O que é desenvolvimento pessoal?

autodesenvolvimento

Você já pensou a respeito do desenvolvimento pessoal?

Será que isso pode trazer benefícios para a vida dos homens?

O desenvolvimento pessoal pode ser visto como uma processo, como uma caminhada rumo à uma melhor qualidade de vida. São atitudes tomadas em busca de uma maior autoconhecimento e um maior autodesenvolvimento.

Essa caminhada envolve um processo reflexivo, que leva a um melhor conhecimento sobre si mesmo, uma diminuição de preconceitos e, principalmente, a uma melhor forma de agir e ser no mundo.

O desenvolvimento pessoal auxilia para que os problemas cotidianos sejam diminuídos, fazendo com que ocorra uma melhora nos relacionamentos (tanto pessoais como profissionais), possibilitando que a pessoa tenha uma melhor capacidade para lidar com as situações da vida.

Esse desenvolvimento faz com que a pessoa tenha uma melhor comunicação, uma melhor postura e, principalmente, diminua o seu sofrimento diante de situações que antes trariam muitos problemas para ela.

Os motivos para buscar o desenvolvimento pessoal.

Existem diversos motivos que levam as pessoas nessa busca do desenvolvimento pessoal, mas, essa necessidade sempre surge para modificar algum tipo de problema.

No geral, são os problemas que fazem as pessoas saírem da rotina em busca de uma transformação.

Em relação ao desenvolvimento pessoal, esses problemas podem ser de diversas ordens, seja em problemas relacionados ao relacionamento amoroso (necessidade de lidar melhor com a parceira), problemas relacionados ao ambiente de trabalho (problema com algum colega ou até mesmo com os superiores), momentos de dificuldades passados (com dificuldade para enfrentar uma situação) entre outros motivos.

Há também aquela pessoa que sente uma necessidade constante em ser tornar alguém melhor, fazendo com que também vá em busca do desenvolvimento pessoal (nessa caso, o problema é que ela não se sente a melhor, precisando encontrar novas formar de conseguir isso).

Portanto, os motivos que levam ao desenvolvimento pessoal são diversos e cada um encontra os seus próprios motivos para isso.

desenvolvimento-pessoal

Alguns benefícios do desenvolvimento pessoal.

Existem diversos benefícios que o desenvolvimento pessoal pode trazer para a vida das pessoas, por isso, separei os principais, pois acredito que a respeito dos benefícios seja preciso escrever um artigo somente para falar sobre eles.

Dentre os principais benefícios é interessante destacar a diminuição dos problemas nas mais diversas ordens, um maior entendimento sobre de si, com maior controle sobre as ações e os pensamentos.

Além disso, o desenvolvimento pessoal auxilia as pessoas a lidarem com problemas também de ordem de saúde, principalmente relacionadas à saúde mental.

Dessa forma, o desenvolvimento pessoal traz uma melhor qualidade de vida para as pessoas, fazendo com que parem de agir automaticamente, tendo mais controle sobre os acontecimentos da vida.

Como é possível alcançar o desenvolvimento pessoal?

É preciso ter em mente que o desenvolvimento pessoal é um processo, é algo que deve ser treinado e buscado com frequência, sendo uma maneira de levar a vida.

Diferente do que muitos pensam, o desenvolvimento pessoal não é algo que a pessoa irá fazer (como um curso) e depois sairá com o título de “pessoa desenvolvida”.

Muito pelo contrário, o desenvolvimento pessoal é algo que deve ser buscado e vivenciado a cada dia, buscando sempre pelo melhor caminho e por aprimoramentos nas mais diversas áreas.

Para isso, é importante identificar os nossos principais problemas e então passar a tentar encontrar caminhos para melhorá-los, diariamente.

Isso pode ser feito pela busca de informações, adquirindo uma maior sensibilidade em relação aos outros, buscando melhorar a comunicação e refletir sobre nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, priorizando a modificação e a melhora de nossos erros, impedindo que ocorram novamente.

Ou seja, o desenvolvimento pessoal é uma busca constante, que auxilia na transformação e modificação das pessoas (para melhor). É como um hábito.

Portanto, é interessante ter o desenvolvimento pessoal como mais uma meta de vida e buscar por maneiras para se tornar cada vez mais um pessoa melhor.


Leonardo Luchetta503 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register