Maneiras de melhorar a sua reputação no ambiente de trabalho

reputacao-trabalho

A nossa reputação é muito importante para a vida profissional e influencia diretamente no surgimento ou não de novas oportunidades.

A reputação vai além de nossas capacidades, títulos e estudos. Ela está ligada a forma como os outros nos percebem (que geralmente difere da forma como nós nos percebemos).

Aprimorar a reputação é um processo demorado, que nos leva a grandes reflexões, mas o resultado final é muito positivo e benéfico para nossa carreira. Por isso, criei uma lista com algumas dicas do que fazer para melhorar a sua reputação no ambiente de trabalho.

Descubra o que pensam sobre você.

Você precisa descobrir a diferença entre a sua autoimagem e a sua reputação. Você pode achar que sua reputação é impecável. Mas será que é isso que os outros pensam?

Tente descobrir como é a sua reputação na perspectiva dos seus colegas de trabalho. O que eles pensam e falam a seu respeito, se existem coisas que você poderia melhorar e o que faz eles pensarem isso de você.

Essa é uma ótima forma de aprender que os outros pensam diferente de nós e nos vemos de uma forma diferente do que o outro nos percebe.

Perceba como são suas atitudes.

Além de descobrir o que os outros pensam, você também deve refletir sobre as suas próprias atitudes. O que você faz que não é tão bom (principalmente no tratamento com os outros). Como você pode melhorar (sempre temos no que melhorar).

Esse processo é importante pois te faz perceber que existem sim muitas coisas que você deveria modificar nas suas atitudes (e geralmente são essas coisas que criam a sua reputação). Tente imaginar se você fosse outra pessoa, o que pensaria de você. Da forma como se veste e como trata os outros.

namoro-colega-trabalho

Veja quem tem uma boa reputação.

Uma boa maneira de passar a melhorar a sua reputação é percebendo e observando outras pessoas que tem uma reputação melhor que a sua.

O que eles fazem para ter essa reputação? Como é o comportamento deles? O que você pode fazer para se comportar igual ou melhor do que ele?

Nesse caso, você não deve se comparar. Muito pelo contrário, você deve perceber aspectos positivos nos outros para incorporar e se aprimorar (deixando os aspectos negativos de lado).

Dessa forma você pode melhorar a sua reputação aprimorando seus comportamentos e se modelando, sendo até mesmo melhor do que era antes (e melhor do que as pessoas que você observou).

Tente compreender o que precisa ser modificado.

Agora que você já refletiu e está entendendo como funciona todo esse processo, está na hora de tentar modificar alguns pensamentos e comportamentos.

A mudança de pensamento necessariamente leva à mudança comportamental. Por isso a mudança deve começar na forma como você percebe as coisas, para então passar a se comportar de acordo.

Descubra o que pode ser modificado nos seus pensamentos, nas suas atitudes e até mesmo no seu ambiente de trabalho para que isso melhore a sua reputação entre os colegas e te dê mais oportunidades no seu trabalho.

Tente colocar em prática as suas conclusões e tente melhorar a cada dia, para que o resultado chegue.

Tenha paciência e não desista.

É importante lembrar que a mudança não chega da noite para o dia e, principalmente, a mudança da visão do outro também demora muito.

trabalho-com-foco

O processo é o seguinte:

Você faz uma mudança interna (a partir das suas reflexões, observações e desejos de mudança), essa mudança se exterioriza e você passa a se comportar de uma forma diferente (ainda buscando melhoras e continuando com as reflexões e observações).

Com o tempo as pessoas passam a perceber a mudança comportamental e a opinião dele vai se modificando (principalmente se as mudanças continuarem e você não voltar ao padrão de comportamento inicial).

Tudo isso leva tempo, por isso é preciso ser paciente. O seu objetivo deve ser a sua mudança e o seu aperfeiçoamento e não a esperança de que o outro perceba a sua mudança.

Quando você menos esperar, a sua reputação será melhor, as pessoas estarão te vendo de uma forma diferenciada e as oportunidades estarão batendo a sua porta.


Leonardo Luchetta504 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register