Já imaginou viver como num filme de época?

tr7

Já imaginou viver como se estivesse num filme de época? É assim que essas famílias vivem em pleno 2014. Existe uma comunidade nos Estados Unidos chamada The Rockabillies, em referência ao estilo predominante nos anos 1950, Rockabilly. Eles não só se vestem com roupas da época, mas têm casas, eletrodomésticos, móveis, automóveis… tudo como há 60 anos. As imagens fazem parte do acervo da fotógrada Jennifer Greenburg, que acompanhou o modo de vida retrô por quase 10 anos, resultando num livro de registro fotográfico.

Sem título

Rockabilly foi um movimento dos anos 1950 que conseguiu materializar a rebeldia dos jovens do pós-guerra. E como todo movimento tem uma trilha sonora, o Rock’n’Roll, que havia acabado de surgir, também foi essencial para legitimá-lo. Começou com Bill Haley, que levou o título de “pai do Rockabilly” seguido por Elvis Presley, considerado vulgar com sua dancinha sexy e roupas ousadas pelos conservadores da época. Foi através de ícones como esses que os jovens, pela primeira vez, puderam se ver e se espelhar. O cinema também foi de extrema importância com os rebeldes Marlon Brando e James Dean, num momento em que as vendas de televisores despontaram como nunca e expandira para outros países como Brasil e Portugal, e a mídia começou a crescer e a divulgar cada vez mais os símbolos da cultura jovem.

tr2

tr4

tr7

tr5

tr6

tr8

Foi a época dos topetes com gel e cabelos armados, dos jeans brutos e sem lavagem, das t-shirts brancas (que até então era roupa de baixo, blazers ajustados e gravatas finas. Foram os anos dourados no cinema, de grandes conquistas na tecnologia e do início de uma geração que começou a olhar para a juventude… Sem dúvidas, uma década de grandes saudosismos. Não para The Rockabillies, que ainda vivem seus anos dourados.


Dhyogo Oliveira12 Posts

19 anos, Designer de Moda, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produto. Também escreve no <a href="http://semgeracao.com/">Sem Geração</a>.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register