne-se satisfatória. Não estou falando necessariamente na qualidade de moradia, mas o fato de haver moradia. Para nós pode ser difícil pensar sobre isso, mas existem muitos lugares onde não há uma moradia adequada ou que as pessoas realmente não possuem um lugar para viver, influenciando negativamente na vida dessas pessoas.

Por isso, qualquer problema que envolva a moradia é tão significativo para nós, influenciando em vários outros aspectos de nossas vidas (e até de nossa saúde).

Recursos naturais.

Os recursos naturais envolvem também a alimentação (preferencialmente a boa alimentação). Pois sem ela não há boa saúde, assim como não há vida. Por esse motivo, a possibilidade de alimentação é tão importante para a boa qualidade de vida.

Segurança.

A necessidade de segurança é considerado um dos pilares para uma boa qualidade de vida, sendo um conceito de segurança um pouco mais amplo. Envolvendo tanto a segurança urbana quanto a moradia e a segurança subjetiva para realizar as atividades.

Educação.

A educação entra como um dos pilares da qualidade de vida pois ela auxilia no desenvolvimento das pessoas e, principalmente, faz com que seja possível aprimorar os aspectos da qualidade de vida, contribuindo para que ele ocorra de maneira satisfatória.

Lazer.

Atividades e áreas de lazer fazem com que muitos problemas relacionais deixem de existir, além claro, de trazer uma melhor qualidade de vida para todos que tem acesso a essas áreas. Portanto, não adianta apenas ter lugar para morar com segurança, é preciso também ter lugares para que se possa praticar atividades de lazer, com segurança.

Emprego.

A disponibilidade de emprego e sustento também é um pilar da boa qualidade de vida, pois, sem ele, muitos outros aspectos tornam-se precários. O emprego envolve muito mais do que a renda, pois através do emprego existe a ocupação e a realização pessoal, que sem ele, pode deixar a vida sem significado. Por isso a importância de exercer um trabalho significativo para si, que traga prazer e realização.

Sistema de Saúde.

A saúde em si já está vinculada com a boa qualidade de vida, mas o fato de existir um bom sistema de saúde traz a segurança e a certeza de que a saúde não irá faltar. Por esse fato, esse sistema torna-se muito importante quando falamos em qualidade de vida.

Boa administração pública (ética pública e privada).

Uma administração pública de qualidade, também interfere diretamente na qualidade de vida e no contentamento das pessoas, pois interfere diretamente em suas vidas. Por isso a necessidade de haver ética pública na administração, cuidando verdadeiramente dos recursos do local, assim como, há a necessidade de uma ética privada, partindo das pessoas que convivem nesse local. A junção desses dois aspectos faz com que a qualidade de vida melhore significativamente.

Todos esses tópicos juntos fazem com que a qualidade de vida seja possível. O problema é que nem todos esses aspectos dependem somente de nós mesmos. Por isso, a importância de refletir sobre até que ponto temos influência em nossa qualidade de vida é até que ponto, outros aspectos, como a situação atual do local em que vivemos pode influenciar em nossas vidas . Pensar sobre isso é tomar decisões mais assertivas no futuro, em qualquer decisão que tomemos, pensando tanto de forma individual como coletiva.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register