Frases que demonstram fuga das responsabilidades

fugindo-responsabilidades

Em alguns momentos nós acabamos fugindo de nossas responsabilidades de uma maneira inconsciente.

Ou seja, nós inventamos desculpas para nós mesmos, para não fazer algo que temos a necessidade de fazer e não nos damos conta de que, na verdade, estamos apenas fugindo das nossas responsabilidades.

Na maioria dos casos, nós mentimos para nós mesmos e acreditamos nessa mentira. Por mais estranho que isso possa parecer, é algo que acontece com muita frequência.

Falamos um pouco sobre isso nesse artigo sobre a arte de sempre se enganar .

Para saber se você está mentindo para si mesmo e fugindo de algumas responsabilidades, separei algumas frases que são comuns nessas situações. São frases (ou pensamentos) que falamos (ou pensamos) para que possamos acreditar que realmente estamos muito ocupados para fazer algo que precisamos (mas não queremos).

Como é possível perceber, isso ocorre geralmente com as atividades obrigatórias que precisamos fazer, mas não temos vontade de fazê-las (independentemente do motivo).

Portanto, conheça algumas dessas frases e pare de enganar a si mesmo.

“Eu tenho outro compromisso”

Você pode até ter outro compromisso, mas isso não significa que um compromisso esteja eliminando o outro. Pode ser que você tenha escolhido fazer outra coisa para fugir de uma responsabilidade sua.

relógio atrasado

“Não tenho tempo para isso”

Não ter tempo é uma desculpa para muitas situações. Mas quando a gente gosta de fazer algo, ou precisamos fazer algo, nós sempre encontramos tempo para isso. Nós somente não encontramos tempo para fazer as coisas que não estamos com vontade.

“Estou trabalhando muito”

Essa desculpa tem relação com a falta de tempo. Mas a desculpa do trabalho significa que não há como parar o que você está fazendo para realizar determinada atividade. Na verdade, você está tentando se convencer que está muito ocupado para realizar algo, quando na verdade você está fugindo da sua responsabilidade.

Quando precisamos realmente fazer algo, nós aprendemos a dividir o nosso tempo. Só não fazemos isso quando estamos tentando fugir de algo.

workaholic

“Agora não posso”

Quando se trata de algo que não queremos fazer, nós não podemos nem agora e nem nunca. Nós só temos tempo para as coisas importantes, mas há coisas que são importantes e que nós fugimos delas (principalmente quando há sentimento envolvido).

Se você está pensando que agora não pode, talvez você esteja fugindo da sua responsabilidade.

“Outra hora eu faço isso”

Deixar para depois é uma forma clássica de se enganar e fingir que, mais tarde, você irá fazer algo que não está querendo fazer agora. O problema é que esse “mais tarde” nunca chega e nós acabamos fugindo da nossa responsabilidade.

É preciso ter em mente que é mais saudável compreender que você não quer fazer algo, entender os motivos de não querer fazer e tomar a decisão (conscientemente) de que você irá fazer isso em outro momento.

Assim, você para de se enganar e passa a agir de uma forma mais saudável.


Leonardo Luchetta457 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register